Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Stuttering na area e trabalho e em jogos no Ryzen 5 4600 Radeon RX 6400


Posts recomendados

Pessoal, olá. Sei que já tem vários post's sobre o assunto, porém, nada se encaixou no meu problema, estou a meses com isso, já me tirou horas de sono, noites em claro, porém, sem sucesso.

 

Vamos lá:

Spec:

Fonte 450w

placa-mãe A520-A PRO MSI

2x8 XPG 3600MHZ CL18

Ryzen 5 4600G

SSD 240GB

RX 6400 4GB powercolor low profile 

MONITOR 75HZ Doutor Office

 

Seguinte, logo quando inicio o windows, o problema já começa (mouse gaguejando e travando) com stuttering já (o mesmo acontece dentro da BIOS, se vê claramente o mouse assim) em jogos? mesma coisa, principalmente quando o mapa (CS2 e CSGO) é um pouco mais pesado, mas isso acontece no valorant também e até mesmo no cs 1.6 que roda até em dual core.

O fps em si fica bom, 180, 190 e depois vai decaindo, começa os stuttering mesmo com fps alto, ele para e volta, mapas mais leves acontecem com menos frequência, mas ainda assim acontecem (mesmo com fps 200). Já tentei limitar o fps a 75 e fica legal, porém como meu monitor não tem freesync ele tem inputlag. o intrigante é o fps alto e o stuttering na area de trabalho e até mesmo no cs 1.6. 

Sei que as especs não são tier S pro cs2, porém, acontece no pc todo.


O que eu já tentei? TUDO, já mexi em toda a BIOS, tudo o que podia fazer (sabia por tutoriais e reddit) eu fiz

desativei ftpm

usei a integrada e removi a VGA (acontece mesma coisa)

usei só um pente de memória

fiz undervolt

temperaturas estão todas ok e em nenhum momento sobe mais que 65

ativei e desativei o turbo boost

usei sem mouse, removi drivers com ddu

formatei e tentei usar o linux e acontece mesma coisa, não precisa nem sem em jogos

vi também que a VGA roda em x4, porém, como acontece com a integrada também, descartei isso

 

agora por ultimo, tentei diminuir a memória pra 3200(e outras opções que a msi da pelo xmp dela) mas as vezes nem liga e preciso resetar a BIOS, já que o processador suporta 3200, talvez seja o clock da memória?

talvez o monitor que seja zoado? ou a placa-mãe?

 

Enfim, não sei se fui bem claro, mas se alguma alma bondosa tiver disponibilidade de me ajudar, agradeço.

se precisarem de algum print, por favor

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, xdelongedrew disse:

vi também que a VGA roda em x4, porém, como acontece com a integrada também, descartei isso

Isso é próprio da RX 6400 mesmo, é uma placa capada por natureza, tem barramento fisicamente x16, mas eletricamente x4, e você perde ainda mais desempenho em jogos por estar num sistema PCI-Express 3.0 em vez de 4.0.

 

Como está a saúde do seu SSD? Problemas de travamento geral no sistema as vezes estão relacionados com armazenamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Math.pi Eu atualizei a BIOS pra mais recente e ainda continua o problema, e também apos atualizar o processador não passa de 3.9ghz, ele limita o boost do processador. Então voltei pra uma mais antiga pra poder ir até 4.2ghz

Mas vou fazer esse teste que você me indicou e volto com resultados.

@GuilhermeGB Sim, eu pesquisei sobre, até pensei que poderia ser a placa-mãe ou algo assim, mas é x4 e tenho que aceitar. Na hora da compra fui pelo custo/benefício mesmo, acabei errando. Onde posso verificar a saude do SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar, há também o Crystal disk mark, que mede a leitura e escrita do SSD/HDD. Seu SSD é um Kingston a400, modelo low end conhecido por ficar lento com o tempo, talvez tenha de trocar ele por um outro, na minha opinião se as velocidades estiverem abaixo da média, é ele o culpado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox Estou fazendo o teste agora, já informo.

Segue o resultado

 

Captura de tela 2024-04-17 110008888.png

Vou atualizar a BIOS e colocar as memórias nessas frequencias e volto com o resultado também.

Eu sinceramente, não aguento mais isso.

31 minutos atrás, Pedro Math.pi disse:

@xdelongedrew Bom dia. Atualize a BIOS. Teste a memória em 2666MHz e em 2933MHz.

Fiz isso agora, como mencionei, o processador não passa de 3.9ghz, testei as duas frequencias e sem sucesso. Ainda também o pc trava, desliga o monitor e volta ao normal. Tive uma queda enorme de fps no cs2 também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, xdelongedrew disse:

@Luqzao ta complicado, eu pensei em trocar peça por peça, começando com 2 memórias 3200 e uma placa-mãe b450, a VGA não é pois até com a integrada acontece isso...

não acha que assim irá gastar muito mais dinheiro? Eu aconselho você ir a um tecnico, apresentar o problema. Ele irá testar todas as possiblidades com peças e te apresentar o problema direto, você irá economizar mais. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xdelongedrew realmente não será possível dar um diagnóstico "online", precisará de alguém que tenha possibilidade de testar as peças individualmente. 

 

Mas uma coisa que eu acho que ninguém se atentou em perguntar: qual é a marca e modelo dessa fonte aí?

1 hora atrás, xdelongedrew disse:

Fonte 450w

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, GuilhermeGB disse:

@xdelongedrew realmente não será possível dar um diagnóstico "online", precisará de alguém que tenha possibilidade de testar as peças individualmente. 

 

Mas uma coisa que eu acho que ninguém se atentou em perguntar: qual é a marca e modelo dessa fonte aí?

 

 

agora, Pedro Math.pi disse:

@xdelongedrew Que fonte é essa?

a fonte é essa

image.thumb.png.713cd976595acddeafb56525184053a8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Eu limitei pelo radeon chill o fps para 151 nos jogos e fica melhor, mas não da pra jogar ainda. Em mapas leves ele fica ok, mas em meio trocações ele vai pra 130 e tem muito stuttering, eu sei que o fps não tem que ficar tão alto, porém, mesmo baixando ele ainda acontece. Quando eu limito pra 75  ele roda liso, a freq da cpu cai pra 3.2, a utilizacao da gpu cai pra 60, 50 e fica extremamente liso. porém tem o tearing, rasgos na tela e etc... 

antes de atualizar a BIOS o processador ficava sempre em 4.2ghz com o boost, mesmo com 200 fps ainda tinha stuttering, apos atualizar a BIOS (esta limitando o boost) fica em 3.9. fps alto e ainda sim o problema continua

porém ao limitar pra 75 diminui drasticamente o uso da cpu e ele roda sem problemas.

pode ser a fonte?

Quando eu limito pra 120 fps ele fica cravado, porém, stuttering absurdo e a frequência da cpu fica no maximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Math.pi Não tenho nenhum amigo aqui onde eu moro ou conhecido pra isso, mudei recentemente... só levando em uma assistência mesmo e deixando o pc lá pra eles fazerem os testes, mas sabe como eles são...

Vou tentar sem o sdd, já informo.

Problema ainda persiste, o mouse não desliza "liso" ele vai engasgando, sabe?

 

Não sei se o link está correto, mas no Vídeo mostra mais ou menos o que acontece tanto na BIOS, quanto na area de trabalho e em jogos. combinado com tudo o que falei acima

detalhe que no valorant, mesmo com 250 220 estáveis, ainda acontece isso, mas não é tão visivel quanto em outros jogos.

https://imgur.com/a/VmjKUQB

 

 

quando eu utilizo o FSR da amd (GERAÇÃO DE QUADROS) o problema some também. O fps vai pra 270 e não há nenhum problema com stuttering, porém, o inputlag deixa injogável

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox Eu mudei recentemente e o pc é a unica coisa que tenho por aqui, vida de universitario é tenso HAHA, nem tv possuo. eu pensei nessa possibilidade do monitor, estou utilizando o CRU e testei varios modos e resoluções, mesmo em 60hz e 75 e ainda acontece as mesmas coisas... ja testei outro cabo HDMI também não resolveu. O monitor é de baixissima qualidade mesmo, me quebrou um galho na hora pois estava com orçamento limitado. Eu ia comprar um 144hz essa semana mesmo, até pensando que o problema seria isso, mas estou com medo de gastar esse dinheiro e ainda continuar com o problema.

Mas também tem a parte que, se não for o monitor, poderei configurar pra 75hz, utilizar o freesync e jogar assim...

Mas o monitor pode realmente causar esses problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, relendo seus posts o problema parece ser visual, não há temperaturas altas, problema com ram, nem SSD lento então eu digo que há uma possibilidade de ser o monitor, conhece alguém que tenha monitor/tv e que te deixaria testar? 

Realmente como dito acima, se isso não ser resultado melhor tentar ir numa assistência técnica de confiança já que o nível de ajuda que conseguimos online é limitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xdelongedrew mas esse limite de 3,9GHz fica em todas as situações ou somente em testes de estresse? Porque o turbo de 4,2GHz só ocorre mesmo em tarefas um pouco mais leves, mas conforma a carga no processador aumenta, o turbo também é reduzido, é um comportamento normal de qualquer CPU com esse tipo de tecnologia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!