Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

sugestões sobre futuros upgrades


Ir à solução Resolvido por RonaldoXbox,

Posts recomendados

Olá.

 

Tenho um PC e estou em dúvida sobre futuros upgrades de Processador e Placa de Vídeo.

 

Setup:

- Ryzen 5 5600G;

- B450M Steel Legend;

- RX 580 8GB;

- 32GB de RAM (4*8GB);

- Fonte XPG Kyber SuperFrame 750w 80+ Gold.

 

Meta: Ryzen 9 5900x + RTX 4060.

 

O que me recomendariam trocar primeiro, o Processador ou a Placa de Vídeo?

Teriam alguma outra opção de Hardware melhor?

Acham que o restante está bom, ou algo a mais para melhorar?

 

Obs:.

O meu Pc é Full White, então gostaria de sugestões de Placas brancas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não achei review boa dessa fonte, só reclamação, eu trocaria ela primeiro.

Sua proxima compra seria uma rx 7600 XT white, acredito que é o melhor upgrade para seu kit visto que o item mais fraco do seu pc é a placa de vídeo.
tem a placa-mãe também, mas acho que só valeria a pena se fosse ir para um AM5.
outro seria um Ryzen x3d 5 ou 7, mas como o 5600G é bom você não vai ver muita diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Swalls eu vejo que as RX tem um alto consumo de energia, como essa fonte costuma a desligar em altos consumos de energia, n seria melhor uma NVIDIA?

@ChristianRJ2 o Ryzen 9 era mais por uma questão de um desempenho absurdo entende, aquele famoso quero 1000 fps, futuramente pretendo colocar um Ryzen 9 mas tudo no seu tempo, mas obrigado pela ajuda, vou focar mais na placa de vídeo primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Gustavo Navroski Bianchi 

Pretende usar programas de arquitetura 3D, renderizar projetos incrivelmente pesados ou executar o overclock extremo?

Se não vai usar pra nenhuma das acima ou coisas do gênero então para a plataforma am4 um Ryzen 5700x3d vai estar mais que perfeito, sendo a cpu mais forte zen 3 (tirando o 5900x que é um baita dinheiro posto no lixo por pouco performance a mais em jogos).

Se quer tanto desempenho bruto, deveria investir bastante na placa de vídeo, essa sim vai lhe dar os 1000 fps que almeja.

 

A NVidia tem domínio por mais ou menos 80% do mercado de vgas modernas, são melhores em questão de trabalhos que exigem o uso de cura cores (como por exemplo lives, edição de vídeo e coisas do gênero) também possuem drivers mais estáveis, mas perdem para a AMD em um ponto crucial para o gamer médio: o custo-benefício.

As placas deles são MUITO mais caras que as da AMD, mas hoje em dia AMD compete de cara com as placas de vídeo mais modernas da NVidia custando, normalmente, muito menos. Claro, eles ainda estão crescendo no mercado de placas de vídeo (NVidia tem quase 30 anos, AMD não fez 10 produzindo GPUs se não me engano) então suas placas ainda tem defeitos, como instabilidade de drivers, baixa performance fora de games e esse tipo de coisa, mas estão muito melhores atualmente e só perdem na questão fora de jogos. Algumas placas deles consumem mais, então depende do seu bolso talvez uma Radeon valha mais a pena, talvez uma RTX.

 

Qualquer dúvida restante basta perguntar!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Navroski Bianchi uma diferença de 25W, ela tem 16gb VRAM também.
a RTX 4060 TI é uma boa escolha também e tem um poquinho mais de performance, porém enquanto a rx 7600 XT custa 1700-1800 reais a RTX 4060 TI custa 2500- 2700.

A 7600 vai ter ganho em jogos mundo aberto pela quantidade de vram e a RTX vai ter vantagem em jogos fps.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @Swalls  disse, essa fonte seria uma boa trocá-la, principalmente por ela estar desligando em alto consumo, que não deveria, e pode causar problemas para você 

Sobre um "máximo desempenho" placa de vídeo é bem mais importante que processador, e para melhor desempenho em jogos, seria melhor um 5800x3d, até um 5600 com uma 4070(fazendo um equilíbrio de orçamento) traria mais desempenho, uma Radeon também seria uma ótima opção, como a 7800XT ou a 7600xt mesmo como o @RonaldoXbox disse

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox obrigado pela ajuda, estou analisando uma placa de vídeo, porém acho q vou manter o mesmo processador e quem sabe futuramente ir para um setup AM5.

 

@Swalls dei uma pesquisada e vi que a XT 16GB custa uns 2500 a 3000, neste caso acho que por se tratar de uma placa com mais VRAM compensa pagar seus 2500 a 3000.

E como disse ao @RonaldoXbox vou manter o mesmo processador já que ele tem um ótimo desempenho.

@ChristianRJ2 sobre a fonte, fui verificar mais a fundo e realmente ela é um perigo ao setup em casos de extremo uso, estou providenciando a devolução por arrependimento, tenho uma outra 500watts que supre bem até que eu efetue a compra da placa de vídeo e troque a fonte novamente, qual fonte me indica entre 650 a 750watts?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Depende da sua configuração futura, 650w de uma fonte boa já aguenta setups bem high end. Primeiramente precisa decidir em qual placa de vídeo vai investir aí decidimos num modelo de fonte de qualidade.

Eu analisei bem, mesmo sendo mais caro, vou investir em um 4060 dentro dos próximos 3 meses, a maioria dos review entre 4060 e 7600, a 4060 se mostrou mais estável e como recentemente troquei algumas peças do meu pc tenho um outro quase inteiro que pretendo colocar a minha rx 580 e um novo processador para vende-los e pretendo colocar minha 500w pra rodar este outro pc, compro mais uma de 500w pro pc novo ou ja pulo pra 650w?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

500w já estará mais que perfeito, seu Pc não irá consumir mais que 300w então uma com 450w de qualidade já aguentaria, mas o modelo mais recomendado atualmente está em falta, então a melhor opção atualmente seria este, que é da mesma linha que a de 450w ou seja possui ótima qualidade.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RonaldoXbox disse:

500w já estará mais que perfeito, seu Pc não irá consumir mais que 300w então uma com 450w de qualidade já aguentaria, mas o modelo mais recomendado atualmente está em falta, então a melhor opção atualmente seria este, que é da mesma linha que a de 450w ou seja possui ótima qualidade.

Provavelmente vou comprar esta para meu pc e usar a outra no pc de venda. Obrigado pela força.

3 horas atrás, R Nicolas disse:

@Gustavo Navroski Bianchi o vrm dessa placa-mãe suporta um Ryzen 9? Pensei que questão de vrm r9 seria apenas para b550 por ter um vrm melhor 

Cara até onde consultei no site da ASRock, suporta sim, eles tem na aba de suportes, tudo que a placa-mãe consegue aguentar.

imagem_2024-04-23_221823991.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suporta no sentido de compatibilidade, de encaixar no soquete e dar vídeo, mas não suporta do sentido de a cpu ser forte demais para a placa, fazendo com que os vrms esquentem muito se for mal projetada o que vai diminuir a vida útil da placa-mãe ou que estrague muito rápido ou apresente outros problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox uma b450m msi pro vdh tem um construção boa para aguentar processador parrudo? Vi gente falando que msi e tuf da pau ma steel legend 

@RonaldoXbox pois é, era isso que eu rava falando, suporta não quer dizer que a placa vai aguentar 

@Gustavo Navroski Bianchi mano não foca em processadores agora, foca somente na placa de vídeo, esse processador ai ja é muito bom, ai dps tu bota um Ryzen 7 5700x3d

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@R Nicolas Cara, a única coisa que eu me arrisco é no XMP das memórias RAM, tenho medo de mete um OC em GPU ou CPU e dar alguma **********, como eu só jogo os jogos em gráficos baixos, pra mim não influencia muito e como vou alterar a placa de vídeo vou poder jogar os futuros jogos em gráficos baixo e os antigo em alguns gráficos melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia em peças modernas, não, não vale nem um pouco a pena. Over precisa de peças boas, arrefecimento bom e que não mexa com tensão que aí pode danificar a cpu.

Basicamente você aumenta um tiquinho o clock e dá no máximo uns 10% a mais de performance (no máximo do máximo e isso é muito improvável de acontecer) o que é ínfimo. No futuro para que jogos rodem melhor em hardware fraco, geração de quadros por meio de IA vai ser muito importante. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espere um pouco, essa da Tuf vale muito a pena mas está com preço alto, de 500 pra baixo é um valor justo. Xmp pode ativar em qualquer placa-mãe, até as white label. Vai usar placa de vídeo dedicada com esse 5600g ou não? Depende do que jogar, se forem jogos do tipo fps vai impactar a performance bastante está troca para o 5700x3d.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoXbox eu vou pegar o 5600g, por que so vou pegar placa de vídeo próximo ano, mano vi aqui em um outro post que não é recomendo colocar r7 ou r9 nessa a520, o que q tu acha, eu so pretendo colocar ai, no máximo do máximo um r7 5700x3d ou o 5800x3d

@RonaldoXbox https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1617216-placa-m%C3%A3e-ASUS-a520m-plus-ii-%C3%A9-uma-boa-op%C3%A7%C3%A3o-para-usar-com-Ryzen-9-5900x/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!