Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixo desempenho com Ryzen 5 5600 e Radeon RX 550 4gb


Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

recentemente troquei meu PC inteiro e adquiri uma nova configuração 

 

a minha configuração anterior era a seguinte

-Ryzen 3 2200g

-8 gb de ram DDR4

-placa de Vídeo integrada

-  A320M

- HD 1 TB

- uma televisão da LG (tinha muitos problemas de resolução com esse "monitor") 

 

a minha configuração atual é :

 

- Ryzen 5 5600

-rx 550 4gb

-16gb de ram

-B450M-A Pro Max

-Monitor Gamer Pichau Athen V3, 24 Pol, IPS, FHD, 1ms, 100Hz, FreeSync, HDMI/VGA, PG-ATH24V3-BL01

- 1 SSD 1 TB m2

 

após trocar de configuração eu notei uma melhora clara em quase todos os processos, o computador responde mais rápido, eu não tenho mais problemas de resolução que tinha antes e alguns jogos que antes não rodavam ou rodavam bem abaixo estão rodando bem


porém tem 3 pontos que me deixam um pouco decepcionado por eu n entender bem se é o correto para se ocorrer

o primeiro deles é quando eu estou jogando algum jogo e dou alt tab., o pc da tela preta e demora uns 10 segundos para voltar a imagem para o outro aplicativo , o que atrapalha muito pois n posso dar alt tab e voltar para o jogo rapidamente, e isso não acontecia na configuração antiga, eu conseguia dar alt tab e alternar entre as telas com pouquíssimo ou quase nada de delay, não sei se tem relação com o fato do vídeo da minha imagem depender da placa de vídeo por isso esse atraso, mas eu notei que desde que eu comecei a usar essa config minha RX trabalha praticamente cravada no 100% (mesmo não ficando com uma temperatura preocupante)


outro ponto que tem me incomodado é que existe um único jogo em que esse pc esta desempenhando pior que o antigo, que é o geshin impact, o pc antigo eu conseguia transmitir tela no discord, dar alt tab e o jogo praticamente não travava com os gráficos no médio  , porém nesse novo computador o jogo esta praticamente injogável na resolução comum, para o jogo ficar 100% fluido igual o pc anterior eu precisei deixar o jogo em modo janela em uma resolução bem pequena com os gráficos no baixo e eu não sei bem o motivo desse desempenho tão abaixo, eu já baixei os drivers da placa atualizado e alterei as configurações do jogo e simplesmente não sei mais o que fazer

 

 

o terceiro e ultimo ponto é quando eu estou transmitindo tela, anteriormente eu conseguia transmitir tela enquanto jogava lol e minha taxa de fps ficava por volta de 60 ~80 fps mas ontem eu estava jogando enquanto transmitia tela e o fps não passava de 20 mas eu não sei bem o motivo

se alguém conseguir dar uma luz, sou bem leigo no assunto e estava bem empolgado para finalmente jogar jogos um pouco melhor mas essas situações me deixaram um pouco decepcionado ( mas em todas as outras coisas o PC continua sendo superior em quase todos os quesitos , inclusive o valorant que antes era injogável ficou totalmente jogável

)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Baixo desempenho com Ryzen 5 5600 e Radeon RX 550 4gb
  • Moderador
  • Solução
12 minutos atrás, _GGC_ disse:

pc da tela preta e demora uns 10 segundos para voltar a imagem para o outro aplicativo

Comigo era questão de resolução e taxa de atualização. O jogo estava em uma resolução diferente da do monitor, e toda vez que dá alt + tab ele precisa ajustar para a resolução nativa.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou  faz sentido ja que eu n ajustei a resolução do LOL ent provavelmente assim q eu ajeitar deve parar esse problema na demora para alterar a tela ,muito obrigado pela ajuda , você possui alguma opinião sobre os outros dois problemas ?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, _GGC_ disse:

a minha configuração atual é :

 

- Ryzen 5 5600

-rx 550 4gb

-16gb de ram

-B450M-A Pro Max

-Monitor Gamer Pichau Athen V3, 24 Pol, IPS, FHD, 1ms, 100Hz, FreeSync, HDMI/VGA, PG-ATH24V3-BL01

- 1 SSD 1 TB m2

Qual o modelo da sua fonte?

 

4 minutos atrás, _GGC_ disse:

eu estava jogando enquanto transmitia tela e o fps não passava de 20

Seu discord está com a opção de "aceleração de hardware" ativadas nas configurações? Se estiver, desative ela, isso pode ajudar a ganhar um pouco de desempenho.

 

 

11 minutos atrás, _GGC_ disse:

rx 550 4gb

Essa placa de vídeo é nova ou usada? Ela foi originalmente obtida nacionalmente ou da China?

Infelizmente não há uma diferença tão considerável do desempenho em jogos do Ryzen 3 2200G para a RX 550, você praticamente trocou 6 por meia dúzia, esta certo que em alguns jogos a RX desempenha um pouco melhor que seu processador antigo com o Vega 8, mas não é algo que valeria tão a pena trocar um pelo outro, o que está ajudando no desempenho melhorado que você diz, é o processador que é excelente, se ele tivesse vídeo integrado, você tranquilamente poderia retirar essa placa de vídeo de seu computador e jogar apenas com a integrada.

Já havia uma pergunta sobre o desempenho dos 2 hardwares, que foi respondida e ainda anexaram vídeo de comparação: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, _GGC_ disse:

o primeiro deles é quando eu estou jogando algum jogo e dou alt tab., o pc da tela preta e demora uns 10 segundos para voltar a imagem para o outro aplicativo.

você está jogando em fullscreen? se for, é normal, a rx 580 não é poderosa, então sair de uma resolução otimizada da AMD para a resolução padrão da tela faz ela demorar responder, coloque em "modo janela sem bordas".

 

14 minutos atrás, _GGC_ disse:

outro ponto que tem me incomodado é que existe um único jogo em que esse pc esta desempenhando pior que o antigo, que é o geshin impact.

genshin impact é um jogo de mundo aberto, que necessita mais uso de ram e vram para manter renderizando o mapa do que de CPU ou GPU.
sua placa de vídeo tem 4 ram, isso é pouco para ele.

 

17 minutos atrás, _GGC_ disse:

o terceiro e ultimo ponto é quando eu estou transmitindo tela, anteriormente eu conseguia transmitir tela enquanto jogava lol e minha taxa de fps ficava por volta de 60 ~80 fps mas ontem eu estava jogando enquanto transmitia tela e o fps não passava de 20 mas eu não sei bem o motivo

Isso é provavelmente driver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 minutos atrás, _GGC_ disse:

você possui alguma opinião sobre os outros dois problemas ?? 

O jogo pode ser a versão do DirectX (mas é só especulação). Como são jogos e atividades que eu não faço, realmente não sei o que mais pode ser.

 

Não parece ser problema (defeito) em hardware, então a princípio não recomendo trocar nada, no máximo testar em outro computador caso tenha possibilidade.

 

Mas certamente os outros usuários vão te auxiliar. Importante é ter paciência e saber que pode levar algum tempo até chegar na solução. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a troca de tela piscar, provavelmente você irá precisar criar uma resolução personalizada no amd adrenaline e colocar a mesma nos jogos, isso ocorre pela diferença de taxa de atualização do jogo e do monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Cloud_Strife7 disse:

@_GGC_ Me fala o modelo certinho da sua fonte, e esses 16GB de RAM? é um pente só, ou dois de 8GB? Qual a marca e frequência?

 

Fonte TGT Tomahawk T3, 600W, Preto, TGT-T2WK600-BK01

dois pentes de 8GB  memória Kingston Fury Beast, 8GB (1x8GB), DDR4, 3200MHz, C16, Preta, KF432C16BB/8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_GGC_ com você tem 4 de vram, você n precisa baixar resolução e sim quantidade de coisas sendo renderizadas, verifique se no genshin tem alguma opção de diminuir a área de renderização.

retire o trabalho do swap de ram para o SSD, vá em sistema → opções avançadas do sistema → desempenho → avançado → alterar → desmarque gerenciamento automático e coloque "sem memória de paginação →  reinicie.
como você tem pouca vram, na BIOS realoque 4 de ram da sua ram para servir como memória reserva da vram.

Isso não vai garantir desempenho, mas vai garantir um pouco mais de estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Qual o modelo da sua fonte?

Fonte TGT Tomahawk T3, 600W, Preto, TGT-T2WK600-BK01

8 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Seu discord está com a opção de "aceleração de hardware" ativadas nas configurações? Se estiver, desative ela, isso pode ajudar a ganhar um pouco de desempenho.

não cheguei a verificar, porém assim que chegar em casa eu vou desabilitar caso esteja habilitada

8 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Essa placa de vídeo é nova ou usada? Ela foi originalmente obtida nacionalmente ou da China?

 

 

ela é nova ,adquirida aqui no brasil mesmo pela pichau

 

@Swalls okok, vou anotar todas as dicas e colocar em pratica quando voltar para casa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_GGC_ Sua fonte é meio "bomba", não possui PFC Ativo e selo 80 plus

Esses produtos da Mancer não são "novos" igualmente a RX 580 da Rise Mode, são iguais aos comprados no Ali Express, a Mancer só troca os componentes da placa alterando a aparência, porém esse chip certamente não é novo e deve ter sido usado em mineração 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Swalls disse:


como você tem pouca vram, na BIOS realoque 4 de ram da sua ram para servir como memória reserva da vram.

 

 sou bem leigo, tem alguma possibilidade de alocar essas ram de forma automatica ? algum tipo de configuração pré definida de quando eu iniciar um software ele alocar essa ram automatica e quando eu fechar o software ele liberar essa ram novamente para uso do processador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!