Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bem como o título sugere, já tenho 3 fans PWM 4 pinos ligadas direto na placa-mãe, pretendo colocar mais 3x140mm.

Preciso de uma controladora para ligar as 6 juntas, ou 3 + 3.

Também alguma recomendação de fan "invertida", aquela que o led fica para dentro, geralmente usada em gabinetes aquário. 

Postado

@Pedroou Se você quiser uma controladora "tudo em um", ARGB + PWM, poderia ser desse daqui da Pichau, que só suporta 5 fans, tem 5 conexões PWM e 5 conexões ARGB, com possibilidade de sincronização com a placa-mãe, então precisaria de mais do que uma também pra usar 6 ventoinhas:

https://www.pichau.com.br/controlador-pwm-e-argb-pichau-feather-p1-5p-pwm-4pin-5p-argb-pg-arpw-bk01

Mas dependendo, se você comprar um kit pronto com 3 ventoinhas ARGB, elas podem já ter uma controladora própria, e geralmente ventoinhas nesse tipo de kit já vem com um conector de 6 pinos, PWM + RGB num conector só, e isso depende de uma controladora específica para esses 6 pinos.

@1lokos tem algum modelo de fan boa para sugerir?

• Obrigado 1
Postado

@Pedroou Bons fans são os da noctua, são bem silenciosos, o problema é que são bem caros

https://www.kabum.com.br/produto/135819/ventoinha-noctua-120mm-marrom-nf-s12a-pwm

35 minutos atrás, Pedroou disse:

Preciso de uma controladora para ligar as 6 juntas, ou 3 + 3.

Caso não sejam silenciosas vai fazer um barulho enorme, depois que vi um tópico aqui no fórum falando que + de 4 fan não baixa tanto a temperatura, agora não uso mais que 4, dois puxando pra dentro e dois retirando.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Então, ideia do controle de rotação é para manter a rotação mais baixa mesmo, e evitar barulho desnecessário. Já uso 3 PWM pretos que vem no gabinete.

É difícil achar kit 140mm razoáveis, achei essa Montech AX140 PWM ARGB, porém é normal e não a invertida. Notctua é realmente caro, ainda mais 140mm.

2 horas atrás, Tiberio disse:

depois que vi um tópico aqui no fórum falando que + de 4 fan não baixa tanto a temperatura, agora não uso mais que 4, dois puxando pra dentro e dois retirando.

O Montech air 903 é alto, então 2 fans na frente não fica muito estético. Poderia apenas manter a traseira e colocar +3 na frente.

Se fosse o Masterbox Q300L usaria apenas 2 fans na frente e uma na traseira (igual está agora). O motivo é mais estético mesmo. O processador não passa de 60ºC em overclock, e a placa de vídeo até chega em 65º 70ºC, mas com a função 0db ativada (função quiet).

Talvez acabe pegando só mais uma fan preta 140mm e traga a da traseira para a frente, e a nova para trás.

@Tiberio@GuilhermeGB@JotaCF

Postado
35 minutos atrás, Pedroou disse:

Talvez acabe pegando só mais uma fan preta 140mm e traga a da traseira para a frente, e a nova para trás.

O ideal é sempre deixar  equilibrado a quantidade de fan puxando e também retirando, usar 3 puxando ar pra dentro e apenas 1 retirando ar pode aumentar a pressão dentro do gabinete.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Tiberio disse:

O ideal é sempre deixar  equilibrado a quantidade de fan puxando e também retirando, usar 3 puxando ar pra dentro e apenas 1 retirando ar pode aumentar a pressão dentro do gabinete.

Sim, mas 3 fans porcaria em média rotação para um Montech em 100% fica equilibrado. Gabinete tem muito espaço (muito mesmo), todo caso, fans 140mm bons são difíceis ou muito caros.

Caso eu mova para frente o que já tenho, considero pegar mais 2x sickleflow 120mm e colocar no topo.

Postado

Controladora CoolMoon

• 8 conexões para fans PWM ou com conector de 3 pinos, sem PWM
  • 8 conexões para LED ARGB
  • 2 conexões para fitas de LED ARGB
  • Controle remoto IR
  • Controle básico pelo botão LED ou Reset do gabinete
  • Sincronização com conector ARGB da placa-mãe.

Acha no M.Livr3 entre R$ 120-150,00 ou no AliEx por menos de R$ 50,00

Atenção que também já tem modelo com o conector "abacaxi" de 6 pinos.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Eu tenho o Montech 903 Max, que vem com 3 fans 140mm na frente e 1 atrás e quando tentei adicionar um outro fan de 120mm que eu tinha aqui parado, a temperatura não mudou em nada. Tentei em baixo (acima da psu cover), no topo (perto do fan traseiro) como exaustor e até no topo jogando ar pra dentro (bem em cima do cpu cooler). Todas essas variações não alteraram 1°C sequer (o fan de 120mm é de 3 pinos, então ele estava a 100% o tempo todo).

• Obrigado 1
Postado

@Nito lá no final desse artigo do Adrenaline tem um gráfico mostrando as temperaturas de diferentes locais do PC conforme a quantidade e posição das fans no gabinete:

https://www.adrenaline.com.br/artigos/como-instalar-ventoinhas-no-pc-testes-completos-com-todos-os-ajustes/

A temperatua interna do gabinete, temperatura da CPU e GPU não mudam muito com a adição de mais fans depois de uma certa quantidade, o que mais mudou, na verdade, foi a temperatura do VRM. Enquanto mais fans no gabinete, mais frio o VRM da placa-mãe ficou. Mas também disseram que apesar das temperaturas do processador não terem mudado muito nas diferentes combinações, houve diferença nas frequências, sendo que o processador poderia subir o clock e manter as mesmas temperaturas, e o VRM mais frio também consegue trabalhar melhor. No caso foi porque usaram um 7800X3D, se fosse um CPU mais simples, muito provavelmente teria dado diferença na temperatura do processador também.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB eu tenho um 5600gt. Além da temperatura, eu costumo ver a frequência e não me lembro de ter dado diferença. O VRM eu costumo não ver porque mesmo com OC, ele não costuma passar de 55°C em teste de estresse.

O teste de performance do cinebench r23 não teve diferença com a adição desse fan extra.

• Curtir 1
Postado

@Nito Perdão, eu não me expressei direito. Quis dizer processador mais simples que o 7800X3D, mas não tão mais simples como o 5600GT, esse tipo de CPU realmente não terá grandes diferenças porque não é um processador tão difícil de refrigerar.

Vou explicar o contexto: Os processadores AM5 meio que trabalham de uma forma diferente, os primeiros processadores 7000 (7600X, 7700X, 7800X, 7900X e 7950X) vieram meio polêmicos porque miram uma temperatura de operação padrão de 95ºC, e você poderia melhorar a refrigeração o máximo que conseguisse, a temperatura ainda seria 95ºC, a diferença seria penas no boost (cooler melhores faziam o clock subir mais). No caso do 7800X3D, a AMD reduziu esse limite de 95ºC para 89ºC, por causa do cache 3D, e é mais ou menos isso que vimos de temperatura no teste do Adrenaline. O Ryzen 5 7600 e o Ryzen 7 7700 parecem ser os únicos 7000 que não trabalham desse jeito, e mesmo assim conseguem o mesmo nível de desempenho geral que seus irmãos 7600X e 7700X, seriam esses os processadores "mais simples" que me refiro.

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Nito Perdão, eu não me expressei direito. Quis dizer processador mais simples que o 7800X3D, mas não tão mais simples como o 5600GT, esse tipo de CPU realmente não terá grandes diferenças porque não é um processador tão difícil de refrigerar.

Vou explicar o contexto: Os processadores AM5 meio que trabalham de uma forma diferente, os primeiros processadores 7000 (7600X, 7700X, 7800X, 7900X e 7950X) vieram meio polêmicos porque miram uma temperatura de operação padrão de 95ºC, e você poderia melhorar a refrigeração o máximo que conseguisse, a temperatura ainda seria 95ºC, a diferença seria penas no boost (cooler melhores faziam o clock subir mais). No caso do 7800X3D, a AMD reduziu esse limite de 95ºC para 89ºC, por causa do cache 3D, e é mais ou menos isso que vimos de temperatura no teste do Adrenaline. O Ryzen 5 7600 e o Ryzen 7 7700 parecem ser os únicos 7000 que não trabalham desse jeito, e mesmo assim conseguem o mesmo nível de desempenho geral que seus irmãos 7600X e 7700X, seriam esses os processadores "mais simples" que me refiro.

Ah, tá. Agora entendi melhor.

• Membro VIP
Postado
Em 01/05/2024 às 09:39, 1lokos disse:

Montech RX140 PWM é reverso, tem também o RX120, de 120mm.

Usar um splitter para 4-6 fans? Detalhe que vou usar fans com e sem LED juntas.

Em 30/04/2024 às 19:08, 1lokos disse:

Acha no M.Livr3 entre R$ 120-150,00 ou no AliEx por menos de R$ 50,00

Se tiver o link, agradeço.

Postado

Com ARGB, a Phanteks M25 e a Thermalright TL-C12C-S estão entre as melhores que não custam olho da cara de uma Lian Li. No caso de 140mm, é só pegar o modelo TL-C14C-S. Eu não comprei nenhuma delas porque eu gosto mais do efeito ao redor e dos lados da fan do que nas lâminas e ambos não tem conexão wireless (um só cabo para 3 fans).

• Curtir 1
  • 4 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

@1lokosMeu montech tem 2 fans ligadas em série por padrão, vem 3 fans. Quero ligar as 3 em um conector só da placa-mãe, pois vou adicionar mais e ligar no conctor SYS_FAN2.

Porém o cabo spliter (cabo Y) vem com 1 conector 4pin e um 3pin além de ser caro. Alguma recomendação?

Postado

A solução é um mesmo cabo Splitter PWM ou HUB PWM - ou controldora de LED com HUB PWM integrado; para até 4 fans não precisa de alimentação pela fonte, acima disso precisa.

Tanto no cabo splitter como no HUB PWM apenas um conector monitora a RPM da fan, por isso no splitter só um conector tem 4 pinos, no HUB todos tem 4, mas com exceção de um o pino PWM não é conectado o circuito.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, 1lokos disse:

A solução é um mesmo cabo Splitter PWM ou HUB PWM

A ideia é usar 2 cabos splitter, 3 fans em um (já que duas fans são ligada em série) e 2 fans no outro. Acha que aquele do link que mandei serve?

Postado

Aquele do link não vai resolver seu problema, pois conecta apenas duas fans.

Precisa de um SPlitter PWM 1-3 ou 1-4.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1829524829-cabo-splitter-pwm-1t3-4-pinos-e-3-pinos-fan-splitter-_JM

Para conseguir mais barato só no AliEX, mas precisa comprar R$ 99,00 para ter frete gratis, ou pagar R$ 34,70 de frete (R$ 24,00 + "taxadd" - 44,57%).

Os HUB PWM deixa mais organizado, pois sai apenas um cabo da placa-mãe.

9788d243a4f3a5f73c2b3c5d2f345c5e.webp

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...