Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC novo congelando a tela


Posts recomendados

Pessoal, estou com um problema de congelamento no PC que montei recentemente. Todas as peças são novas, exceto a placa-mãe, a fonte e o water cooler que tem 8 meses. Não tem um padrão: já congelou jogando, no browser, na tela de bloqueio. Quando congela, não consigo usar mouse e nem teclado, mas o PC continua ligado, girando tudo. Também fica com um noise no fone de ouvido quando congela. Já conferi pasta térmica do processador, já atualizei BIOS, já atualizei os drivers, já formatei o Windows e nada. Testei as memórias também, estão ok. Testei o SSD. Todas as temperaturas estão perfeitamente normais. Eu já não sei mais o que fazer, alguém me ajuda por favor!

 

Configuração:
Processador AMD Ryzen 5 5500
Water cooler rise mode 240mm RGB 
placa-mãe ASUS tuf gaming b550m plus 
SSD Adata Legend 710
Memória XPG DDR4 16gb (2x8)
Placa de vídeo GeForce GTX 1650
Fonte XPG Pylon Bronze 650w
Windows 10 Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Middoken

Eu montei com um amigo mas depois cheguei a levar num técnico, ele pontuou algumas coisas que foram montadas erradas como: falta de alguns parafusos na placa-mãe, um pino da fonte tava mal encaixado, achei que tinha resolvido porque ele fez vários testes de estresse, teste na memória, tava tudo ok. Quando chegou em casa depois de dois dias travou...

 

Memória tá a 1.350V e 3200Mhz

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yngrid Souza Essa parte dos parafusos na placa-mãe, até 4/5 você pode utilizar, mas nos locais certos, pois quando você for forçar uma memória RAM para colocar, utilizar um AIR Cooler ( que pesa bastante ), ou uma placa de vídeo pesada também no local onde não tem parafuso, a placa-mãe está '' desprotegida '' por não ter a estabilidade certa. Você até pode utilizar menos parafusos, como no mínimo 5 eu diria... Mas o recomendável é sempre utilizar todos. Esse do pino da fonte eu realmente acho que não faz tanta diferença se ele não estiver conectado em algum componentes em si... Mas é sempre bom deixar tudo certinho.

 

Algumas coisas que você pode fazer:

 

1° - Resetar para Default a BIOS da sua placa-mãe - Eu não faço ideia se o seu amigo alterou algo na BIOS para maior '' performance '' ou algo do tipo, mas na época que eu tive problemas parecidos do seu, e foi isso o que resolveu o meu problema.

 

2° - Tirar a placa de vídeo e espetar de volta - Tem possibilidade dela estar mal encaixada. Como eu não sei se o técnico já fez isso, seria interessante você tentar ou pedir pra alguém ajudar...

 

3° - Se você tem um HD além do SSD, ou somente o SSD, aconselho ver a vida útil dele se você conseguir ligar o computador, o nome do programa é CrystalDiskInfo ou tem o Hard Disk Sentinel.

 

~~ ~~

 

Só mais uma dúvida, o computador chegou a dar tela azul? Ou quando você tentava ligar, ficava num loop de ligar por alguns segundos, desligar e ligar novamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre os parafusos na placa-mãe, agora estou com todos, isso tá resolvido!
 

Ainda não testei resetar a BIOS, vou fazer hoje a noite e tentar encaixar melhor a placa de vídeo. Sobre o SSD, eu cheguei a usar o crystal disk info e tá tudo certo, aponta 100% de saúde o SSD, nada de mau funcionamento...
 

Aquela tela azul com cara triste não, mas ja caiu nessas imagens que anexei aqui… isso aconteceu só uma vez.

WhatsApp Image 2024-04-08 at 10.55.54 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-04-08 at 10.55.54.jpeg

WhatsApp Image 2024-04-08 at 10.55.52.jpeg

você consegue me dizer quais drives o computador precisa ter? As vezes eu esqueci de algum importante...

 

eu tenho o GeForce experience, tenho o do processador, tenho o da placa-mãe... eu vi que tem um chamado amd adrenaline que eu não tenho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yngrid Souza Olha, tenta fazer esses procedimentos que eu disse, mas essa parada que apareceu ai, parece algo atrelado ao processador, talvez até possa ser BIOS desatualizada... Sei que esse fTPM é um recurso de segurança embutido no processador da AMD, mas não sei por que está aparecendo isso.

 

Vou tentar chamar alguém que entenda mais do que eu: @Pedroou @STAR ALPHA

11 minutos atrás, Yngrid Souza disse:

você consegue me dizer quais drives o computador precisa ter? As vezes eu esqueci de algum importante...

 

eu tenho o GeForce experience, tenho o do processador, tenho o da placa-mãe... eu vi que tem um chamado amd adrenaline que eu não tenho

Olha, eu acredito que só esses já está certo.

 

Esse AMD Adrenalin parece ser algo que mexe com clock de memória e temperatura do computador, então acho que isso ai você nem precisa pra ser sincero. Esses drivers seriam mais para atualização do software das peças do seu computador, como o gforce experience que é '' nvidia app '' agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada pela ajuda até então! Outra coisa que eu tava vendo no Reddit, um cara com o mesmo problema que o meu... acontece que ele tava usando uma fonte de 600w, falaram que talvez ele precisasse trocar pra uma com maior tensão, ele trocou pra uma de 850w e funcionou. Conversei com o técnico e vamos trocar de fonte pra eu testar durante uma semana e ver se rola, mas não acho que seja isso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, Middoken disse:

@Yngrid Souza Olha, tenta fazer esses procedimentos que eu disse, mas essa parada que apareceu ai, parece algo atrelado ao processador, talvez até possa ser BIOS desatualizada... Sei que esse fTPM é um recurso de segurança embutido no processador da AMD, mas não sei por que está aparecendo isso.

 

Vou tentar chamar alguém que entenda mais do que eu: @Pedroou @STAR ALPHA

Dia

 

Essa mensagem sobre aparece quando você fez upgrade de processador ou monta um PC do zero ou reseta a BIOS.

Na hora da montagem pode ter caído algum coisa como pasta térmica ou algo parecido dentro do soquete do processador fazendo com que esteja com mau contato.

Eu removeria esse processador e verificaria se o mesmo está bem encaixado até o fim e caso suspeitaria de algo dentro do soquete jogaria um pouco de limpa contato.

WhatsApp Image 2024-04-08 at 10.55.54 (1).jpeg

Bom dia

 

@Yngrid Souza sei que sua memórias são DDR4 3200 porém nem sempre PC se da bem com essa frequência.

Resete a BIOS, depois atualize e vá subindo ao pouco a frequência, tente rodar em 3000 MHz e veja como se comporta.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...