Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando entender SSDs Falsos


Posts recomendados

Olá, comprei alguns SSDs na china como de costume para por nos pcs que costumo montar para vender, porém sabemos de uma leva de ssds falsos no mercado ainda mais mercado chines, inocentemente eu vi um SSD de 4tb por metade do preço de um SSD de 1tb de marca de renome, inocentemente comprei 2 (paguei cerca de 100/120 reais em cada, não lembro ao certo) e obviamente só tive problemas, não vem ao caso em relação a duvida que eu tenho.

Minha duvida é, como é feita essa adulteração dos dados de um SSD? como podem pegar um SSD de "n"GB e "transformarem" ele num SSD de 4TB?! de alguma forma eles salvam o firmware do SSD, alteram informações e gravam novamente? não tenho nenhum intuito de fazer isso, mas no aliexpress eu ja vi pendrives de 42TB, tipo (?????), em relação aos meus 2 ssds falsos, eu abri reclamação e fui reembolsado, a questão é que ele funciona normalmente ate seus 100GB (com velocidade de leitura e escrita respectivas a um SSD, +/-500MB/s).

Existe alguma maneira de "resetar" essa firmware para sua padrão/original? por exemplo, se o tamanho real do SSD for de somente 120gb, eu gostaria de estar deixando a leitura dele pelo windows de 120gb ao invés de 4tb (falso), é possível fazer isso? eu sabendo que ele tem 120gb (um espaço exemplar, pode ser ate 30gb), eu gostaria de deixar ele sendo reconhecivel pelo windows como 120gb (se for o caso) e que eu não consiga ultrapassar essa margem, pois, assim que ultrapasso o armazenamento oroginal do SSD, ele começa a dar BO e eu perco tudo, como sistemas corrompidos, etc, eu sabendo qual o espaço real dele e definindo esse como limite maximo, eu posso ainda aproveitar esse SSD com segurança sem comprometer meus dados.

Em resumo minha duvida é, como eu descubro o real armazenamento desse Fake SSD e como eu posso alterar essa informação falsa de que ele tem 4tb para a informação real do armazenamento dele. 

No cristaldiskmark, ele diz estar com a firmware versão "VA001CBN", pesquisando, encontrei "Netac SSD 1TB with Firmware VA001CBN" (https://smarthdd.com/database/Netac-SSD-1TB/VA001CBN/), seria ele de 1tb então?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você meio que já respondeu a própria pergunta.

 

Sim, eles conseguem modificar o firmware do pendrive / SSD de uma capacidade menor para reportar à BIOS / sistema operacional que é maior, e então quando o dispositivo é utilizado, ao chegar no fim real da capacidade, os dados do início começam ser sobrescritos.

 

Existem vários programas que se propõe a testar a capacidade real do dispositivo, um deles é o ValiDrive (que eu acho que só funciona com pendrives):

https://www.grc.com/validrive.htm

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ser.Ano disse:

eu abri reclamação e fui reembolsado, a questão é que ele funciona normalmente ate seus 100GB

Se abrir o SSD vai encontrar um pendrive espetado lá(já ví no youtube).Agora velocidade de 500mbps é difícil acreditar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!