Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É necessário desinstalar os drivers de uma placa Nvdia para plugar outra Nvidia?


Posts recomendados

Boa tarde!

 

Então, hoje vou trocar a minha heroína de guerra GTX 1650Super 4GB pela minha nova RTX 4060 8GB, e gostaria de saber se é recomendado que eu desinstale os drivers da GTX 1650S antes de tirar e colocar a nova. Se sim, como posso fazer isso? Uma explicação detalhada ou um vídeo me ajudaria bastante. Existe algum problema de dar tela preta / azul desinstalando os drivers da placa antiga? Já tenho que instalar os drivers da RTX 4060 ou eu espero espetar ela no computador para fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É necessário fazer a desinstalação para evitar que ocorra qualquer tipo de problema, há um programa que você baixa da internet (é confiável) chamado DDU (display driver uninstaller, ou desinstalador de drivers de vídeo). Ele basicamente limpa o dispositivo de quaisquer drivers da placa antiga e deixa o Pc "limpo" para baixar o drivers da placa nova.

O processo é bem intuitivo e fácil, só não esqueça de quando instalar o programa escolher o modo seguro (vai aparecer pelo aplicativo que é recomendado) e dará tudo certo! Parabéns pelo upgrade!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É recomendável seguir os passos a seguir para substituição tranquila:

 

- Desinstalação do Driver Antigo:

Antes de remover a GTX 1650 Super, desinstale o driver atual. Você pode fazer isso pelo Gerenciador de Dispositivos ou usando uma ferramenta como o DDU (Display Driver Uninstaller). Reinicie o computador após a desinstalação.

 

- Substituição da Placa de Vídeo:

Desligue o computador e remova a GTX 1650 Super. Insira a RTX 4060 no slot PCIe e conecte os cabos de energia necessários.

 

- Inicialização e Detecção Automática:

Ligue o computador e aguarde a inicialização. O Windows deve detectar automaticamente a nova placa de vídeo e instalar um driver genérico.

 

- Instalação do Novo Driver:

Baixe o driver mais recente para a RTX 4060 diretamente do site da NVIDIA. Execute o instalador e siga as instruções para instalar o novo driver. Reinicie o computador após a instalação.

 

- Verificação e Ajustes:

Verifique se a nova placa de vídeo está funcionando corretamente. Acesse o Painel de Controle da NVIDIA para ajustar configurações específicas, como resolução, taxa de atualização e recursos adicionais (como Ray Tracing e DLSS).

  • Curtir 3
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Middoken disse:

Existe algum problema de dar tela preta / azul desinstalando os drivers da placa antiga

Não, toda placa de vídeo (até onde sei), tem driver padrão de fábrica, que é o que faz ela funcionar primeiramente, retirar os drivers atuais e que foram atualizados seja manualmente ou por próprios programas de suas fabricantes não ocasiona perda da placa de vídeo ou problema correlacionado, ela continuará funcionando normalmente, apenas ficará desatualizada em quesito software, mas exercerá seu papel principal que é "dar tela" em qualquer outro dispositivo. 

 

Não sei muito a fundo sobre esse assunto, qualquer explicação errônea ou falta de detalhes, podem me corrigir, adoraria saber mais sobre esse assunto também. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Kleber Peters @Vitoria Gabriela Só mais uma dúvida que esqueci de perguntar... Essa GTX 1650S vai para o computador da minha namorada que tem um Ryzen 5 5600G, eu vou precisar usar o DDU no computador dela também para remover os drivers da placa integrada? Ou posso espetar a placa e só baixar os drivers da GTX 1650S?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Middoken disse:

Depois de ligar o computador com a placa de vídeo nova, eu consigo baixar os drivers pelo GeForce Experience?

Consegue sim, a forma de atualizar é a mesma para todas as placas Nvidia, através do GeForce Experience ou pelo novo programa da Nvidia, que literalmente se chama "Nvidia" Kkkk, é a mesma coisa do GeForce, porém lá a Nvidia separa os programas de acordo com sua utilidade, há separação de programas para finalidade de renderização (para pessoas que trabalham com isso) e programas com otimização para Jogos, fora isso acho que não há tanta diferença entre ambos os programas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Middoken disse:

eu vou precisar usar o DDU no computador dela também para remover os drivers da placa integrada?

É bom fazer também, pois também pode dar incompatibilidade de software, se não me engano, a alguns dias teve um tópico no fórum onde o OP estava tendo exatamente esse tipo de problema. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Middoken disse:

@MarkolaBR Sei que é uma pergunta boba, mas se eu desligar a GPU integrada o computador vai parar de dar vídeo? Ou ele só consta quando é reiniciado?

Se você forçar isso na BIOS e conectar o cabo na placa-mãe, sim. Se conectar na GPU dedicada, a própria pIaca mãe já desliga para você.

 

De qualquer forma, não tem muito segredo. Toda vez que for trocar de gpu,

  1. Baixe o driver novo. Não instale.
  2. Baixe a versão mais recente do DDU e rode, escolhendo a opção de troca de GPU. O PC vai desligar.
  3. Faça a troca.
  4. Ligue a máquina e rode o driver novo que você baixou.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni Ok então para sanar a dúvida de uma vez...

 

Primeiro então eu já baixo o driver e deixo no PC.

 

Aqui: https://www.nvidia.com.br/download/driverResults.aspx/224185/br

 

Baixo o DDU mais atual, escolho a opção de troca de GPU, ele vai limpar os drivers e vai desligar o computador... 

 

Após isso eu faço a troca, ligo o computador, e inicio o driver que eu baixei anteriormente, isso?

 

Existe algum problema em não baixar esse driver e apenas ligar o PC com a GPU nova instalada? Não seria só ir no aplicativo da Nvidia e atualizar os drivers?

 

____________________

 

Sobre a outra ocasião.

 

Baixo o DDU, limpo os drivers da iGpu do Ryzen 5 5600G.

 

Espeto a GTX 1650S e plugo na placa de vídeo, já sabendo que a iGpu vai ser desligada automaticamente pela placa-mãe, já que não pluguei nela.

 

Ligo o PC e já vou para o GeForce Experience ( vulgo Nvidia ) e só atualizo os drivers?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Middoken disse:

Existe algum problema em não baixar esse driver e apenas ligar o PC com a GPU nova instalada? Não seria só ir no aplicativo da Nvidia e atualizar os drivers?

"Problema" é uma palavra forte. Em tese, não, não teria. Mas na práticas, as vezes você tem perda de desempenho ou crashes muito específicos por causa disso, então não custa nada rodar o DDU; você já teria que baixar o driver novo mesmo, e já teria que desligar a máquina mesmo, então não é como se fosse mudar muito sua vida.

 

8 minutos atrás, Middoken disse:

Baixo o DDU, limpo os drivers da iGpu do Ryzen 5 5600G.

 

Espeto a GTX 1650S e plugo na placa de vídeo, já sabendo que a iGpu vai ser desligada automaticamente pela placa-mãe, já que não pluguei nela.

 

Ligo o PC e já vou para o GeForce Experience ( vulgo Nvidia ) e só atualizo os drivers?

Não é assim que se faz. Faça o procedimento que eu disse acima.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!