Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos. Primeira vez aqui no Fórum.

Não sou da área de eletrônica, mas resolvi fazer um projeto de som caseiro. Então fui pesquisando sobre o assunto e aprendendo alguns conceitos básicos. No meu projeto eu tenho uma fonte DC 19V e 10A para alimentar todo o sistema. Preciso de um regulador para baixar a tensão para 12V (irá alimentar relés, um circuito liga/desliga e fans). Vi algumas opções como a "plaquinha" step down (já tenho) e o LM7812. Num primeiro momento eu não queria deixar o sistema em "stand-by" para evitar consumo de energia, mas observando os eletrônicos que ficam o tempo todo em stand by e consomem muito pouca energia pensei na alternativa do LM7812. Ele ficaria só para alimentar uma placa circuito relé liga/desliga por controle remoto IR. O restante do sistema ficaria desligado. A placa step down ficaria para as fans e relés e também só ligaria depois do acionamento da placa lig/des.

Tem algum problema o circuito LM7812 ficar ligado todo o tempo?

Os valores dos capacitores (330nF e 100nF) são os mesmos para todos reguladores LM78XX?

O consumo da fonte ligada o tempo todo alimentando apenas um circuito com o LM7812 (mais um led pra identificar stand-by) é muito baixo e "desprezível"?

Postado

@Lucas Aquino 84 Se a intenção é um consumo standby baixo, porque não usar uma segunda fonte DC de 12V/1A só pra alimentar os circuitos de 12V e pra travar um rele que só vai ligar fonte principal quando for necessária? isso porque deixar um fonte chaveada potente na rede elétrica vai desperdiçar perto de 20W ou mais de energia só pra fonte de 200W ficar ligada...

Por outro lado uma fonte de 12V com 1 ou 2A pode consumir menos de 2W quando ociosa alimentando apenas uma plaquinha IR, e ao ligar a plaquinha, ela liga a fonte principal e alimenta o resto do circuito, não é à toa que a maioria dos aparelhos hoje tem pelo menos 2 fontes, sendo uma fonte standby e uma fonte principal

• Curtir 1
Postado

@F4b10  eu realmente pensei nessa possibilidade. Mas uma das minhas dúvidas era justamente essa questão de consumo. Porque já pesquisei bastante e nunca vi uma resposta concreta sobre consumo de fontes "em repouso". Já li alguns comentários de pessoas falando que fonte em repouso tem um consumo de energia muito baixo, quase que insignificante.

Essa fonte de 19V e 10A que eu irei usar era de uma televisão Sony e ficava o tempo todo "ligada". Eu também pensei em comprar uma tomada inteligente só pra monitorar e acabar com essa dúvida.

Na realidade eu vou usar um Sonoff Mini R2 na tomada. E vou colocar também no gabinete do som uma chave liga/desliga (ligada ao Sonoff) fazendo a função de interruptor. Então, minha ideia inicial sempre foi fazer o liga/desliga pelo Sonoff (tanto pelo aplicativo como pelo interruptor). Depois resolvi adicionar essa plaquinha com controle remoto e adicionar relés para ligarem e desligarem as fans, o DAC e os amplificadores. Por que isso? Porque simplesmente se você desligar tudo de uma vez só, o som dá um estalo nos alto-falantes.

Resumindo o projeto:

1 - O Sonoff fica como Liga/Desliga geral. Com Sonoff ligado, só a placa liga/desliga (com controle remoto) ficará energizada.

2 - Ligou a placa Liga/Desliga. Ela arma o relé e energiza o Voltímetro Sequenciador. Assim o VS irá ligar em sequência crescente e desligará em decrescente, evitando os estalos nos alto-falantes:

1 = fans

2 = DAC

3 = Amplificadores

4 = Relés dos Alto-falantes

Voltando a dúvida inicial...

Mas... depois... comecei a pensar na possibilidade de deixar o Sonoff ON e a plaquinha energizada como um eletrônico sempre em stand-by. E aí a ideia de usar o 7812.

Postado

@Lucas Aquino 84 Que fonte era essa que dava 19V com 10A? o mais comum nessas tensões são fontes de notebook que entregam menos de 5A...  eu achei que você fosse usar uma fonte colmeia de 24V 10A e ajustar ela pra 19V... normalmente uma fonte pra operar com uma potencia desse nível vai precisar de uma boa ventilação, ou então a fonte não é feita pra operação continua a plena potencia.

Quanto ao pop no alto falante, tem placas de proteção chinesas que protegem o alto falante, e de brinde removem o pop... eu mesmo uso uma que ja me salvou ate mesmo quando eu estava testando o amplificador, e dei uma topada com a placa na carcaça, não deu nem pra ouvir o pop, só o click do rele, e o LED de proteção acendendo... e eu arrancando o troço da tomada no susto... mas não queimou nada, ate o tweeter domo que não aceita desaforos esta vivo ainda, sem essa placa ele teria levado ate 70 VDC na lata (+-35VDC)...

O contra é que a minha placa de proteção, por conta da serigrafia, não pode ser ligada em amplificadores com saída em ponte por conta do terra dos 2 canais serem comum na placa, a não ser que você remova os reles e ligue eles fora da placa mantendo os terras separados...

Postado
5 horas atrás, Lucas Aquino 84 disse:

uma das minhas dúvidas era justamente essa questão de consumo. Porque já pesquisei bastante e nunca vi uma resposta concreta sobre consumo de fontes "em repouso". Já li alguns comentários de pessoas falando que fonte em repouso tem um consumo de energia muito baixo, quase que insignificante.

É porque existem muitos tipos de fonte, cada um para seu propósito e função.

Os carregadores de celular, por exemplo. Eu já fiz alguns testes com eles, dá pra notar que eles têm um sistema que o desliga parcialmente quando não tem celular no cabo. Mas veja, não dá pra afirmar que 100% dos carregadores sejam desse jeito, peguei um "xing ling" pra ver e isso não acontece.

Tem também as fontes projetadas para aparelhos de Som e TV, têm casos que usam uma fonte só. Quando a TV é desligada, a fonte pára de funcionar parcialmente, diminui as tensões mais altas para economizar energia e os 5V que alimenta o circuito do controle remoto se mantém através de um 7805.

4 horas atrás, F4b10 disse:

Que fonte era essa que dava 19V com 10A?

É pra televisão mesmo, eu lembro de ter visto algumas com fonte externa, a corrente é alta dado ao tamanho da tela geralmente acima de 30 polegadas.

7 horas atrás, Lucas Aquino 84 disse:

Tem algum problema o circuito LM7812 ficar ligado todo o tempo?

Não, mas na maioria dos casos ele precisa de um dissipador de calor. São raros casos onde dá pra usar sem.

Os valores dos capacitores (330nF e 100nF) são os mesmos para todos reguladores LM78XX?

Sim.

O consumo da fonte ligada o tempo todo alimentando apenas um circuito com o LM7812 (mais um led pra identificar stand-by) é muito baixo e "desprezível"?

7812, led e o circuito que vai alimentar faz pouca diferença.

Aqui depende mais do tipo de fonte que se vai usar.

Na questão de consumo voltamos na situação já apresentada, vale mais uma fonte pequena do que a grande sempre funcionando.

Aí é interessante lembrar que a fonte pequena deve alimentar apenas o controle remoto.

As outras coisas, mesmo que sejam 12V ficam na fonte maior com o regulador Step-down que já mencionou.

5 horas atrás, F4b10 disse:

O contra é que a minha placa de proteção, por conta da serigrafia, não pode ser ligada em amplificadores com saída em ponte por conta do terra dos 2 canais serem comum na placa, a não ser que você remova os reles e ligue eles fora da placa mantendo os terras separados...

Não entendi. Os contatos dos relés não tem a ver com o restante do circuito. Porém se existe um terra comum nos bornes é fácil resolver.

Não precisa retirar os relés, basta não usar os bornes (-) da placa e fazer a ligação por fora. De qualquer forma, os relés só vão cortar o (+).

• Curtir 1
Postado

@F4b10  a fonte é essa. Era de uma TV Sony 55".

20230927_103731.jpg

9 horas atrás, F4b10 disse:

Quanto ao pop no alto falante, tem placas de proteção chinesas que protegem o alto falante, e de brinde removem o pop... eu mesmo uso uma que ja me salvou ate mesmo quando eu estava testando o amplificador, e dei uma topada com a placa na carcaça, não deu nem pra ouvir o pop, só o click do rele, e o LED de proteção acendendo... e eu arrancando o troço da tomada no susto... mas não queimou nada, ate o tweeter domo que não aceita desaforos esta vivo ainda, sem essa placa ele teria levado ate 70 VDC na lata (+-35VDC)...

eu conheço essas placas de proteção. Era uma possibilidade também, mas optei pelo Voltímetro Sequenciador, já que meu projeto é mais simples.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...