Ir ao conteúdo

Preciso formatar meu PC se trocar a placa-mãe?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Recentemente fiz a compra de uma B450 MSI PRO AVH pra colocar no lugar da minha a320km-br.

Eu sei que o correto é fazer a formatação sempre que troca processador/placa-mãe/placa de vídeo.

Mas posso deixar o mesmo sistema com todas as minhas coisas ou terei problemas?

• Solução
Postado

Eu prefiro formatar pra evitar quaisquer eventuais problemas, mas o Windows geralmente identifica a troca de hardware e faz algumas otimizações no sistema quando você liga o PC pela primeira vez com a nova configuração. Não sei se é 100% confiável, porque raramente os processos automáticos do Windows fazem coisas que funcionam bem.

Postado
11 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

B450 MSI PRO AVH

@guilherme_dr

agora, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann sim. Antes de instalar as novas peças, recomendo que já vá desinstalando os drivers da sua placa atual. Depois que fizer a troca de hardware e iniciar o PC, pode instalar os novos drivers da nova placa-mãe.

No caso é só instalar esse executável ? 

https://www.msi.com/Motherboard/B450M-PRO-VDH-MAX/support#driver

Screenshot_2.png

Postado
agora, guilherme_dr disse:

@Arthur Arnemann Eita, foi mal.. não tinha visto.

Os drivers podem ser encontrados no site, seleciona Suporte, Drivers & Downloads.. aí é só escolher o sistema operacional e qual driver quer e baixar.

1.JPG

Só tem 1 opção, vem um arquivo zipado com um instalador, é só isso ?

• Moderador
Postado
1 minuto atrás, Arthur Arnemann disse:

Só tem 1 opção, vem um arquivo zipado com um instalador, é só isso ?

Você precisa selecionar qual driver quer, navegue pelas abas: System & Chipset - On-Board VGA - On-Board Audio - LAN ..

Mas seguinte, eu também acho melhor sempre formatar ao fazer esse tipo de upgrade, é a melhor maneira de evitar problemas de incompatibilidade futuros!

Recomendo que desinstale os drivers atuais do seu PC com auxilio do DDU, para limpar 100% os mesmos.

Postado
2 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Você precisa selecionar qual driver quer, navegue pelas abas: System & Chipset - On-Board VGA - On-Board Audio - LAN ..

Mas seguinte, eu também acho melhor sempre formatar ao fazer esse tipo de upgrade, é a melhor maneira de evitar problemas de incompatibilidade futuros!

Recomendo que desinstale os drivers atuais do seu PC com auxilio do DDU, para limpar 100% os mesmos.

Iria ser feita a formatação, só que eu preciso utilizar o computador com as aplicações que tenho hoje.

Não daria tempo de instalar e configurar tudo novamente, me entende?...

Iria ser feita a formatação no máximo até final do mês.

Queria saber se vai dar vídeo e vou conseguir usar até pelo menos uns 15 dias hahahh

Não sei o quão futuro seria o que você citou acima hahah

• Membro VIP
Postado

Pode ir: Botão do Windows -> Configurações -> Atualização e segurança -> Recuperação -> Restaurar o PC "começar agora" e com a opção de salvar arquivos pessoais. Vai reinstalar o Windows com backup e sem os drivers.

Dá para usar o PC sem os drivers. Se não, quando instala um Windows em um SSD novo ele seria inútil... só talvez tenha perda de desempenho ou algumas coisas não funcionem, por exemplo: jogos que precisaram do DirectX ou do Java.

Postado

Olá.
Primeiro faça um backup preventivo.
Desinstale todos os drivers que encontrar no Painel de Controle, Faça isso com o cabo de rede solto, p/ o Windows Update não os reinstalar.
Reinicie.

Vá em iniciar e executar: sysprep
Vai abrir uma pasta, execute o sysprep.exe
Marque a opção Generalizar. Isso vai preparar o Windows para um novo hardware.
Após reiniciar vai aparecer uma tela p/ criar um novo usuário. Pode fazer, o usuário anterior ainda está lá. Após o término faça logoff do novo usuário e use o usuário já existente. Depois pode excluir o usuário novo.

Postado

@Arthur Arnemann Amigo, vai por mim, formata. O Windows, apesar de velho, não tem maturidade para lidar com os conflitos do chipset e de qualquer outro driver. Vai ter problemas em algum momento e vais ficar a pé. É menos traumático e dará menos trabalho do que tudo que lhe foi recomendado. As dicas estão corretas, mas duvido que dê 100%. Lembre: é Windows. É MS... Então.....

Postado

De preferência ao drivers que vem pelo Windows Update, pois são os mais testados e estáveis. Se faltar algum, verifique se não aparece no Windows Update mesmo em Exibir Atualizações Adicionais.
Se meso assim faltar, baixe pelo site do fabricante da placa.

Postado
37 minutos atrás, claudineybm disse:

De preferência ao drivers que vem pelo Windows Update, pois são os mais testados e estáveis. Se faltar algum, verifique se não aparece no Windows Update mesmo em Exibir Atualizações Adicionais.
Se meso assim faltar, baixe pelo site do fabricante da placa.

Eu já recomendo o contrário. Acho os drivers do Windows Update muito genéricos e geralmente dão problema ou não funcionam plenamente. Ser for driver de GPU AMD então, vai passar raiva... Sempre dou preferência pelos drivers baixados no site do fabricante.

• Curtir 1
Postado
40 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Arthur Arnemann bom saber que conseguiu resolver o problema. Agora é só curtir!

Obrigado, mas ainda percebi que meu processador está em 70% em alguns games, tipo PUBG...

No lobby bateu 100% de uso (poxa 100 players no lobby é bastante).

Em game consegui uns 100 a 120 fps...

Antes conseguia, só que tinha stuttering e quedas para sei la... 40 em alguns momentos,

Já no dota 2, consegui rodar tudo no ultra, uso baixo mas acho que ele n consegue entregar mais do que isso pobrezinho do meu Ryzen.

A noite testarei o Euro truck, que era a base que usamos para análise!! 

• Curtir 1
Postado

@Arthur Arnemann nossa, não sabia que PUBG conseguia estressar tanto CPU assim, talvez seja compilação de shaders ou algo do tipo. Eu joguei um pouco dele esse fim de semana, não fiquei monitorando uso de hardware, mas na qualidade que eu estava jogando o limite era GPU mesmo (95-100% de uso o tempo todo), estava pegando por volta dos 120 FPS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!