Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Undervolt Ryzen 9 5950x


Posts recomendados

Olá!

 

Já mexi algumas vezes com o Undervolt em processadores e sempre obtive resultados muito satisfatórios, baixando bastante a temperatura do processador. Recentemente, adquiri um Ryzen 9 5950x e busquei entender qual seria o melhor método de undervolt para este processador. Em minhas pesquisas, vi que existem o método estático (deixando os MHz e a tensão estáticos em uma quantia estável), o método variável (mantendo os MHz no modo automático e apenas limitando a tensão usando o modo offset), que é o que estou utilizando no momento, e o PBO (Precision Boost Overdrive), que parece ser excelente, mas não consegui compreender muito bem como posso fazer.

 

Minha dúvida é a seguinte: como informado, utilizo o método variável e deixo o offset em -0.05000, que acredito ser bem estável. As temperaturas estão OK, não passando de 75~80ºC estressando pelo CPU-Z (sei que não é um teste muito agressivo, mas é o mais prático que tenho no momento), e durante o estresse o processador mantém todos os núcleos em 4000 MHz. Com isso, gostaria de saber como posso melhorar e se o método utilizando o PBO seria melhor, e como posso utilizá-lo a meu favor. 

 

Além disso, gostaria de saber se deixar os cores e a tensão do processador estáticos resulta em problemas ou em maior consumo de energia. Este é o motivo pelo qual optei pelo modo variável para evitar consumo desnecessário. Quando deixo o processador no modo padrão, a temperatura atinge valores alarmantes, por isso preciso do undervolt.

 

Também, tenho um problema com minha memória que não consigo compreender muito bem. Minha placa-mãe possui apenas duas opções de D.O.C.P para as memórias, uma de 2666 MHz e outra de 3000 MHz, porém minha memória suporta até 3200 MHz. Tentei simplesmente alterar a quantidade de MHz para 3200, mas o PC não liga ao fazer isso. Se alguém puder me explicar o motivo ou se meu computador não tem suporte, agradeceria muito.

 

Configuração do PC:

Processador: AMD Ryzen 9 5950x
Placa-mãe: ASUS TUF GAMING X570-PLUS/BR
memória RAM: Kingston Fury Beast 2x8GB
Fonte: Sharkoon 650W, 80 Plus Gold, Full-Modular
Water Cooler: DEEPCOOL GAMMAX L240T

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jordan- disse:

gostaria de saber como posso melhorar e se o método utilizando o PBO seria melhor

 

Sim, vai ser melhor, mas não só PBO... (a rigor nos 5000 é PBO2). O ideal é usar PBO em conjunto com CO (Curve optimizer) para realmente extrair todo o potencial do chip. Antes de começar a mexer, recomendo tirar o Offset que está usando. Deixe no auto.

Na ASUS é uma bagunça porque tem dois lugares em que dá pra mexer no PBO: No AI Tweaker e no Advanced. Eu pessoalmente prefiro ir no Advanced, AMD Overclock por que existem mais opções.

 

O CO é um submenu dentro do PBO e é onde você configura o offset de tensão. No CO coloque All Core, Offset negativo (undervolting). Ai tem um número de 0 a 30. Esse número é o que define o quanto de undervolt vai fazer. Comece com 20 e vá subindo se a maquina estiver estável.

 

Vale dizer que CO interfere também na estabilidade da maquina até em idle. Pode obter uma maquina perfeitamente estável sob estresse com um CO de 30... mas aí a maquina reboota do nada em idle. Achar o número ótimo leva algumas horas de teste.

 

Quanto ao PBO(2), o verdadeiro potencial está nas configurações manuais. Nele há a possibilidade de desabilitar limites pré-estabelecidos pela AMD e configurar manualmente o PPT, TDC, EDC, que são os limitadores de consumo de energia, limitador de temperatura e de corrente. Há tabelinhas pela internet sugerindo conjuntos destes 3 números. Vá com muito cuidado com estas alterações. No meu 5800X por exemplo, estou usando 135, 85, 125... que na prática passa a permitir que o chip consuma muito mais energia do que seria o padrão definido pela AMD.

 

Recomendo pesquisar sobre configurações para o seu chip especifico... tem bastante coisa no Reddit e Youtube.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@W46n3r

12 minutos atrás, W46n3r disse:

 

Sim, vai ser melhor, mas não só PBO... (a rigor nos 5000 é PBO2). O ideal é usar PBO em conjunto com CO (Curve optimizer) para realmente extrair todo o potencial do chip. Antes de começar a mexer, recomendo tirar o Offset que está usando. Deixe no auto.

Na ASUS é uma bagunça porque tem dois lugares em que dá pra mexer no PBO: No AI Tweaker e no Advanced. Eu pessoalmente prefiro ir no Advanced, AMD Overclock por que existem mais opções.

 

O CO é um submenu dentro do PBO e é onde você configura o offset de tensão. No CO coloque All Core, Offset negativo (undervolting). Ai tem um número de 0 a 30. Esse número é o que define o quanto de undervolt vai fazer. Comece com 20 e vá subindo se a maquina estiver estável.

 

Vale dizer que CO interfere também na estabilidade da maquina até em idle. Pode obter uma maquina perfeitamente estável sob estresse com um CO de 30... mas aí a maquina reboota do nada em idle. Achar o número ótimo leva algumas horas de teste.

 

Quanto ao PBO(2), o verdadeiro potencial está nas configurações manuais. Nele há a possibilidade de desabilitar limites pré-estabelecidos pela AMD e configurar manualmente o PPT, TDC, EDC, que são os limitadores de consumo de energia, limitador de temperatura e de corrente. Há tabelinhas pela internet sugerindo conjuntos destes 3 números. Vá com muito cuidado com estas alterações. No meu 5800X por exemplo, estou usando 135, 85, 125... que na prática passa a permitir que o chip consuma muito mais energia do que seria o padrão definido pela AMD.

 

Recomendo pesquisar sobre configurações para o seu chip especifico... tem bastante coisa no Reddit e Youtube.

Obrigado pela orientação! Agora entendo a diferença entre os dois métodos e pretendo explorar o PBO. Meu foco principal é manter a temperatura abaixo de 80 em carga e ter uma boa estabilidade. Vejo que o PBO(2) serve mais para liberar um potencial maior no processador, mas não tenho refrigeração suficiente para isso haha. Então, acredito que irei manter o PBO com o CO. Agradeço por mostrar o caminho, irei tentar desta maneira que instruiu. A minha preocupação é saber se, desta forma, o PBO manterá as temperaturas mais baixas do que o Offset. Você acredita que neste ponto também será melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Jordan- disse:

A minha preocupação é saber se, desta forma, o PBO manterá as temperaturas mais baixas do que o Offset. Você acredita que neste ponto também será melhor?

 

Acredito que sim, pois com o CO o ajuste é mais dinâmico do que o offset fixo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, W46n3r disse:

 

Acredito que sim, pois com o CO o ajuste é mais dinâmico do que o offset fixo.

Olá novamente! Andei pesquisando um tanto para entender melhor essa questão após suas sugestões, e encontrei este Vídeo que instrui utilizando o PBO(2) acredito eu. Este método é correto para se utilizar? Minha BIOS está na versão 4403 Já tem a versão 5003 no site, será que precisaria dar mais uma atualizada?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Jordan- disse:

 Este método é correto para se utilizar? Minha BIOS está na versão 4403 Já tem a versão 5003 no site, será que precisaria dar mais uma atualizada?

 

Pegue um Vídeo que descreva o processo na ASUS... na MSI é um tanto diferente principalmente se for seguir usando parâmetros que só tem nela.

 

Quanto a versão da BIOS, eu prefiro atualizar sempre antes de tentar refinar as configurações... mesmo porque updates de BIOS costumam resetar tudo (e ai você teria que fazer tudo de novo).

 

Ex de um cara fazendo na ASUS:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!