Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve rapaziada, possuo um core i9 10900 com uma RTX 3080ti, de um tempo pra cá vi o clock máximo do meu i9 baixar, a Intel diz ser clock Max 5.2ghz porém no meu sistema ele não passa dos 4.6ghz, sei q o turbo de 5.2GHz não é alcançado em todos os núcleos ent baixei o hwmonitor pra verificar a frequência em cada núcleo e todos os 10 núcleos em stress ficam fixos em 4.6ghz. Então formatei o PC  pra ver se não era um erro do windows e nada, sempre o Max é 4.6ghz, minha placa-mãe é uma z590 aorus elite e estou usando os 12 pinos de alimentação da CPU, meu sistema de refrigeração é um ml240 da cooler Master, o processador nos 4.6ghz fica em 60 graus , alguém sabe o que fzr p chegar nesses 5.2 novamente ?

Postado
11 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Arthurzera04 Bom dia e bem vindo

Qual fonte você está usando, tentou resetar a BIOS?

Seu processador fica 60ºC em full?

Uso uma xpg 850w 80 Plus Gold, mas mesmo antes quanto tinha esse mesmo kit porém com uma 3060 o processador não passava de 4.6ghz. 60 graus em jogos pesados rodando a 4.6ghz, e 70 graus em testes de stress rodando a 100% de uso aos mesmos 4.6ghz

Postado
35 minutos atrás, Arthurzera04 disse:

baixei o hwmonitor

Já começa por aí o erro: jogue fora esse programa que ele não presta. Use o HWInfo64.

36 minutos atrás, Arthurzera04 disse:

todos os 10 núcleos em stress ficam fixos em 4.6ghz

Ué.. mas justamente, todos os núcleos em stress ficam abaixo do máximo. Para chegar lá, você teria que colocar apenas um único núcleo em stress e todo o resto ocioso.

37 minutos atrás, Arthurzera04 disse:

minha placa-mãe é uma z590 aorus elite e estou usando os 12 pinos de alimentação da CPU

Irrelevante, esses 4 pinos a mais é só marketing.

38 minutos atrás, Arthurzera04 disse:

alguém sabe o que fzr p chegar nesses 5.2 novamente ?

Mas só para confirmar, Turbo Velocity Boost está habilitado na BIOS? Se não, nunca que vai chegar em 5.2.

Postado
34 minutos atrás, Arthurzera04 disse:

sei q o turbo de 5.2GHz não é alcançado em todos os núcleos ent baixei o hwmonitor pra verificar a frequência em cada núcleo e todos os 10 núcleos em stress ficam fixos em 4.6ghz.

Então você não entendeu ainda. Não é que você vai ter 2 núcleos rodando a 5.2GHz e o restante a 4.6GHz, o turbo coloca todos os núcleos para trabalharem nas mesmas frequências, mas se você tiver fazendo um tipo de tarefa que só precisa de poucos núcleos para executar, eles vão trabalhar numa frequência alta, e se essa tarefas exige muitos núcleos para ser executada, a frequência será bem menor.

É bom ressaltar que o 10900 é um CPU high-end, mas você pode ver que por padrão ele vai travado no TDP de 65W. Para manter os limites de energia, os clocks vão acabar caindo bastante em alta carga, isso é completamente normal. Pode ter certeza que se não existisse esse limite de 65W, para esse CPU operar próximo dos 5.0GHz você veria o dobro desse consumo de 65W, então ele trabalha de forma bem mais eficiente com esse clock dinâmico.

Postado

@GuilhermeGB porém mesmo no antigo csgo onde o mesmo usava apenas um núcleo, ele operava nos mesmos 4.6ghz. Já q destravando os 65w de tdp elevaria esse clock existe a possibilidade de fazer isso juntamente de um undervolt p as temperaturas não dispararem?

@Imakuni hm ok irei testar esse outro programa, então, na BIOS está ativado o turbo boost tecnology.

Postado

@Arthurzera04 ok, mas o que eu disse foi apenas uma suposição, na prática, é muito raro para um 10900 pegar 5.2GHz, isso você poderá ver no gráfico mais abaixo, que mesmo em um tipo de carga para 1 thread, ele pegou menos de 5.0GHz.

Até tem como tirar essa limitação, se você tiver uma placa-mãe adequada, mas se fosse você nem mexeria nisso. Veja a diferença prática em jogos ao desativar o limite de energia (spoiler: nenhuma).

relative-performance-games-1920-1080.png

Essas são as frequências de operação de um 10900 dependendo do tipo de carga, veja que em algumas atividades ele cai até abaixo dos 4.0GHz, então você estar rodando a 4.6GHz está muito bom. E como eu disse antes, nem na situação mais leve ele conseguiu atingir 5.0GHz.

10900:

boost-clock-analysis.png

Nem mesmo o 10900K, que é um CPU que vem por padrão num limite de energia maior, trabalha no seu turbo máximo de 5.3GHz:

boost-clock-analysis.png

Só lembrando que esses Core i9 da Intel são só pra fazer marketing. Ela fica empurrando esses clocks absurdos que o CPU nem consegue atingir na prática. Não sei se você ficou sabendo nos casos recentes do 14900KS e 13900KS, onde esses processadores estavam causando problema em jogos, tudo isso porque a Intel tentou forçar clocks surreais neles. Qual foi a solução? Fazer um underclock manual, ou esperar uma atualização de BIOS oficial que faça isso automaticamente. No fim o pessoal pagou muito mais caro para um processador que não oferece nenhum diferencial real.

Postado

@GuilhermeGB hm entendi, porém quando comprei e durante um ano de uso, ele realmente trabalhava a 5.2ghz de acordo com o afterburner e o gerenciador de tarefas, pra jogos nunca notei essa diferença do i9 para outros como você disse, pois é mais agr q estou voltando para esse mundo de games, passei por um i7 11700k e voltei pro i9 mesmo sendo de uma geração passada pois a diferença para trabalho era gritante

Postado

@Arthurzera04 pode ser que ele consiga alguns picos de 5.2GHz, mas acho que ele não sustenta esse clock por um período longo, mesmo em atividades leves. O gráfico ali provavelmente considera a frequência sustentada.

Você trabalha com o que no PC? O desempenho médio de um i7 11700K em multi-tarefas é bem parecido com o i9 10900K (como visto no gráfico abaixo). A questão é que se você não tiver uma placa-mãe boa o suficiente, ou uma refrigeração boa o suficiente, você acabará tendo thermal throttling e nem conseguirá ver o desempenho total do CPU. O Core i9 10900, por ser limitado a um TDP mais baixo, o risco de apresentar thermal throttling em placas-mãe mais simples ou medianas é bem menor. O consumo de um 11700K em stock é equivalente ao 10900 com os limites desbloqueados.

cinebench-multi.png

Postado
3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthurzera04 pode ser que ele consiga alguns picos de 5.2GHz, mas acho que ele não sustenta esse clock por um período longo, mesmo em atividades leves. O gráfico ali provavelmente considera a frequência sustentada.

Você trabalha com o que no PC? O desempenho médio de um i7 11700K em multi-tarefas é bem parecido com o i9 10900K (como visto no gráfico abaixo). A questão é que se você não tiver uma placa-mãe boa o suficiente, ou uma refrigeração boa o suficiente, você acabará tendo thermal throttling e nem conseguirá ver o desempenho total do CPU. O Core i9 10900, por ser limitado a um TDP mais baixo, o risco de apresentar thermal throttling em placas-mãe mais simples ou medianas é bem menor. O consumo de um 11700K em stock é equivalente ao 10900 com os limites desbloqueados.

cinebench-multi.png

Bem fora da realidade esse gráfico, digo com propriedade pois tive os 2 processadores, no multitarefas o i9 é superior demais, com o i7 era exatamente o mesmo kit já q essa  placa (Z590 aorus elite) é pra décima primeira geração, e o sistema de resfriamento também o mesmo, o i7 realmente era um pouco ais quente, mas nas médias essa diferença era de 5 graus, 65 graus de média pra ele. Mas bom, obrigado pelas dicas aí consegui resolver o problema, fiz um undervolt pela BIOS com -0,075 no vcore e presetei cada núcleo individual pra 5.2ghz e 5.1ghz, ainda estou testando pra ver se n vai ter algum crash no sistema mas por enquanto tudo tranquilo. Clock agr está variando de 5.0 a 5.2 temperatura está a inacreditáveis 55 graus de média a esse clock e no jogo q estou começando agr é o valorant q usa aí pelos 6 núcleos, saltou de 680 fps pra 720fps. Realmente absurdo o que o undervolt pode fazer 

@GuilhermeGB e outra, sou novo aqui no site. como fazer pra postar prints, não consigo enviar nenhuma pois diz q não pode passar dos 2mb, porém n consigo fazer nenhuma com menos q isso kkkkkk

• Curtir 1
Postado

@Arthurzera04 TechPowerUp é um site muito renomado na área de reviews, todos os seus resultados são comprovados e são usados como base por muitos outros profissionais da área. Você pode ver o artigo completo, peguei esse gráfico da sessão que teste o processador em aplicativos de renderização, tem até comparativo em aplicações profissionais (Blender e V-Ray, por exemplo).

https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i7-11700kf/7.html

Postado
49 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthurzera04 TechPowerUp é um site muito renomado na área de reviews, todos os seus resultados são comprovados e são usados como base por muitos outros profissionais da área. Você pode ver o artigo completo, peguei esse gráfico da sessão que teste o processador em aplicativos de renderização, tem até comparativo em aplicações profissionais (Blender e V-Ray, por exemplo).

https://www.techpowerup.com/review/intel-core-i7-11700kf/7.html

Sim amigo conheço o trabalho deles, porém nessas condições q citei o i9 se mostrou bem superior. Trabalho justamente com render kkk uso o maya da AD

• 6 meses depois...
Postado

@Arthurzera04 Estou percebendo o mesmo que você. O meu é um i9 10900 (non-k) e só trabalha com turbo boost 3.0 padrão da Intel. Passei 1 ano e meio sem usar meu PC e notei que antes eu tinha 2 núcleos (os 2 primeiros) que sempre alcançavam 5200mhz, com os demais batendo a casa de 5100mhz. Voltei a usar recentemente e estou percebendo que nenhum está passando de 5000mhz mais, tanto o PC com plano de energia "equilibrado" quanto "alto desempenho". Turbo Boost está ativado na BIOS, nada foi modificado de lá para cá. Simplesmente "decaiu" sozinho. Descobriu algo desde sua postagem em maio?

Edit: Identifiquei o problema. Alguém comentou acima e é bem possível que sejam programas em background que estejam impedindo você de ver esse 5200mhz. No meu caso, após alguns testes, percebi que o meu Razer Synapse rodando em segundo plano era o culpado. Foi só fechar e o clock aumentou, com os 2 primeiros cores chegando a 5200mhz e os demais a 5100mhz. Antes, o Synapse não provocava isso. Certamente foi atualizado e passou a exigir mais processamento quando em funcionamento. Verifique se o seu caso não é o mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!