Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

vamos começar do início, meu setup era:
Ryzen 5 3600

placa-mãe a320m HDV

fonte satellite atx 750w

placa de Vídeo RTX 3070

2x8gb ram 2666mhz

cooler processador sage x

depois de uns anos usando esse setup, resolvi trocar o gabinete, meu gabinete que antes contava apenas com 3 fans, foi trocado pelo novo com 10 fans (gabinete novo: rise mode galaxy glass standard). De início parecia tudo bem, porém quando eu entrava em jogos a fonte começava a fazer um ruído estranho que eu não ouvia antes e era um pouco alto, depois de uns dias esse ruído sumiu e o pc começou a desligar sozinho em momentos aleatórios, ás vezes jogando e ás vezes não, e havia vezes que eu tentava ligar logo depois que desligava e ele não queria ligar. Depois de toda essa situação eu cheguei a conclusão de que meu problema era a fonte, até aí ok, comprei uma fonte nova.
corsair rm1200x shift

porém ao instalar essa fonte o pc não queria ligar de jeito nenhum, ao apertar o botão power os fans passavam 1 segundo ligados e de repente tudo desligava de vez, fui tirando e botando alguns cabos da fonte com o objetivo de identificar o problema, e após eu deixar só o da placa-mãe desconectado o pc ligava mas obviamente não dava vídeo pois a placa-mãe estava desligada, mas os outros componentes (placa de vídeo sei que ligava por causa do led dela, cooler da cpu e etc ligavam normalmente, inclusive a fonte nova pois a fan girou), troquei esse cabo que ligava a placa-mãe na fonte pelo cabo reserva que veio mas deu na mesma coisa. Cheguei a pôr a fonte antiga e ligou normalmente, porém naquele mesmo esquema de antes de passar um tempo ligado e desligar sozinho. Então a conclusão que cheguei é de que a placa-mãe é incompatível com uma fonte de 1200w, e sinceramente eu não sabia disso, eu tinha conhecimento de que uma fonte que forneça pouca energia não é compatível com algumas peças, mas não ser compatível por que a fonte fornece energia demais? primeira vez que vejo isso. Então minha situação é a seguinte, eu preciso trocar minha placa-mãe porém ao pesquisar eu fiquei bem indeciso, pois muitas dessas placas recentes não oferecem compatibilidade com meu processador (Ryzen 5 3600), e eu queria uma placa-mãe boa pra justamente não passar por essas situações de novo, uma am5 etc. Eu não queria ter de trocar também o processador no momento mas se essa for a única opção é o jeito fazer isso. O que vocês acham? preciso mesmo trocar o processador junto da placa? preciso de recomendações  de placa-mãe e de processador(caso seja necessário). Desde já agradeço.

Postado

@LuísSa Meu amigo você só tomou decisões erradas em relação a fonte, a primeira que você usava era um lixo aí depois você foi e comprou uma de 1200w sem a menor necessidade, nem se você tivesse uma RTX4090 você ia precisar de uma fonte de 1200w cara. O primeiro conselho é trocar essa fonte, é normal muitas pessoas pensarem que precisam de muita potência quando na verdade precisam de qualidade, no seu caso uma fonte de 450w da conta do seu setup tranquilamente desde que seja de qualidade. 

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, LuísSa disse:

porém ao pesquisar eu fiquei bem indeciso, pois muitas dessas placas recentes não oferecem compatibilidade com meu processador (Ryzen 5 3600)

O que particularmente me encanta nos processadores AMD é que qualquer um se encaixará em uma placa AMD, pois atualmente grande maioria é AM4, o que só lhe resta escolher ""qualquer placa-mãe"" AM4 e ser feliz. No seu caso, as placas recentes oferecem sim a possibilidade de utilizar seu Ryzen 5 3600, pois grande maioria ainda é AM4, algo que seu processador também é, você poderia até mesmo escolher alguma ASUS Tuf Gaming X da vida e colocar o seu Ryzen 5 3600 nela, mas isso vai de teu orçamento.

11 minutos atrás, LuísSa disse:

preciso mesmo trocar o processador junto da placa?

Não precisa se não quiser/não tiver dinheiro para isso, pode apenas comprar uma placa-mãe boa agora, e futuramente só trocar seu processador para um melhor, o Ryzen 7 5700X3D ou o Ryzen 7 5800X3D são os melhores atualmente para jogos, e também são AM4, então encaixarão perfeitamente na sua placa-mãe (se obter uma de qualidade).

Agora, também há a oportunidade de atualizar seu setup para o AM5, vejo mais membros no fórum comentando sobre essa evolução da AMD, obviamente será um upgrade bem forte, mas não tenho conhecimento sobre essa nova versão de socket para lhe aconselhar bem, mas não se preocupe, caso opte por atualizar para o AM5, mais pessoas experientes aqui no fórum poderão te dar excelentes dicas.

15 minutos atrás, LuísSa disse:

preciso de recomendações  de placa-mãe

Qual seria o seu orçamento para a nova placa (e processador, caso queira o trocar também)?

• Curtir 2
Postado

@Cloud_Strife7 a fonte eu não posso fazer devolução, meu irmão comprou ela no exterior e trouxe pra mim, acho que o que valeria mais a pena a longo prazo seria optar por peças que suportem essa fonte, por isso queria recomendação de placa-mãe e talvez cpu

4 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

O que particularmente me encanta nos processadores AMD é que qualquer um se encaixará em uma placa AMD, pois atualmente grande maioria é AM4, o que só lhe resta escolher ""qualquer placa-mãe"" AM4 e ser feliz. No seu caso, as placas recentes oferecem sim a possibilidade de utilizar seu Ryzen 5 3600, pois grande maioria ainda é AM4, algo que seu processador também é, você poderia até mesmo escolher alguma ASUS Tuf Gaming X da vida e colocar o seu Ryzen 5 3600 nela, mas isso vai de teu orçamento.

Não precisa se não quiser/não tiver dinheiro para isso, pode apenas comprar uma placa-mãe boa agora, e futuramente só trocar seu processador para um melhor, o Ryzen 7 5700X3D ou o Ryzen 7 5800X3D são os melhores atualmente para jogos, e também são AM4, então encaixarão perfeitamente na sua placa-mãe (se obter uma de qualidade).

Agora, também há a oportunidade de atualizar seu setup para o AM5, vejo mais membros no fórum comentando sobre essa evolução da AMD, obviamente será um upgrade bem forte, mas não tenho conhecimento sobre essa nova versão de socket para lhe aconselhar bem, mas não se preocupe, caso opte por atualizar para o AM5, mais pessoas experientes aqui no fórum poderão te dar excelentes dicas.

Qual seria o seu orçamento para a nova placa (e processador, caso queira o trocar também)?

sobre o orçamento eu não sei dizer no momento, porém qualquer recomendação seria bem vinda, se for pra trocar placa-mãe e cpu acho que abaixo de 3k tá ok

• Curtir 1
Postado

Eu te recomendaria tentar vender essa fonte e pegar uma mais adequada para sua configuração, como já foi esclarecido, uma de 500w já estaria mais que perfeito para você.

• Curtir 1
Postado

@LuísSa Essa sua configuração tem um consumo em torno de 400w, sendo assim uma boa fonte de 500w já será mais do que suficiente, até para futuros upgrades.

Se a fonte de 750w (o problema dela era a baixa qualidade) já estava superdimensionada imagine agora que comprou uma de 1200w, um hiper, ultra, mega superdimensionamento, recomendo ler o tópico abaixo sobre o tema👇

Calculo do consumo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, LuísSa disse:

se for pra trocar placa-mãe e cpu acho que abaixo de 3k tá ok

ASUS TUF Gaming B550M-Plus - 873,99

(Os demais membros sintam-se a vontade para sugerir placa-mãe melhor caso minha recomendação seja ruim, ou não tenha um bom custo-benefício).

Você não precisa urgentemente trocar seu processador, mas caso queira aproveitar a oportunidade de obter um melhor, há esses:

Ryzen 7 5800X3D - 2.248,99 

O total adquirindo a placa-mãe e o Ryzen 7 5800X3D seria de R$ 3.122,98

Passou um pouco do seu orçamento sugerido, então se não tiver a oportunidade de extrapolar um pouco, o Ryzen 7 5700X3D (1.299,99) também é uma ótima premissa.

Com ele, o valor final ficaria R$2.173,98

• Obrigado 1
Postado

Essa placa-mãe parece uma ótima opção, mas eu esperaria por uma review do Guiga Games, referência em testes de placa-mãe aqui no Brasil, para o seu uso já acho que uma B550 Pro Vdh Wi-fi já estará mais que suficiente. E o 5700x3d é a melhor opção, já que é mais barato, tem virtualmente o mesmo desempenho que o 5800x3d e ainda por cima é mais frio, AMD realmente fez milagre com essa cpu. 1300 agora está um ótimo preço nele, por coincidência a pro Vdh wi-fi também está abaixo do preço médio então se puder pegá-los agora valeria bastante a pena.

• Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...