Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete para duas GPUs (não é SLI)


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Fala pessoal!

 

Estou na pesquisa para atualizar meu gabinete para um projeto de colocar 2 placas de vídeo no meu pc de uso geral (trabalho, hobby, games).
Para situar a questão de espaço, atualmente meu desktop tem:


  • TUF Z690 plus D4
  • RTX 4070TI OC - Gigabyte
  • Plaquinha de Wifi 6 + BLE - AX-200
  • Gabinete Montech 1000 Premium

 

Qual o projeto?

Colocar mais uma placa de vídeo AMD para esse sistema operacional  apenas para tarefas básicas e intermediárias para o trabalho.
Estou planejando pegar uma RX 5600 ou RX 6600, dual fan sem OC, com 2 slots de fato.

Conforme a imagem que mandei, meu gabinete atual até teria a quatidade de slots disponíveis (7 slots), porém há 2 problemas:

  • Há um slot perdido por conta do PCI x16 5.0 ficar um pouco mais pra baixo (box em amarelo)
  • relacionado ao slot perdido citado, não tem espaço para colocar a placa de vídeo em baixo, pois fica encostada no alojamento da Fonte

case.jpg.f16c13b1464739d1d551ee71deba6eff.jpg

 

Como saber se o outro gabinete vai servir?

Já que a distância entre os slots de expansão são de aproximadamente 20mm, preciso de um gabinete em que a altura do primeiro slot seja 20mm a mais que o atual, ou seja, se esse gabinete tem uma fan traseira de 120mm em teoria basta pegar um gabinete de 140mm.
A quantidade de slots seria a mesma, porém eu conseguiria utilizar todas. Ou um Full Tower em poucas palavras

Estou certo em pensar assim ou tem um jeito mais fácil?

Vocês tem algum modelo em mente que possa me ajudar na decisão?

(A única parte estética que me interessa é ser preto)

 

Valeu galera.
Bom feriado e fds a todos! 😃
 

PS: Pensei em um Hercules da Superframe
https://superframe.com.br/gabinete-gamer-hercules/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vocês entendem quando eu digo "instalar o sistema da maçã", né? Um mod me bloqueou de postar anteriormente por que esse processo tem um nome bloqueado aqui no fórum

@Erso Não, preciso de aceleração por hardware para o meu uso e os graficos integrados não são a solução otimizada, já que a Apple sempre usou placas de vídeo da AMD como solução gráfica. Tem como usar os Ryzens para esse processo, mas não são tão otimizados também quanto as CPUs da Intel (e está fora de cogitação mudar a plataforma)
Não quero gastar ~R$7000,00 em um macbook só pra trabalhar para desenvolver programas sendo que tenho um ótimo PC que pode ser usado para isso. Apenas colocar uma placa de vídeo da AMD, pois o restante do hardware já é compatível com a instalação do sistema da maçã. Entretanto, tem o problema de espaço.

@Shaman93 Espero usar o sistema da maçã dentro do meu pc, junto com outras distros linux e windows, para desenvolver coisas voltados para a Apple sem ter que usar um pc para uso geral e mais um macbook para usar só MacOs.
No caso, desabilitarei o uso da RTX 4070 quando estiver no Mac e habilitarei o uso da placa da AMD. Quando estiver em outro sistema, farei o inverso.
A minha placa-mãe tem dois slots x16 (5.0 e 4.0) e quero usar os dois para esse projeto...

Como é um assunto perigoso aqui no fórum, não quero discutir sobre o funcionamento e pra que serve, a questão é apenas espaço e gabinete para duas placas de vídeo. Se quiserem mais informação, dá uma pesquisada no canal do Gabriel Luchina, ele tem um setup para esse fim (uma RTX 2080 e um RX580). Peço a compreensão de vocês 😃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2024 às 16:02, pypees disse:

Colocar mais uma placa de vídeo AMD para esse sistema operacional  apenas para tarefas básicas e intermediárias para o trabalho.

Sinceramente? Acho que não funciona, pois nem ao menos funciona o SLI. Coloque dois monitores na placa de vídeo e seja feliz !

Essa segunda entrada PCI-e 16X a PCI-e 3.0 é tipo uma entrada auxiliar para alguns tipos de placa PCI-e que aproveitam a banda(X16).

O Windows gerencia tranquilamente 2 monitores.

Agora, quanto a gabinete, estabeleça um orçamento porque o céu é o limite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX Acho que você não entendeu o tópico.

Não estou a procura de discutir o funcionamento, esse não é o propósito. Esse post está na seção de Gabinetes e Casemod por um motivo: saber se alguém tem dicas e sugestões de Gabinetes grandes que suporte duas GPUs... Apenas isso, ok?

 

Agradeço o comentário e a preocupação, mas o funcionamento está sob controle, já fiz isso inúmeras vezes e já tenho conhecimento da minha placa-mãe para esse projeto.

Se tiver alguma sugestão de Gabinetes grandes, fique a vontade para mandar!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

No Corsair 7000D fica uns ~2cm abaixo da borda inferior da placa-mãe e tem 8 slots PCI.

 

gabinete-gamer-corsair-7000d-airflow-ful

 

No Lian Li Lancool III também, tem 8 slots PCI.

 

gabinete-gamer-lian-li-lancool-iii-rgb-m

 

Mas o SuperFrame Hercules é ainda maior, o espaço abaixo da borda da placa-mãe deve ser 4-5 cm, tem 9 slots PCI e o preço não é de 4 dígitos como os "de grife". 

 

gabinete-gamer-superframe-hercules-full-

 

 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, obrigado por entender o meu ponto e se focar apenas no gabinete. Um mod me mandou mensagem pra tomar cuidado com os comentários até depois de postado hahahah

@Erso Obrigado!

@1lokos Obrigado também. Não ligo pra grife hahahahaha, só espero que os benefícios justifiquem o preço


@PedraX
Me desculpe, esqueci de te responder isso.
Orçamento custo-benefício com limite de R$1500,00. Se falar de um modelo que custa R$700,00 e outro que custa R$1500,00, porém os dois tem os mesmos benefícios, escolherei o de R$700,00.
Um gabinete preto, sóbrio e eficaz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!