Ir ao conteúdo

Switch tipo caça precisa de solda para adaptar no power swtich do PC?

Ir à solução Resolvido por Renn,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Em 12/04/2024 às 19:40, RonaldoXbox disse:

Daria pra desencapar um pedaço do cabo paralelo, dividir em três partes os fios dentro dele e colocar nos 3 contatos (e depois passar uma fita isolante só pra ficar bem seguro) do switch de 6 contatos?

Sim, dá. O resultado é o mesmo feito de formas diferentes. A energia elétrica vai passar pelos fios em ambos os casos.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Renato.88 nossa, cara muito, mas muito obrigado pela explicação! Você sanou minhas dúvidas e ainda conseguiu que eu aprendesse mais um pouco sobre eletrônica! 

Na sua opinião vale a pena eu só amarrar as extremidades do cabo paralelo nas pontas do switch e passar uma fita isolante e na outra extremidade do cabo eu mandar soldar na ponta do power sw? E eu mesmo encapar.

@Pincipi ótimo! Vou fazer isso mesmo, agora uma última dúvida (desculpa por prolongar tanto!) recomendaria que eu compre 5 metros de cabo paralelo e divida ao meio (já que preciso dos dois cabos para conectar na parte positiva e negativa do power sw) ou pegue 2x2.5 metros? E diria que é melhor eu pegar esse cabo online ou em lojas física? Online não consegui achar 0.5mm muito longo. 

Na sua opinião vale a pena eu só amarrar as extremidades do cabo paralelo nas pontas do switch e passar uma fita isolante e na outra extremidade do cabo eu mandar soldar na ponta do power sw? E eu mesmo encapar.

• Membro VIP
Postado

Na minha opinião apenas solda faz um bom serviço sem riscos de mau contato. Qualquer outra forma está sujeita a mau contato, exceto se usar terminal metálico.

• Amei 1
Postado
8 horas atrás, RonaldoXbox disse:

Na sua opinião vale a pena eu só amarrar as extremidades do cabo paralelo nas pontas do switch e passar uma fita isolante

Sim, porque aí não precisa de você pagar ninguém pra fazer. 

na outra extremidade do cabo eu mandar soldar na ponta do power sw? E eu mesmo encapar

Na outra extremidade é mais fácil. 

Você tem o botão original do gabinete que está com a conexão a placa-mãe. 

Então basta decapar esses fios em algum lugar e puxar os outros para ligar o botão que você quer. 

Olha, eu fiz algo parecido no meu. Mas a diferença é que no lugar de outro botão eu coloquei um controle remoto pra ligar/desligar sem levantar da cama. 

agora uma última dúvida (desculpa por prolongar tanto!) recomendaria que eu compre 5 metros de cabo paralelo e divida ao meio (já que preciso dos dois cabos para conectar na parte positiva e negativa do power sw) ou pegue 2x2.5 metros?

Quando a gente menciona o termo "cabo paralelo" significa que temos 2 fios colados um no outro. Igual você vê naqueles fios que tem na TV, no rádio ou qualquer outra coisa que tenha um fio pra por na tomada. 

Online não consegui achar 0.5mm muito longo

Olha que se procurar vai achar longo até demais, tipo aqueles de 100 metros. 

Como eu disse, compensa mais ir a uma loja de elétrica e pedir para o vendedor cortar um pedaço do rolo. 

Fio para caixa de som acha fácil e são finos. 

Não compre o fio de instalação residencial, ele é muito duro pra fazer esse tipo de coisa. 

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

Na outra extremidade é mais fácil. 

Você tem o botão original do gabinete que está com a conexão a placa-mãe. 

Então basta decapar esses fios em algum lugar e puxar os outros para ligar o botão que você quer. 

@Renato.88 não entendi muito bem, está sugerindo que eu pegue o power sw do gabinete, corte a ponta pouco antes de chegar no botão, e faça o que? Compreendi errado?

Aliás não seria mais fácil eu pegar um power sw separado, e só mandar soldar ele junto com a outra extremidade do cabo paralelo?  Pretendo esperar alguns meses até tirar o projeto do papel, então quero poupar a conexão do gabinete porque vou usar ela por um tempo.

Postado
Em 14/04/2024 às 22:47, RonaldoXbox disse:

não entendi muito bem, está sugerindo que eu pegue o power sw do gabinete, corte a ponta pouco antes de chegar no botão, e faça o que?

Que faça o que na área de elétrica é conhecido como derivação. Consiste em decapar o fio em um pedaço dele para que possa fazer contato com outro, como aparece na imagem abaixo:

hq720.jpg.b9e925650a86781f366d73179efdfaa0.jpg

O fio da foto é grosso, mas não importa.

Imagine que o fio vermelho é o que sai da placa-mãe e vai até o botão do gabinete e que o fio preto é o que você quer ligar no botão que vai comprar, obviamente tem que fazer isso em dois fios que estão lá.

Aliás não seria mais fácil eu pegar um power sw separado, e só mandar soldar ele junto com a outra extremidade do cabo paralelo? 

A minha ideia é evitar de usar solda, visto que você não tem e terá que pagar pra alguém fazer. Visto que já foi discutido antes, por ser uma personalização e não um conserto quem for fazer isso pode cobrar caro.

Pretendo esperar alguns meses até tirar o projeto do papel, então quero poupar a conexão do gabinete porque vou usar ela por um tempo.

Fazendo o que eu falei, a conexão do gabinete não perde, mesmo ainda quando o botão novo funcionando o original do gabinete ainda vai funcionar.

Agora, se não quiser mexer no fio lá pode comprar um conector desses:

filters:fill(white)

Não achei foto que tivesse o conector só de um lado pra você poder colocar na placa-mãe e emendar o fio do outro lado.

No caso eu, tenho muitos conectores desses sobrando, dado ao tanto de PCs velhos que já desmanchei (e outros eletrônicos também).

Mas caso não tivesse, não vale a pena comprar. Com certeza, você conhece alguém que tenha algum computador velho que não funcione mais e dê pra tirar esse conector (até 486 tem isso, se é que alguém ainda tenha um?!)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...