Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hardware

Processador: Processador AMD Ryzen 5 5600, 3.5GHz (4.4GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, 100-100000927BOX

Escolhi AMD pelo custo-benefício maior e esse processador em específico pelo fato de não gargalar tanto a 3060 e vir com pcie4.

Cooler: Processador AMD Ryzen 5 5600, 3.5GHz (4.4GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4, 100-100000927BOX

O cooler vai ser com o que vir com o processador. Se não for suficiente, compro um melhor.

Placa de vídeo: Placa de Vídeo INNO3D GeForce RTX 3060 TWIN X2, 12GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing, N30602-12D6-119032AH

Minha escolha de ir de Nvidia foi devido aos cuda cores. Única possível mudança seria comprar uma 4060, porém não parece valer muito a pena

placa-mãe: placa-mãe Gigabyte B550M DS3H AC, Wi-Fi, Chipset B550, AMD AM4, mATX, DDR4

A placa-mãe foi pelo fato de ter Wi-Fi e bluetooth, eu queria a MSI B550M PRO-VDH WIFI Micro ATX AM4, porém ela esta fora de estoque na Kabum e Terabyte, e na Pichau ta por mais de mil reais, única loja que ta por um preço bom é a Gigantec que não sei se posso confiar. Também pensei em comprar uma sem Wi-Fi e bluetooth e colocar o adaptador eu mesmo, porém não sei se isso vai sair mais caro ou vai dar mais dor de cabeça.

Duas Memórias: Memória DDR4 XPG GAMMIX D35, 8GB, 3200Mhz, Black, AX4U32008G16A-SBKD35

O RAM não tinha certeza se pegava 16gb ou 32gb, decidi em ficar com 2x8 e se caso precisar mais compro mais 2x8, pois a placa-mãe tem espaço. Isso faz sentido? Deveria comprar logo 2x16?

SSD: SSD Adata Legend 850 LITE 1TB, M.2 2280 NVMe 1.4, Leitura 5000MBs e Gravação 3200MBs, ALEG-850L-1000GCS

O SSD foi pela garantia + pcie4, mas pensei em comprar o SSD da Samsung, pois dizem que é melhor.

Gabinete: Gabinete Gamer Montech x3 MESH, Mid Tower, Black, ATX, Com 6 Fans Rainbow, Vidro Temperado, X3 MESH (B)

O gabinete foi pelo fato de vir já com ventoinha.

Fonte: Fonte XPG Pylon, 650W, 80 Plus Bronze, com cabo, Preto - PYLON650B-BKCBR

A fonte é a que tenho mais dúvida, conversando com algumas pessoas que mexem com hardware consegui opiniões completamente diferentes. Eu encontrei essa fonte aqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/25116/fonte-xpg-kyber-superframe-750w-80-plus-gold-com-conector-pcie-50-pfc-ativo, ela tem 5 anos de garantia e tem o selo Cybenetics gold, então gostaria de uma opinião nela. Também pensei em comprar uma fonte da Corsair.

Pasta Térmica: Pasta Térmica AEROCOOL BARAF-S 2G

Não pensei muito na escolha da pasta térmica, só vi que vem com uma pazinha para espalhar e isso já está de bom tamanho.

Periféricos

Monitor: Monitor Gamer LG UltraGear, 24 Pol, IPS, Full HD, 1ms, 144Hz, HDR10, 24GN60R-B.AWZM

Queria saber se esse monitor suporta G-Sync.

Teclado: N/A

Se caso tiverem recomendação de teclado mecânico com switch vermelho agradeço.

Eu quero poder renderizar vídeos e imagens. Jogar a maioria dos jogos do presente e futuro no alto - médio, não me importo em maximizar os gráficos. O orçamento fica entre 4k - 6k.

Essa build faz sentido? Deveria pagar mais caro ou mais barato?

Postado

A MSI B550M PRO-VDH WIFI voltou em estoque na Kabum. No momento em que digito está por 799.
A Gigantec é uma loja confiável caso queira comprar por 716, inclusive faz parte do marketplace da Kabum. 

Em relação ao Gabinete, o mais importante não são as ventoinhas que o acompanham, mas sim o fato dele possuir a frente em MESH, que é essa malha toda furadinha, o que é fundamental para uma boa refrigeração nos componentes. E para ficar ainda melhor, vem com 6 fans e está com um preço maravilhoso. 
Já o irmão dele, o Montech X3 GLASS, é inadequado, pois possui a frente bloqueada, não permitindo assim a entrada de ar.

Fonte
A XPG Pylon 650 passou no teste do TecLab, porém Ronaldo achou a temperatura e ripple altos, mas a considerou uma fonte de boa construção. Teste do TecLab: LINK. Já o site Cultists Network a classifica como Tier C, LINK

O TecLab também analisou o outro modelo que tem em mente, a XPG Kyber SuperFrame 750w: LINK

Houve polêmicas ao abri-la. O TecLab encontrou um capacitor no primário de 85 graus, enquanto que a Terabyte anunciava como sendo de 105 graus. Sua marca é boa, mas 85 graus não é recomendado para o Brasil. O PCB da fonte aberta também difere do PCB anunciado da Cybenetics. 
Resultado: reprovada, mas não pela performance em si, mas sim porque a fonte vem com componentes internos inferiores àqueles listados na Cybenetics.
Agora, se há modelos diferentes dessa fonte no mercado ou se a fabricante corrigiu esses erros, só testes futuros poderão dizer.

Eu evitaria ambas. Você mencionou Corsair, mas qual modelo? A linha Corsair CV não é boa. 

A Terabyte está com boas promoções nas fontes da marca Super Flower, que possui grande reputação:
Super Flower LEGION HX 750W, 80 Plus Gold, R$ 399: LINK  (CULTISTS NETWORK especula que seja Tier B, não há teste)
Super Flower LEGION GX PRO 750W, 80 Plus Gold, R$ 449: LINK  (mesmo nível da fonte acima, porém semi-modular. Tier B por especulação) 
Super Flower LEADEX III ARGB 650W, 80 Plus Gold, R$ 539: LINK  (Tier A de acordo com CULTISTS NETWORK)

Há outras potências distintas para os modelos acima e com preços próximos. Basta digitar Super Flower na busca da loja e filtrar os preços em ordem crescente. 
Uma fonte de 500w já seria suficiente para sua configuração. 

Memória
Para jogos 2x8gb ainda são suficientes. Mas se pensa em renderização pegue 2x16gb.

Placa de Vídeo
Não sei se notou, mas a terabyte tem outro modelo de 3060 dessa mesma marca e também de 12gb, mas custando 1.629: LINK
A diferença é que essa mais barata é a versão OC, possuindo o clock boost maior, 1792 contra 1777, e 2 também cudas a mais.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Se vai usar o cooler box, ele vem com pasta térmica pré-aplicada, não sendo necessário comprar pasta térmica. Caso queira um cooler melhor (recomendo), o DeelCool AG400 também vem com pasta térmica.

Fonte recomendo a Cooler Master MWE 500W.

Fora isso, sua escolha de placa de vídeo deveria ser entre a RX 7600 e RTX 4060.

• Curtir 2
Postado
7 horas atrás, BaixinhaDaTI disse:

Eu encontrei essa fonte aqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/25116/fonte-xpg-kyber-superframe-750w-80-plus-gold-com-conector-pcie-50-pfc-ativo, ela tem 5 anos de garantia e tem o selo Cybenetics gold, então gostaria de uma opinião nela. Também pensei em comprar uma fonte da Corsair.

Essa fonte aí está superdimensionada, você não precisa de uma fonte de 750w, sem falar que o teclab testou ela e reprovou, ficou se desligando, melhor evitá-la.

Placa de vídeo: Placa de Vídeo INNO3D GeForce RTX 3060 TWIN X2, 12GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing, N30602-12D6-119032AH

Minha escolha de ir de Nvidia foi devido aos cuda cores. Única possível mudança seria comprar uma 4060, porém não parece valer muito a pena

Essa sua configuração com a RTX 3060 tem um consumo em torno de 346w, sendo assim uma boa fonte de 500w já será mais do que suficiente.

Cálculo do consumo

Recomendo a Cooler Master MWE v2 Bronze 500w MPE-ACAAB, que é Tier B e tem 5 anos de garantia.

PSU Tier List

• Curtir 2
Postado
  1. Troque a 3060 pela 4060 ou por uma rx 7600x.
  2. A B550 pro vdh wifi já está em estoque novamente.
  3. Essa fonte não é ruim, mas não vale o preço, troque pela MWE 500w ou pela msi mag a650.
  4. como o limite é 6000, troque a ram por uma de 3600 MHz ou 3800 MHz cl16, vai ter um ganho significativo.
  5. você não precisa de pasta térmica.
  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Única possível mudança seria comprar uma 4060, porém não parece valer muito a pena

Você não disse, mas vou levar em conta de que é seu primeiro computador.

A RTX 4060 compensa muito mais em seu caso, caso você tivesse uma RTX 3060 e quisesse dar um upgrade para a RTX 4060, não seria tão bacana em minha vista, por mais que o salto de desempenho seja até bom, você pagaria o mesmo preço da RTX 3060 para ter um salto de desempenho não tão significante quanto seria trocar uma RTX 3060 para uma RTX 4070 (ou até uma RTX 3070) por exemplo.

No seu caso a RTX 4060 vale bem mais a pena, pois ela está atualmente o mesmo preço da RTX 3060, ano passado adquiri minha RTX 3060 por 1.799 e hoje em dia, a RTX 4060 está literalmente esse preço, se eu tivesse esperado um pouco mais, teria investido corretamente na RTX 4060.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
27 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

por 1.799 e hoje em dia, a RTX 4060 está literalmente esse preço

Detalhe que a RTX 4060 por esse valor é a com um fan da GALAX. Não compre esse modelo. A RTX 4060 não vale mais de R$ 1.800, nenhum modelo.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, Pedroou disse:

A RTX 4060 não vale mais de R$ 1.800

Atualmente, realmente, mas a algumas promoções atrás eu vi RTX 4060 chegar um pouco abaixo desse preço na Terabyte, talvez se aguardar um pouco consiga por esse preço ou um pouco menos em alguma RTX dual.

O dia de hoje não é um bom dia para visar a compra delas, pois maioria está por volta de 1.900 a 2.100 reais, a esse preço não vale a pena, pois em boas promoções a RTX 4060 Ti beira a esse preço (R$2.100).

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Não vale a pena pagar mais de R$ 1.800 nessa placa de vídeo. 

Ela está praticamente no mesmo nível de desempenho de uma RX 7600 que se encontra por R$ 1.600.

• Curtir 3
Postado
10 horas atrás, BaixinhaDaTI disse:

Sim, esse modelo foi testado e aprovado no teclab, e classificado como Tier B pelo  CULTISTS NETWORK.
Mas é importante que pegue exatamente os modelos que possuam "ACAAB" no nome, como este que escolheu, pois existem modelos idênticos que são ACAAW, e estes não foram ainda testados no Brasil e exterior. 

Não se esqueça de utilizar filtro de linha de boa qualidade, como aqueles da marca Clamper. 
Nunca utilize estabilizador. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!