Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei recentemente uma GTX 1660 super heimdall, tenho uma placa-mãe A320MH Biostar, fonte 550w BRX e um amd Ryzen 3 3200g com vídeo integrado.

O problema é que toda vez que tento entrar em um jogo mais pesado o pc reinicia... meu único propósito é jogar mesmo.

Comprei o pc montado em 2018, e NUNCA tive problemas, só hoje vejo que a marca da fonte e placa-mãe são meio duvidosas... 

O que pode ser esse problema do pc reiniciando? 

Valeria a pena esse upgrade? Processador AMD Ryzen 5 5500 - placa-mãe MSI B450M-A Pro Max

Postado

99% de chance de ser essa fonte. Problema de comprar PC montado é isso aí, os caras colocam peças de péssima qualidade no meio. A placa-mãe também não é boa, mas esse tipo de problema não costuma ser causado por placa-mãe.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

@panteramerlin Tarde e bem vindo

Mais um voto que o problema é essa fonte  de alimentação, de baixa qualidade.

A fonte quando não tem potência e qualidade para alimentar o PC, os principais problemas são:

1. Baixo desempenho do uso geral.
  2. Reinicialização
  3. Tela azul.
  4. Desligamento
  5. E o pior de tudo morrer e levar algo do PC junto.

E sobre o upgrade que você quer fazer tudo vai depender de quanto você vai pagar.

• Curtir 1
Postado

@panteramerlin placas AM4 da ASRock são muito problemáticas. Eu não acho que seja tão necessário assim você trocar sua placa-mãe, é bom evitar compra-la, mas já que você já comprou, beleza. Atualizando a BIOS você deve conseguir utilizar o Ryzen 5 5500. O mais importante é uma fonte de boa qualidade:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15225/fonte-cooler-master-mwe-v2-500w-80-plus-bronze-pfc-ativo-mpe-5001-acaab-br

• Curtir 1
Postado

@panteramerlin não é necessário, a menos que ela esteja causando problema no seu PC. Minha sugestão seria trocar só o processador, a placa-mãe você trocaria só se tiver tendo algum problema com ela. Quantos GB de memória você tem e qual a frequência da RAM?

Postado

@panteramerlin mas essas memórias suas são de 3200MHz? O ideal é ter RAMs de 3200MHz para CPUs Ryzen 5000, até mesmo para o seu PC atual que tem vídeo integrado, RAMs de baixa frequência fazem o vídeo integrado rodar com desempenho mais baixo.

SSD de 128GB é muito pequeno, mal cabe o Windows. Talvez você não tenha tentado rodar jogos muito novos no seu PC por causa do gráfico integrado e processador fracos, mas se você tentar rodar jogos modernos num HD, vai começar a enfrentar diversos problemas: telas de loading bastante longas, quedas bruscas de FPS durante o jogo, falha no carregamento de carregamento de texturas e objetos, coisas do tipo. É algo pra você trocar assim que puder, de preferência por um SSD de 1TB.

Espero que não pago muito caro nesse PC, porque se você for precisar arrumar todos os problemas dele, vai quase ter que comprar um novo: processador, fonte, placa-mãe, SSD, talvez memória RAM. O ideal é que, mesmo quando vai comprar um PC mais barato, é tentar comprar algo que evite o máximo possível de upgrades no futuro, e por isso você mesmo escolhe as peças. As vezes você economiza R$300-500 e acaba comprando uma configuração que precisará ser substituída completamente no próximo upgrade.

Postado

@GuilhermeGB Comprei por 3300-3500 não me lembro direito, na época (2018) as peças estavam mais caras se não me engano, e na minha ingenuidade achei que era tranquilo, nunca tentei jogos novos mesmo, sempre fiquei no básico... aparentemente vou ter que trocar tudo então kkkkkkk 

As RAMs são de 2667... 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/26930/memória-DDR4-geil-evo-potenza-16gb-3200mhz-black-gapb416gb3200c22sc

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23000/SSD-kingston-nv2-1tb-m2-NVMe-2280-leitura-3500mbs-e-gravação-2100mbs-snv2s1000g

acha que é um bom começo? junto com a fonte que recomendou 

Postado

@panteramerlin Se for pra trocar 2 RAMs de 2666MHz por 1 RAM de 3200MHz, vai acabar piorando em vez de melhorar. Ou você faz logo o dual-channel de 3200MHz ou deixa da forma que está.

O que exatamente você pode trocar agora? Qual é o limite do seu orçamento?

Postado

@GuilhermeGB sinceramente eu não queria pagar 3k de novo em pc... até uns 2k parceladinho vai, estou vendo se vale a pena dar um upgrade ou comprar outro do zero.

Acha que vale a pena então duas rams de 3200mhz + a fonte? 

Porque dependendo do valor seria melhor já comprar tudo do zero, considerando que já tenho a placa de vídeo nova

Postado

@panteramerlin sendo assim, mantenha suas memórias por enquanto, você pode até tentar fazer um OC de 3000MHz nelas se tiver paciência. 

O mais urgente seria a fonte, depois vem o processador pra tirar o gargalo que esse seu 3200G vai causar, depois o SSD para ter mais espaço para os jogos.

Percebi agora que sua placa-mãe não tem espaço para SSD NVMe, então você acabaria comprando esse SSD aí a toa. Pra usar um SSD NVMe você precisará de uma nova placa-mãe, mas não precisa ser uma placa-mãe cara, só precisa não ser tão ruim quanto essa que você tem.

Essa aqui da MSI é bem barata e vai te atender perfeitamente. Ela será compatível com o Ryzen 5 5500, só não com o seu Ryzen 3 3200G. Bom que você poderá vender esse seu kit aí 3200G + A320MH pra recuperar um pouco do investimento, tente conseguir uns R$400 anunciando no OLX, Marketplace ou onde preferir.

https://www.kabum.com.br/produto/280890/placa-mãe-msi-a520m-a-pro-amd-am4-matx-DDR4

você pode priorizar por enquanto fonte, processador e placa-mãe, depois SSD e talvez no final memória RAM.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!