Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, eu jogo valorant, cs2 e lol. acontece que quando eu desligo o vsync o fps fica muito algo, mas as vezes da umas lagadas no jogo.

e quando eu ligo o vsync o jogo trava em 144 fps, que é a frequência do meu monitor,e fica muito mais fluido e suave a jogabilidade e sem travamentos. 

porém vi que em jogos competitivos, ex: valorant cs2. é melhor vsync off, mas quando eu deixo off, fico com fps alem de 144 mas o jogo fica dando umas travadas... ai eu ligo o vsync e o jogo fica com fps 144, mas fica fluido e sem travamentos

isso é um problema, tem desvantagem o vsync on em fps?

meu monitor tem gsync. porém ja testei desativado e ativado, o problema ainda persiste.

( uso o monitor em 144hz e não 165hz) 

Captura de tela 2024-04-26 205425.png

Postado

Tenta desligar o vsync e travar o fps a 144 ou um pouco mais, para ver se continua com as quedas de fps

• Moderador
Postado

@paulo gabriel peixoto Tá tentou configurar no painel nvidia, o vsync para o modo "adaptativo" ?    Tente combinar o g-sync do monitor com o vsyca adaptativo na configuração da nvidia

Particulamente eu jogo a maioria dos meus jogos com vsync mesmo, travo em 75fps pois é a frequência do meu monitor e dificilmente meu jogos caem a baixo de 60 fps.  Se tiver com problemas de lag input.. ve se o jogo tem compatibilidade pelo modo de latencia baixa  configurado para ultra.  

Tenta ver se o valorant suporta o nvidia reflex...  pode ser que ajude.

Postado

no caso eu ativo o modo adaptativo no painel da nvidia, e o gsync do monitor tmb?, então, o fps com o vsync of, não cai de 144, mas mesmo assim da as travadas...

eu acredito que isso não seja normal correto? ele não tinha que fluir normal mesmo com o vsync off?  

image.png.c4022a85a31ca5a5dacf0f112283b1e6.png

• Moderador
Postado
1 hora atrás, paulo gabriel peixoto disse:

fps com o vsync of, não cai de 144, mas mesmo assim da as travadas...

Isso acontece, porque em algum momento, o fps cai abaixo da frequência do monitor..  mesmo "estando mostrando com valor alto".  e dá essa engasgada.  O Vsync adaptativo ativa o vsync quando tem taxa alta, mantendo a consistencia da cena deixando liso, fluido, simplesmente desliga o vsync quando a taxa de quadros fica abaixo da frequência do monitor..  ou seja, ele se adapta a frequência,   e usar com o gsync ativo, pode ajudar, pois essa tecnologia é justamente para sincronizar a frequência dinamicamente.  No caso ali, você ativa o modo "adaptável" nas opções.

Além disso, testa também, ativar o modo de latencia baixa em "ultra"    na maioria dos jogos FPS isso ajuda a manter o lag input bem baixo ou  nulo.

Postado

no caso eu ativo o vsync e ativo o o modo de latencia baixa em "ultra da nvidia? 

testei com o nvidia latencia on + boost no valorant, com o vsync off, e melhorou bastante, mas ainda sinto que não está 100% fluido, igual usar o vsync on.

no caso eu testo vsync adptativo+gsync on, com o modo latencia on + boost?

• Moderador
  • Solução
Postado
2 horas atrás, paulo gabriel peixoto disse:

no caso eu testo vsync adptativo+gsync on, com o modo latencia on + boost?

Sim, faz esse teste.   você vai ter que ir por eliminação..

como eu não tenho monitor gsync e nem jogo o valorant, não posso testar isso.

A principio vsync adaptativo + gsync do monitor já dá uma melhorada legal nos jogos.   se usar o modo latencia baixa em ultra + boost, pode ser que fique melhor, afinal esse modo de latencia baixa no ultra serve justamente para corrigir o input lag, ocasionado pelo vsync "on", mas como  você vai usar no modo adaptativo, ele não causa impacto no input lag como o vsync normal.. mas é como eu sempre digo, é melhor previnir do que remediar.. ativando esse latencia baixa, pode ser interessante...  mas tens que testar isso, por em prática, só assim poderemos saber...  caso funcione,  seu tópico fica como referência para esta dúvida.

Postado

Que estranho ver fps cair ao ligar o vsync. Comigo sempre foi o contrário. Daí quando ligo o vsync o jogo fica pesadão e mais lento. Por isto a anos jogo sempre com o vsync desligado.

• Moderador
Postado
1 hora atrás, ParadiseLost disse:

Daí quando ligo o vsync o jogo fica pesadão e mais lento.

Isso eu considero estranho.   O Vsync corrige o problema de Screen tearing, quando não usa um monitor com Freesync ou G-sync.  O maior problema dele quando se joga jogos competitivos é o input lag.  Mas isso se resolve usando o modo adaptativo junto com o latencia baixa no ultra. 

o Vsync não era pra deixar "pesado e lento",   você tem a impressão que fica lento, porque ele limita o fps para a frequência do monitor , jogar com o vsync off, deixa o fps desbloqueado, porém dá Screen tearing, que é muito ruim de ver.  Por isso, eu particularmente jogo com o vsync ligado, e não me importo do lag input, que por sinal eu nem sinto a diferença( não jogo jogos competitivos)..  mas os jogos normais como the witcher 3, no mans sky, street fighter, MK dentre outros.. fica tranquilo de jogar

• Curtir 1
  • DiF alterou o título para vsync desativado no Valorant causa lag as vezes

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!