Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Brastemp BRM34A, está na hora de aposentar?


Posts recomendados

Tenho uma geladeira Brastemp BRM34A frostfree que deve ter uns 20 anos. Início do mês passado ela ficou uma semana praticamente sem gelar, o congelador gelava normal, mas a parte de baixo não gelava quase nada. devia ficar com temperatura de uns 10 ou até mais. A menteiga chegou a amolecer.

Quando ia aposentar a geldaeira ela voltou a funcionar, do nada. Hoje ela começou com o mesmo problema. Será fácil de resolver? Vale a pena resolver? Ou já ta na hora de aposentar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já me ocorreu algo semelhante, eu apenas deixei a geladeira desligada alguns dias e ela voltou a funcionar, assisti um vídeo que me ajudou bastante quando isso ocorreu, vou deixar o link aqui. Caso seja algo simples acho que você consegue resolver seguinto as instruções do vídeo.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma electrolux que estava com o mesmo problema. 

Era o ventilador que joga o ar do congelador para a parte de baixa que estava com problema. Esse ventilador fica atrás de uma tampa no fundo do congelador. 

A hélice dela estava frouxa (rachada no encaixe do eixo), as vezes girava outras vezes não. 

Fui comprar outra, mas só vendia com o motor junto (que ainda está bom) e era caro. 

Então consegui colar a hélice direto no motor, com super bonder. Não sai mais, mas agora funciona. 

Na sua geladeira, pode ser o mesmo defeito ou algo que impeça o motor de girar como um mau contato na fiação elétrica por exemplo. 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dito pelo amigo @Renato.88 , o ventilador pode ser um dos problemas, depois vem a resistência de degelo, que mantém a passagem de ar para o refrigerador livre de gelo. Se estiver queimada, causa bloqueio do duto de ar. Como segurança, para evitar que a resistência fique ligada por algum defeito do controlador, tem um termostato bimetálico que abre quando a temperatura atinge o limite de controle. Pode ser também o sensor de temperatura que dá informação errada para o controlador, mandando desligar mesmo sem ter atingido a temperatura e ainda o próprio controlador, mais difícil de dar defeito. Como produz refrigeração eventualmente, indica que o compressor está OK, mas pode ser que o relé térmico falhando ou o protetor térmico atuando. Não é difícil identificar o problema. Precisa de paciência, um multímetro e alguma habilidade para desmontar a carenagem da parte do freezer. 

Bimetalico.webp

brm34a.jpg

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, não sabia que essa já era eletrônica. Aí realmente, envolve mais coisas ao defeito, se for elétrico ou eletrônico não escapa do mau contato, pois.... 

3 horas atrás, yuriebc disse:

a geldaeira ela voltou a funcionar, do nada. Hoje ela começou com o mesmo problema

 

A minha está na casa dos 20 anos também, mas funciona de maneira mecânica com aquele termostato que tem um "arame" pra medir a temperatura. 

O ventilador funciona junto com o compressor, mas pára quando abre a porta. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Mega Blaster disse:

@Renato.88 Manual das peças. Sabe qual ano a sua foi fabricada? 

Manual pecas Brastemp BRM.pdf 951.14 kB · 0 downloads

 

Eu acho que é de 2003, é da Electrolux. Não lembro o modelo, mas creio que não faça muita diferença pois essas peças devem servir em várias, mudando somente os acabamentos externos. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Renato.88 disse:

acho que é de 2003, é da Electrolux

Ah sim, essa era mecânica. Mas a Brastemp já veio eletrônica. A primeira geração a placa era meio tosca, bem básica. Depois aperfeiçoaram e passou a ter comandos com uma seqüência de abertura das portas, iniciando um autoteste de cada componente.

14 minutos atrás, Renato.88 disse:

creio que não faça muita diferença pois essas peças devem servir em várias, mudando somente os acabamentos externos

Não necessariamente. Há algumas diferenças justamente para que não possamos intercambiar peças. Um exemplo: o termostato de segurança bimetálico da Electrolux é menor, com diferenças de encaixe e da Brastemp é como o da foto acima. Embora façam a mesma coisa, a fixação é bem diferente. Talvez com algum jeito possa se adaptar um no outro, mas não sem uma gambiarra.

 

BimetalicoElectrolux.webp.c70431f93c18b7195ff22abe24441daa.webp

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Não necessariamente. Há algumas diferenças justamente para que não possamos intercambiar peças.

Eu dizia sobre ser da mesma marca. 

Como eu não sei o modelo correto, penso que as peças são iguais dentro da mesma linha. 

 

Pra mim é óbvio que as peças da Brastemp não servem. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Mega Blaster disse:

tem um termostato bimetálico que abre quando a temperatura

A minha tem de 20 a 25 anos nem lembro. Deu defeito igual ao do autor do tópico. O problema era mesmo o bimetálico. Já troquei 2x .. uma a cada média de 10 anos.

 

Há também um outro problema de projeto: o canal de dreno do degelo é muito fino e a água que passa por ele pode congelar e causar o título do tópico. Existe até kit para resolver isso. Chamam de resistência auxiliar de dreno. Percebe-se que nem faz parte do projeto.  Mas antes mesmo de saber da existência do tal kit, tive intuição e elaborei um: um fio duns 50cm de termopar - que tem uma R - passando pelo canal ligado em 6V ac vindo de um trafo. O fio aquece - de fato dá uma mornadinha - e evapora alguma água querendo congelar. O sistema fica em paralelo com a R do degelo.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Uso uma resistência que chamamos de minhoca nas portas de câmaras fria para congelados e no duto do dreno da bandeja do evaporador. Compra-se em tamanhos específicos.Trabalha na tensão do equipamento (220V). Para um refrigerador, o inconveniente é que a menor tem um metro. Sempre usamos dobrada (é um fio). Então ficará sempre com a metade do tamanho. E sempre fica ligada como fizeste em seu equipamento. Liga o degelo e ela aciona. É barata e não precisa de maiores esquemas. Para quem não domina muito a eletrônica, vejo como a solução ideal pois vem pronta.

 

Resistencia.jpg.9232701343769162398b1595769d97aa.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

27 minutos atrás, Mega Blaster disse:

tem um metro. Sempre usamos dobrada (é um fio).

No meu (meu) caso usei este 'par' de fios

images?q=tbn:ANd9GcSiInoYNx2Srx1XaDbXoNE

que não precisei dobrar. A vantagem é que , fino, entra no duto estreito do congelador e sobra mais espaço pra água passar.

 

31 minutos atrás, Mega Blaster disse:

É barata e não precisa de maiores esquemas. Para quem não domina muito a eletrônica, vejo como a solução ideal pois vem pronta.

Concordo. O meu custou.. fosfato 🤪

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal

 

O ventilador esta funcionado e não tem tanto gelo na resistência, mas tem um pouco, só nas laterais e embaixo. Bem menos do que vi em alguns vídeos por ai.

 

O reservatório de água na parte de fora tem água, então não é o duto.

 

Acho que pode ser o gelo acumulado na parte de baixo da resistência, vou tentar tirar e ver o que da.

 

Não tenho multímetro pra testar os outros componentesIMG-20240402-WA0002.thumb.jpg.972eabb8dccdc33f08d472fa321058be.jpgIMG-20240402-WA0003.thumb.jpg.8ff61beab03f644a47659d6a5000b3bc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode tentar com uma lâmpada em série. Aqueça ele com um isqueiro ou na chama do fogão. Não ponha fogo direto, isso é importante. Aqueça de longe lentamente. Quando atingir a temperara limite vai ouvir e/ou sentir um click. Afaste o aquecimento imediatamente. A Lâmpada deve apagar. Espere esfriar naturalmente. Quando esfriar a lâmpada deve acender. Atente para um fato importante: Essa peça é traiçoeira. Pode dar falsos positivos e negativos. Não é cara. Pode trocar de imediato para não perder tempo, se achar conveniente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yuriebc Pode fazer um teste. Retira ele e faz uma ligação direta. Provavelmente não vai mais parar, se for ele. Sua função é segurança. Observa se vai haver degelo corretamente.

 

  

7 horas atrás, .if disse:

No meu (meu) caso usei este 'par' de fios

 

7 horas atrás, .if disse:

que não precisei dobrar. A vantagem é que , fino, entra no duto estreito do congelador e sobra mais espaço pra água passar.

Interessante. Que material é esse? Qual a potência por metro e a tensão de trabalho? Suporta frio extremo e umidade quando desligada? Pergunto porque tenho um calcanhar de Aquíles em câmaras de congelados. A  resistência tipo minhoca fica quebradiça com o tempo e costuma falhar, entupindo o dreno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!