Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador demorando muito para iniciar com SSD - Com log de inicialização


Posts recomendados

Pessoal, o computador do meu pai está demorando muito para iniciar. Até cogitei formatar, mas tem muitas configurações de programas que ele usa, então quero esgotar as tentativas primeiro.

 

O computador é um i3 8100, 8gb DDR, com SSD Kingston A410 de 480gb. Está com 250gb livres.

O computador demora em torno de 3~4 minutos para iniciar, ficando nessa tela preta da imagem em anexo.

Quando formatei, deixei apenas o SSD ligado, sem nenhum outro HD para não correr risco do Windows dividir os arquivos de inicialização. O problema começou alguns meses após a formatação.

Ja verifiquei a saúde do disco, fiz testes de benchmark e está tudo certo com o SSD. O computador inclusive está super rápido depois de inicializado.

 

Para tentar resolver o problema, desabilitei tudo do menu inicializar no gerenciador de tarefas, e não adiantou nada. Rodei chkdsk e vários outros comandos no dos e nada.

Resolvi baixar o programa Process Monitor para ver qual aplicação estava atrasando o boot do computador.


Para minha surpresa, o registro do programa só começou após os cerca de 3~4 minutos que o computador foi ligado, e a partir daí o computador levou apenas 40 segundos para carregar todas aplicações

O registrador começou em 15:12:46 e terminou o log em 15:13:33, só que o computador já havia sido ligado por volta de 15:09:00. Na coluna duration, não tem um processo que chega a 1s de duração.

Já não sei mais o que pode ser.

 

Alguém teria uma luz?

problema pc pai.jpg

captura1.JPG

captura2.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse a400 é um SSD de baixa qualidade da Kingston, em pouco tempo apresenta problemas ou deixa sua máquina mais lenta do que se usasse um HD, o que ocorreu no seu caso. Instale o aplicativo Crystaldiskinfo e envie um print para vermos como está a saúde dele. Qual sua placa-mãe? Provavelmente vai ter que comprar outra unidade de armazenamento como um NVMe ou HDD provisório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

Esse a400 é um SSD de baixa qualidade da Kingston, em pouco tempo apresenta problemas ou deixa sua máquina mais lenta do que se usasse um HD, o que ocorreu no seu caso. Instale o aplicativo Crystaldiskinfo e envie um print para vermos como está a saúde dele. Qual sua placa-mãe? Provavelmente vai ter que comprar outra unidade de armazenamento como um NVMe ou HDD provisório.

Mesmo sendo um SSD simples, o comportamento do OP não é normal. O correto seria acionar a garantia pro SSD se ainda estiver valendo ou restaurar o sistema para ver se não é mau funcionamento do próprio Windows.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho isso, o que acha de fazer formatação do windows? Já chegou a fazer alguma vez? Acho que deveria tentar fazer isso, como dito acima, antes de enviar para a garantia. Se isso não der certo,melhor  abrir um rma e enviar para a garantia, que talvez te dêem um modelo novo ou algo do gênero. E sua placa-mãe não suporta NVMe, então se quiser usar o Pc enquanto o SSD está fora, terá de pegar um HD ou SSD sata (tem algum de outro computador? Se tiver consegue usá-lo até que consiga o outro de volta) 

Mas se a formatação não resolver o problema, lembre-se de salvar seus dados em algum local seguro antes de enviar pra garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou testar outro HD.

Aproveitei o dia para dar uma limpeza na máquina dele, trocar o cooler, e uma coisa super estranha aconteceu.

O computador voltou a iniciar rápido, sem nem passar nessa tela que mandei a foto. Fui colocar a tampa e fechá-lo, e o problema voltou (nessa movimentação).

Arranquei uma das memórias, e o problema parou. Desliguei e testei a outra, parou também. Coloquei as 2 e voltou.

Depois disso voltei com somente uma e parou. Deixei o computador desligado por alguns minutos fora da tomada e quando fui religá-lo problema voltou.

Estou com dúvidas se é o SSD ou outro problema.

Quando funciona normal, ele já pula dessa tela preta e vai direto pra tela do Windows, carregando em poucos segundos. Parece que o tempo que o computador fica travado ele está procurando outras telas de boot. Nunca tinha visto problema parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, finalgd disse:

@RonaldoXbox

É uma H110M-K (corrigindo aqui, o processador é um i3 7100). Acabei de atualizar a BIOS e não resolveu.

No Cristal Disk Info está tudo certo. Segue foto.

 

Já conferi todas opções de fast boot na BIOS e já estão ativadas.

23.jpg

Esse print do crystal disk está bastante estranho. O programa não está revelando nem ao menos o TBW da sua unidade. Há chances desse SSD ser falso ou dele realmente estar dando defeito irreparável. Recomendo acessar o site da Kingston e checar se esse SSD é ao menos original, visto que os A400 são bastante pirateados atualmente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Necklace disse:

Esse print do crystal disk está bastante estranho. O programa não está revelando nem ao menos o TBW da sua unidade. Há chances desse SSD ser falso ou dele realmente estar dando defeito irreparável. Recomendo acessar o site da Kingston e checar se esse SSD é ao menos original, visto que os A400 são bastante pirateados atualmente.

Vou verificar!

Já peguei um SSD falsificado que uma amiga comprou. A cor e o selo holográfico da kingston eram bem diferentes do original. O selo desse é original. Se não me engano o comprei na Kabum.

A ausência do TBW é por causa da versão antiga do Crystal que estava na máquina. Peguei uma mais nova. Segue print.

231.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, finalgd disse:

Vou verificar!

Já peguei um SSD falsificado que uma amiga comprou. A cor e o selo holográfico da kingston eram bem diferentes do original. O selo desse é original. Se não me engano o comprei na Kabum.

A ausência do TBW é por causa da versão antiga do Crystal que estava na máquina. Peguei uma mais nova. Segue print.

231.jpg

Esses programas são meio inúteis para SSDs tirando a parte do TBW. Dificilmente um SSD tem bad block ou qualquer coisa do tipo. O que você pode fazer é:

Sempre que o sistema demorar pra bootar, você logo reinicia ele e entra no BIOS para ver se o SSD está sendo listado ou não.

 

Caso ele fique sumindo do BIOS, isso é mais um indício de que o armazenamento está morrendo.

Sempre que houver alguma instabilidade, verifique o BIOS.

Uma dúvida: tirando a demora na inicialização, ele apresenta alguma lentidão, congelamento ou algo do tipo?

 

Se você não quiser formatar o Windows, o que você pode fazer é simplesmente clonar o sistema atual para outro HD/SSD. Caso o problema persista, provavelmente será Windows corrompido ou alguma coisa que deixamos passar despercebido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Necklace disse:

Esses programas são meio inúteis para SSDs tirando a parte do TBW. Dificilmente um SSD tem bad block ou qualquer coisa do tipo. O que você pode fazer é:

Sempre que o sistema demorar pra bootar, você logo reinicia ele e entra no BIOS para ver se o SSD está sendo listado ou não.

 

Caso ele fique sumindo do BIOS, isso é mais um indício de que o armazenamento está morrendo.

Sempre que houver alguma instabilidade, verifique o BIOS.

Uma dúvida: tirando a demora na inicialização, ele apresenta alguma lentidão, congelamento ou algo do tipo?

 

Se você não quiser formatar o Windows, o que você pode fazer é simplesmente clonar o sistema atual para outro HD/SSD. Caso o problema persista, provavelmente será Windows corrompido ou alguma coisa que deixamos passar despercebido.

Fiz esse teste e o SSD sempre consta na lista. Em nenhum momento ocorreu intermitência dele.

Dentro do Windows a navegação é normal, super rápida, até mesmo o Crystal disk mark apresenta resultados esperados pra esse SSD (~500mb/s de leitura e escrita). Não ocorrem congelamentos.

 

É estranho parecer que tem alguma outra ligação do hardware com esse problema. Hoje cedo meu pai disse que ele iniciou rápido, sem passar por aquela tela preta que mandei a foto.

Vou realizar um teste com um HD sobressalente que eu tenho até providenciar outro SSD para fazer os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!