Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa de vídeo até R$ 2.000,00


Posts recomendados

CPU: Ryzen 5 5600g (Com o Cooler que veio do processador)
Memórias: XPG Gammix D35 2x8gb 3200MHz
Fonte: Pichau Nidus 500w

Motherboard: Gigabyte b550m Aorus Elite

 

Estou usando o computador á trabalho. Ás vezes uso o premiere para edição de vídeos, mas frequentemente uso o OBS. Além disso, seria interessante ser bom pra uso casual também.

Entretanto, não estou podendo gastar muito mais que 2000 reais nela, então é nessa faixa de preço. Vi recomendações como a RTX 3060, ou a RX 6600 (E a versão XT dessa, porém ela tá atualmente um pouco absurda em questão de preço e meio rara também), ou também a GTX 1650 Super.

 

Ando bem indeciso. Sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra trabalhar no PC, uma placa da NVIDIA é obrigatória, tem um suporte muito mais amplo e otimizado. Placas AMD só são boas para jogar mesmo. A RTX 4060 é uma das melhores opções de placas novas que vai conseguir até R$2.000. O diferencial de uma placa RTX 4000 é que você terá acesso a todos os recursos mais recentes, como o suporte a aceleração de AV1 via NVENC e melhores tecnologias para aceleração de Inteligência Artificial.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tinha muita noção que a RTX 4060 era nesse preço, jurava que era mais cara.

https://a.co/d/iiZJ0hB

Essa parece uma boa opção?

 

E outra. Não tem risco de gerar gargalo com meu processador? Não entendo muito sobre o que pode gerar gargalo ou não.

Gostaria de saber no geral o que eu devia saber antes de comprar algo tão caro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, armarium disse:

Não tinha muita noção que a RTX 4060 era nesse preço, jurava que era mais cara.

https://a.co/d/iiZJ0hB

Essa parece uma boa opção?

É uma boa opção, só não compre por ai. Espera uma live de promoção da Kabum ou dos outros mercados, que você sempre consegue um preço ótimo. Mas hoje por exemplo, você encontra uma Triple Fan por 1959 na Terabyte.

 

4 minutos atrás, armarium disse:

E outra. Não tem risco de gerar gargalo com meu processador? Não entendo muito sobre o que pode gerar gargalo ou não.

Gostaria de saber no geral o que eu devia saber antes de comprar algo tão caro.

Gargalo você não vai ter, pode ficar tranquilo, mas se não tem experiência de comprar coisa usada, eu não recomendo. A chance de pegar uma que foi usada em mineração e você nem saber testar pra ver se ela foi ou não usada nisso, é bem grande, fora que é uma placa mais antiga que a 4060 e com tecnologias inferiores a ela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@armarium o que você vai jogar no seu PC, exatamente? Existem combinações de hardwares que podem ter gargalo em alguns jogos e em outros não, depende de como caso jogo funciona e também de como cada usuário prefere jogar. Existir gargalo ou não nem sempre é problema, o maior problema é quando existem gargalos óbvios, tipo você combinar uma placa de vídeo atual com um processador de 10 anos atrás. Nesse caso em específico, você teria uma placa de vídeo que atende os requisitos de praticamente qualquer game atual, e um processador que está bem abaixo do requisito mínimo, então logicamente você ficará impedido de rodar vários dos games por conta do processador ser muito fraco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Middoken disse:

É uma boa opção, só não compre por ai. Espera uma live de promoção da Kabum ou dos outros mercados, que você sempre consegue um preço ótimo. Mas hoje por exemplo, você encontra uma Triple Fan por 1959 na Terabyte.

Certo, vou manter isso em mente. Geralmente compro da Amazon porque lá tenho frete grátis, mas talvez seja uma opção melhor por lojas especializadas mesmo. Sempre olho na Kabum ou na Pichau, mas os preços por lá ás vezes tão caros junto com o frete.

25 minutos atrás, Middoken disse:

Fora que é uma placa mais antiga que a 4060 e com tecnologias inferiores a ela.

Mas, a que eu mandei não é uma 4060 na mesma?

21 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@armarium o que você vai jogar no seu PC, exatamente? Existem combinações de hardwares que podem ter gargalo em alguns jogos e em outros não, depende de como caso jogo funciona e também de como cada usuário prefere jogar.

Cara, pior que os jogos que eu jogo nem têm requisitos tão altos assim. O jogo mais pesado que eu teria creio que seria Just Cause 3, ou Palworld. Como eu disse, tenho um Ryzen 5 5600g, que ouvi dizer que é um processador bem decente por si só. Levando em conta o que tu disse, não parece que vai dar tanto problema então, mesmo pra gravação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@armarium para esses tipos de jogos não terá problema mesmo não, não faria diferença na prática se você tivesse um processador mais forte. Eu joguei umas 80 horas de Palworld na época do lançamento pelo Game Pass no meu Ryzen 5 3600 com a GTX 1660 Ti, posso dizer que até aquela época estava claro que o jogo ainda precisava ser bastante polido, o maior problema que enfrentei foi a falta de otimização do lado da placa de vídeo. Depois de alguns minutos jogando parece que o uso de memória de vídeo estourava, o FPS caia lá pra baixo (abaixo de 30) em áreas específica, independente da qualidade gráfica, só resolvia voltando pro menu principal e recarregando o save. Fora os vários problemas de stuttering que é comum na maioria dos games feitos na Unreal. Mas colocando na configuração gráfica certa meu PC conseguia rodar bem perto dos 60 FPS, a RTX 4060 poderia rodar na qualidade máxima a 60+ FPS sem nenhum problema.

 

Tenho um vídeo aqui que fiz no fim de janeiro:

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, The_TurnipHead disse:

@GuilhermeGB minha configuração é bem parecida com a do tópico aí, ela é:

5600g

B450m ds3h V2

32 gb 3200mhz Cuso

E futuramente quero pegar uma 4060 também, mas minha maior dúvida é a fonte, será que vale a pena a Pichau Nidus 550?

Não é uma fonte ruim, mas é só uma fonte de entrada simples, eu só recomendaria para PCs com apenas vídeo integrado. Eu vi o teste dela no TecLab, ela apresentou bons resultados nos testes práticos, mas na parte interna é possível ver que usa componentes de baixo custo no secundário e tem um projeto simples com regulação em grupo. 

 

Mas resumindo: se você já tiver a fonte, OK, não vai danificar o PC. Se for comprar nova, sugiro investir em uma opção melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Ô louco, se com uma 1660 ti rodou lisinho assim como no vídeo, com uma 4060 então ficaria incrível. Tá quase decidido que vou pegar a 4060 então, fui convencido

 

Só tenho uma outra dúvida. Percebi durante a pesquisa que existem versões com múltiplos fans, e os de 1 fan são mais baratos. Eles fazem muita diferença? Meu pc tem 5 coolers, 1 traseiro, 3 frontais e 1 no processador, nenhum deles tão potente. Só me pergunto se tem risco de esquentar muito.

 

13 minutos atrás, The_TurnipHead disse:

Mas minha maior dúvida é a fonte, será que vale a pena a Pichau Nidus 550?

Cara, eu tenho usado a Nidus 500 faz uns 4 meses, têm sido muito satisfatório, não tenho o que reclamar. A 550 então deve ser ainda melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB ainda não tenho a fonte, qual você me recomendaria? Eu tinha preferência de fontes até no máximo 300, não tô podendo gastar muito, mas se tiver alguma recomendação nessa base, nem que passe um pouco, o que me aconselharia? 

Só me falta a fonte pra poder finalmente montar o Pc (com o vídeo integrado ainda, a placa de vídeo provavelmente só entra lá pro fim do ano ou ano que vem)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, armarium disse:

 

Cara, eu tenho usado a Nidus 500 faz uns 4 meses, têm sido muito satisfatório, não tenho o que reclamar. A 550 então deve ser ainda melhor.

Esse modelo de 500w da Nidus pelo que eu sei é bem recomendado, mas não achei mais pra vender, maioria dos lugares é fora de estoque. Como o colega falou, se você já tem ela nem precisa mudar, até por que como você mesmo disse, tem 4 meses de uso. Se fosse uma fonte redragon, gigabyte, duex ou aerecool, ai seria outra parada kkkkk.

 

13 minutos atrás, The_TurnipHead disse:

ainda não tenho a fonte, qual você me recomendaria? Eu tinha preferência de fontes até no máximo 300, não tô podendo gastar muito, mas se tiver alguma recomendação nessa base, nem que passe um pouco, o que me aconselharia? 

Só me falta a fonte pra poder finalmente montar o Pc (com o vídeo integrado ainda, a placa de vídeo provavelmente só entra lá pro fim do ano ou ano que vem)

Não tenho certeza de qual o colega vai recomendar, mas normalmente todos recomendam a 500w Cooler Master 80 Plus Bronze.

 

Até uma 450w supriria muito bem uma 4060, mas infelizmente ela não tem mais em estoque pra ser vendida. Talvez no mercado livre você encontre, mas não tem como saber se é usada, como um colega comento em outro tópico...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Middoken disse:

Esse modelo de 500w da Nidus pelo que eu sei é bem recomendado, mas não achei mais pra vender, maioria dos lugares é fora de estoque. Como o colega falou, se você já tem ela nem precisa mudar, até por que como você mesmo disse, tem 4 meses de uso. Se fosse uma fonte redragon, gigabyte, duex ou aerecool, ai seria outra parada kkkkk.

Tenho apreciado bastante ela, especialmente por ser bivolt. Saí de uma fonte fuleira sem marca pra ela, tô bem satisfeito kkk. Comprei em dezembro, então acho que deve ter esgotado mesmo.


Fora isso, essa fontes que você citou são ruins? Estranhei porque tem umas marcas de renome ai, tipo Redragon e Gigabyte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, armarium disse:

Tenho apreciado bastante ela, especialmente por ser bivolt. Saí de uma fonte fuleira sem marca pra ela, tô bem satisfeito kkk. Comprei em dezembro, então acho que deve ter esgotado mesmo.


Fora isso, essa fontes que você citou são ruins? Estranhei porque tem umas marcas de renome ai, tipo Redragon e Gigabyte

Redragon na fabricação de componentes nunca foi muito bem falado, só se salva em algumas ventoinhas ou algum Air Cooler, talvez gabinete. Mas quando falamos de fonte, elas são de uma qualidade péssima mesmo. Em relação a periféricos, no qual eles são mais conhecidos, é uma marca WhiteLabel, ou seja, compram produtos de baixa qualidade da China e só colocam a logo deles por cima, inclusive se você se perguntar por que o teclado Kumara da Redragon vem com switches extras, é justamente por causa disso, estragam fácil xD. Existem exceções sim, como alguns Headsets com uma qualidade boa de Earpads e uma longevidade OK, ou o mouse M711 Cobra que dura por um tempo até que considerável, mas fora isso, não compensa não.

 

Já a gigabyte eu não tenho tanto conhecimento sobre pra falar a verdade, sei que em placas de vídeo fazem um trabalho aceitável, talvez em monitores.... Mas com relação as fontes atuais, passe longe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, armarium disse:

Só tenho uma outra dúvida. Percebi durante a pesquisa que existem versões com múltiplos fans, e os de 1 fan são mais baratos. Eles fazem muita diferença? Meu pc tem 5 coolers, 1 traseiro, 3 frontais e 1 no processador, nenhum deles tão potente. Só me pergunto se tem risco de esquentar muito.

Placas com 1 fan podem esquentar um pouco mais, e a fan também vai precisar girar mais rápido pra manter a temperatura. Para esse tipo de placa é melhor procurar modelos com pelo menos 2 fans. Claro que fan não é tudo, a construção do sistema de refrigeração como um todo é o que faz diferença.

 

A questão dos fans do gabinete, o mínimo é fazer um bom air flow para manter a temperatura interna do gabinete dentro de um limite aceitável para não superaquecer os componentes. Tudo que está lá dentro está gerando calor o tempo inteiro, esse calor precisa sair para o ambiente em forma de ar quente e entrar um novo ar frio, se não vira uma estufa.

 

2 horas atrás, armarium disse:

Estranhei porque tem umas marcas de renome ai, tipo Redragon e Gigabyte

Até dá pra entender sobre a Gigabyte que tem uma certa reputação por atuar há vários anos no mercado, mas Redragon? Ela só ganhou popularidade nos últimos anos, porque é uma marca chinesa que vende todo tipo de hardware/periférico para PC e de baixo custo, então "caiu no gosto do povo". Ela tem sim muitos produtos decentes e baratos, aquilo que não traz risco para o seu PC até vale a pena ser comprado, mas com ressalvas, porque tem chance de não durarem muito. Fonte é algo que não vale a pena arriscar.

 

A Gigabyte também é uma marca que até tem alguns produtos decentes, tem produtos na linha high-end e tal, mas tem alguns que são de baixa qualidade também. Pelo menos em questão de fonte ela tem seus modelos high-end (que acredito que são pouco encontrados aqui no Brasil), mas a linha de menor custo dela é melhor ficar longe. 

Com relação a fontes, não dá pra confiar só em marca, tem que pesquisar a respeito de cada modelo. Até porque hoje a grande maioria das fontes é fabricada por meia dúzia de empresas chinesas, as empresas tem certos projetos de fontes que outras marcas podem modificar e revender com sua etiqueta. Existem diversas fontes baratas que usam o mesmo projeto como base, só com modificações específicas, inclusive a Pichau Nidus é uma delas. A Nidus antiga era baseada em um projeto da CWT chamado de GPT500S, que também era usado pela DeepCool DA500 (segundo review do TechPowerUp). Por isso que tem tanta marca de fonte hoje, está bem mais fácil entrar nesse mercado, e por isso mesmo até empresas brasileiras, como a Pichau, entraram nessas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2024 às 13:35, Middoken disse:

Já a gigabyte eu não tenho tanto conhecimento sobre pra falar a verdade, sei que em placas de vídeo fazem um trabalho aceitável, talvez em monitores.... Mas com relação as fontes atuais, passe longe.

 

Em 18/04/2024 às 16:36, GuilhermeGB disse:

Placas com 1 fan podem esquentar um pouco mais, e a fan também vai precisar girar mais rápido pra manter a temperatura. Para esse tipo de placa é melhor procurar modelos com pelo menos 2 fans. Claro que fan não é tudo, a construção do sistema de refrigeração como um todo é o que faz diferença.

A Gigabyte também é uma marca que até tem alguns produtos decentes, tem produtos na linha high-end e tal, mas tem alguns que são de baixa qualidade também. Pelo menos em questão de fonte ela tem seus modelos high-end (que acredito que são pouco encontrados aqui no Brasil), mas a linha de menor custo dela é melhor ficar longe.


Já fiquei um pouco preocupado com vocês falando Gigabyte kkk já que a minha placa-mãe é dessa marca.

Aproveitando que estamos falando de marcas, quando eu for comprar a placa de vídeo (Que provavelmente não demorará muito), quais marcas vocês recomendariam?

Tenho visto várias ofertas interessantes, mas devido ás várias marcas diferentes, não sei qual seria uma boa opção.

 

Aqui estão algumas ofertas que achei:
https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-gigabyte-GeForce-RTX-4060-windforce-oc-8gb-gddr6-128-bit-gv-n4060wf2oc-8gd
https://www.kabum.com.br/produto/501568

https://www.kabum.com.br/produto/476913

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25238/placa-de-Vídeo-gigabyte-nvidia-GeForce-RTX-4060-gaming-oc-8g-8gb-gddr6-dlss-ray-tracing-gv-n4060gaming-oc-8gd?p=1360309

 

PS: Desculpa a demora á responder, acabei esquecendo de verificar o e-mail

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, armarium disse:

Já fiquei um pouco preocupado com vocês falando Gigabyte kkk já que a minha placa-mãe é dessa marca.

Cara, varia muito, não quer dizer que tudo que é Gigabyte não presta, tem um ou outro produto que pode te dar uma dor de cabeça, mas nem sempre também. O PC que eu trabalho, que é um PC simples, tem placa-mãe Gigabyte, e está "vivo" há mais de 10 anos.

 

2 horas atrás, armarium disse:

Aproveitando que estamos falando de marcas, quando eu for comprar a placa de vídeo (Que provavelmente não demorará muito), quais marcas vocês recomendariam?

Tenho visto várias ofertas interessantes, mas devido ás várias marcas diferentes, não sei qual seria uma boa opção.

 

Aqui estão algumas ofertas que achei:
https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-gigabyte-GeForce-RTX-4060-windforce-oc-8gb-gddr6-128-bit-gv-n4060wf2oc-8gd
https://www.kabum.com.br/produto/501568

https://www.kabum.com.br/produto/476913

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25238/placa-de-Vídeo-gigabyte-nvidia-GeForce-RTX-4060-gaming-oc-8g-8gb-gddr6-dlss-ray-tracing-gv-n4060gaming-oc-8gd?p=1360309

Se você achar que o visual não vai ficar muito distante do restante do seu PC, entre as dual fan acho que não teria muita diferença entre os modelos, se tiver interesse pode procurar os reviews de cada uma. O modelo triple fan da Gigabyte seria a que trabalharia de forma mais silenciosa, já que o trabalho de resfriamento estará distribuído em 3 fans em vez de 2, ela só custa um pouco mais e também é um pouco maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!