Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 5700g batendo fácil 76º


Posts recomendados

Olá!

 

Acabei de trocar o processador do meu pc, saí de um R3 3200g para um R7 5700g. Ele tá esquentando fácil, no cinebench em pouco tempo - questão de uns 50seg -  bateu 93ºC e parei.

Posso ter colocado o cooler errado ou a pasta térmica que vem pré aplicada não é suficiente, ou pior, o cooler padrão não seria suficiente? Ele veio somente com 5 pás, diferente do cooler do R3 que veio com 6.

 

Talvez o cooler do R3 seria melhor ou realmente só comprando outro cooler pra suprir essa necessidade de resfriamento? E se sim, saberiam me indicar um custo-benefício pra pelo menos manter ele abaixo dos 80°C em tarefas pesadas?

 

Nome do dispositivo    Rafael
Processador    AMD Ryzen 7 5700G with Radeon Graphics            3.80 GHz
RAM instalada    24,0 GB (utilizável: 23,8 GB) (na verdade tem 32gb, mas tinha retirado a outra memória pra poder ligar o pc após a troca do processador, pois ela tem uma frequência diferente)
ID do dispositivo    0841EBC7-E4C0-432A-8C1A-6D194CDA5924
ID do Produto    00330-80000-00000-AA485
Tipo de sistema    Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64
Caneta e toque    Nenhuma entrada à caneta ou por toque disponível para este vídeo

GPU: RX 6600

Edição    Windows 11 Pro
Versão    23H2
Instalado em    ‎27/‎01/‎2024
Compilação do SO    22631.3447
Experiência    Windows Feature Experience Pack 1000.22688.1000.0

 

Agora mesmo somente com programas normais abertos ele está em 47°C

 

image.png.806fb7d8428aac874b8acedb83470666.png

image.png.6fd938bd6c54f82e87e3695a245a102a.png

 

Edit: Fiz a renderização de um vídeo no Premiere Pro, com algumas edições e etc. Ele não passou de 73°C, isso por que agora está fazendo 26°....

Estaria trabalhando normalmente e realmente seria falta de um cooler melhor?

 

Trabalho com design gráfico diariamente, sempre estou com Photoshop, Premiere e/ou Illustrator aberto, então sempre vou tá tendo um bom uso da CPU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para garantir, você resetou a BIOS após a troca do processador? E depois disso, lembrou de controlar a tensão manualmente?

 

De qualquer forma, sim, o cooler padrão é fraquinho para um processador desses, é meio estranho comprar um processador de 1k e não fazer o favor de investir em um cooler. Eu sou partidário de já colocar um WC de 240mm, eles são baratos, tem bom desempenho e facilitam na manutenção... mas caso o gabinete não suporte, uma recomendação padrão é o AG400.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você trabalha com renderização e alto uso de processador, realmente vale à pena utilizar um cooler melhor para sua configuração.

Mesmo que você não chegue a atingir esses 90 graus constantemente com esses programas de edição, abaixar a temperatura vai prolongar a vida útil de seu setup.

Pegue o AG400 que o @Imakuni recomendou que vai valer muito à pena.

 

Mesmo assim, não se desespere, você pode continuar usando esse seu computador normalmente até conseguir comprar esse cooler novo. Ou seja, mesmo que você continue utilizando por 6 meses o PC nessas temperaturas, ainda não irá danificá-lo, pois ainda está no limite de operação, e como você bem disse, pro que você trabalha, a máxima fica em torno dos 76 graus, o que ainda é aceitável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Necklace@Imakuni

Acabou acontecendo outra parada também kkkk o computador começou a desligar quando o processador usa mais energia, utilizo uma fonte da Mancer de 500W. Peço desculpas, realmente não pensei em nada disso, só comprei o processador e foi, não entendo de muita coisa 😅

 

Eu tava pensando em comprar uma fonte: Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Vocês acham ser suficiente? Essa parte da temperatura consegui resolver em partes, o cooler do processador tava mal colocado, pois eu abri e desmontei tudo, recoloquei novamente e a temperatura estabilizou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Rafael Chagas disse:

Acabou acontecendo outra parada também kkkk o computador começou a desligar quando o processador usa mais energia, utilizo uma fonte da Mancer de 500W. Peço desculpas, realmente não pensei em nada disso, só comprei o processador e foi, não entendo de muita coisa 😅

Mesmo com essa fonte ruim, isso não deveria acontecer. Suspeite de outra coisa.

 

11 minutos atrás, Rafael Chagas disse:

Eu tava pensando em comprar uma fonte: Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Vocês acham ser suficiente?

Não compre essa fonte, não vale a pena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Ah e sobre o controle de tensão que você perguntou, não fiz nada disso, só fiz o resete da BIOS, essa parte do controle de tensão eu não me atrevo a modificar pois não sei como mexer nisso muito bem. Penso ser algo mais delicado, pra um profissional fazer, depois vou levar o PC então pra uma assistência pro pessoal poder averiguar a situação.

 

Acabei esquecendo de informar essa parte, perdão! Daí vejo se eles analisam necessitar realmente de uma fonte melhor ou coisa parecida.

 

Obrigado! 🙏

 

edit: a minha placa-mãe é uma PRIME B450M-GAMING/BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rafael Chagas disse:

@Necklace@Imakuni

Acabou acontecendo outra parada também kkkk o computador começou a desligar quando o processador usa mais energia, utilizo uma fonte da Mancer de 500W. Peço desculpas, realmente não pensei em nada disso, só comprei o processador e foi, não entendo de muita coisa 😅

 

Eu tava pensando em comprar uma fonte: Fonte MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Vocês acham ser suficiente? Essa parte da temperatura consegui resolver em partes, o cooler do processador tava mal colocado, pois eu abri e desmontei tudo, recoloquei novamente e a temperatura estabilizou mais.

Isso parece muito com um problema na placa-mãe. Se estiver na garantia, acione-a.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Necklace disse:

Isso parece muito com um problema na placa-mãe. Se estiver na garantia, acione-a.

Pior que não está mais na garantia, tenho ela a pouco mais de 3 anos já. Mas de qualquer forma vou levar na assistência pra poder verificarem e me passarem uma conclusão precisa antes de tomar qualquer decisão. Tô conseguindo usar o PC tranquilamente, exceto pra jogos e renderização que use muita energia, o pior e o estranho, é que no cinebench ele funciona normal no teste, porém, quando passa pra renderizar um vídeo com alguns textos animados no media encoder da adobe ou resident evil  4 ( em algumas partes e as vezes até no menu inicial) o pc reinicia, pra resolver temporariamente essa parte da renderização, eu desligo alguns núcleos do processador pro programa da Adobe renderizar. É só nesses momentos assim. Abaixo vou deixar a config completa do pc:

 

image.png.9afa0787ee28d611bafccb76ff879d0d.pngimage.png.afae6527db7caf6ff5dfd5fd0cec0d06.pngimage.png.c97d6889ab7a081958aa9b6fc8fe005b.pngimage.png.f7596ce343587cfca6c8f561cbfff9bb.png

 

as memórias são: 3 DDR4 de 3200 e uma de 2400 (todas ficam a 2400)

Também uso um SSD M.2 de 1tb da kingston (windows instalado), 1 SSD sata da KingDian e 1 HDD de 1TB

Também uso um filtro de linha da Clamper pra proteger o pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Rafael Chagas Tarde

 

Você não passou qual modelo do seu gabinete, você pode instalar o melhor ar cooler ou water cooler que se o gabinete for muito fechado não vai ajudar na temperatura interna do PC.

Verdade amigo, perdão. É um Aerocool, uso ele aberto, uso somente a fan que vem nele, fan traseira de 120mm, e o cooler do CPU.

Acho que a temperatura mais alta que atingiu até agora casualmente foi 76, tá mais tranquilo, mas sim, mesmo assim, com certeza preciso colocar mais fans e um cooler melhor 😭😭😭

 

Inclusive uma informação adicional que lembrei agora: No frio as vezes preciso aquecer um pouco o pc jogando um ar quente de um secador de cabelo pra ligar, mas tento sempre manter uma distância segura pra não danificar o PC, apesar de que só por fazer isso pode acontecer 😅

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Atualização do problema:

 

Após levar o PC pra assistência foi constatado oxidação na placa-mãe, principalmente próximo ao processador, um outro problema também era um cristal da placa que estava com problema, fazendo com que o PC precisasse ser aquecido no frio para poder ligar.

 

Já comprei outra placa-mãe, uma TUF A520m plus II, chegando faço a instalação dos componentes para testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!