Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transistores da fonte das tvs sony caixa preta dos anos 90 2sc4034/2sc4834


Posts recomendados

Nos anos 90 a sony fez uma tv com uma fonte senoidal que trabalhava com 2 transistores de potência que eram o 2sc4034 ou 2sc4834,esses transistores foi feitas pela própria sony tanto que a sony só distribuía esses componentes somente para os postos autorizados sony,e não eram baratos na autorizada sony que tinha aqui na época eram vendidos em kit que no caso vinha os 2 transistores,um fusistor,uns diodos que ficavam próximos aos transistores,capacitores de poliester e os 2 trafos que caso das tvs de 14,20 e 21 polegadas usavam 2 trafos próximos aos transistores,e um ponto importante esses componentes eram montados para cada modelo de tv sim até o fusistor e os diodos você tinha que comprar pro modelo da tv que estava consertando tinha que ir lá na sony no meu caso aqui me ver um kit de componentes pra fonte de uma tv sony por exemplo da sony kv2070 eram bem chatinhas essas tvs não eram um bicho de sete cabeças chatinhas falo no sentido que só aceitava componentes originais que foram montada para aquele modelo de tv.

Se você tiver procurando um transistor equivalente infelizmente não tem e nunca existiu,e nos dias de hoje não acha mais esses transistores somente em sucata e de uma placa do modelo da tv que você tiver mexendo,muitos falam que o BUT12AF funciona já coloquei uma vez não durou nem 2 minutos ligada e detalhe o transistor but12af tinha tirado de uma sucata era original,a respeito que os transistores que a sony fabricava pra cada modelo acredito que é verdade sim,uns tempos atrás peguei uma de 21 polegadas não lembro o modelo,os transistores,o fusistorzinho tirei de duas sucatas de tv de 29 que ligava que estava com tubo fraco,coloquei na de 21 durou uns 5 minutos e queimou,ai peguei da outra de 29 essa durou um pouco mais uns 20 minutos depois queimou,ai depois fui na sony comprei o kit especifico para o modelo da tv troquei deixei a tv umas 15 horas ligada não queimou mais.

OBS:Já usei transistores de fonte de pc como por exemplo mje13009 mas depois de alguns minutos aqueciam a imagem ficava tremendo coloquei cooler e funcionava bem,mas só fiz isso em tvs de conhecidos,inclusive fiz essa adaptação em uma tv de um primo meu em 2015 e funciona até hoje mas tem que colocar o cooler mas nem lembro mais como eu fiz,quando pegava tv de outras pessoas eu devolvia.

OBS 2:Aqui até 2010 a sony vendia tanto que na época comprei os ultimos estoques na época mas usei muitos e acabou.

OBS 3:Só fiz esse tópico para que uma pessoa no futuro se deparar com uma tv dessa não ficar pesquisando na esperança que tem equivalente infelizmente essas tvs só aceita componentes originais que foram projetadas para os tais modelos pra consertar uma tv dessa tem que comprar uma do mesmo modelo pra tirar peça que os componentes da fonte estejam bons.

OBS 4:Somente a sony vendia esses componentes comprar em outros lugares que não fosse autorizada sony eram tudo falsos ligava e queimava na hora.

OBS 5:E tinha um outro detalhe que por exemplo o flyback estiver ruim,saida vertical ruim,saida horizontal ruim,bobina defletora ruim ou se os trafos estivessem aberto ou com núcleo quebrado os transistores e o fusistor iam embora e era um baita prejuizo.

OBS 6:Os capacitores de poliester que ficavam próximo aos transistores já podia colocar qualquer um,qualquer um assim você poderia comprar em qualquer loja ou pegar de uma sucata já os transistores,diodos e o fusistor tinha que ser na autorizada sony

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Lembro-me também que o preço cobrado pelas autorizadas por esses transistores eram proibitivos!

Cheguei a comprar eles em uma autorizada só para ter certeza que o defeito eram realmente nesses transistores, pois já tinha tentado vários transistores comprados nas lojas de componentes e todos queimavam muito rápido.

Depois dessa vez, quando pegava eles queimados, mandava o cliente levar direto a uma autorizada e preparar o bolso! Hehehe!!! 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Uma vez perdi rios de dinheiro com esses componentes eu colocava queimava na hora e todos tinha comprado na autorizada sony,olhei a fonte toda vertical,o flyback tinha trocado e nada ai falei pro rapaz da sony que eles queimavam imediatamente,ai ele você ta comprando pro modelo certo ? Falei sim,olhou flyback vertical ? Falei sim,antes de colocalos novamente dá uma olhada na defletora,ai antes de olhar abri o yoke na parte q fica ás espiras da deflexão vertical tava ok,ai saquei o yoke pra ver ás espiras da deflexão vertical tava com sinal de queimado não media curto nem nada media a resistência ôhmica certinha,ai por sorte tinha o yoke na autorizada sony,mas na época fiquei com prejuizo de quase mil reais,porque antes de comprar e ter problemas com peças queimando eu tinha dado o orçamento pro cliente mas foi aprendizado porque das outras vezes q peguei ficava esperto kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!