Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que melhorar no A520M DS3H, Ryzen 5 5600X, 16GB e GeForce GTX 1650?


Posts recomendados

Boa noite, atualmente eu possuo o seguinte PC: A520m DS3H, R5 5600x, 2x8gb DDR4, GTX 1650, CX 550w, SSD 256gb NVMe e HD 1tb. Tenho esse PC a quase 3 anos e o utilizo principalmente pra jogar e as vezes fazer alguns trabalhos. Futuramente penso em fazer alguns upgrades, e gostaria de saber a opinião de vocês sobre quais peças eu poderia buscar ou vale a pena esperar pela redução dos preços das novas gerações (por exemplo, as memórias DDR5). Ressaltando que esse upgrade não seria de imediato, mas daqui, no mínimo, 2 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior "atraso" do seu PC é a placa de vídeo, se você melhora-la vai conseguir rodar muito mais coisa com ele do jeito que está. O segundo maior "atraso" é a falta de um SSD maior, talvez você não rode tantos jogos pesados por causa da placa de vídeo, mas praticamente nenhum jogo novo roda bem em HD, você terá diversos problemas se tentar fazer isso.

 

Se você pega uma placa agora ou espera é uma decisão exclusivamente sua. Se você pegasse uma RX 6600, por exemplo, uma GPU de R$1.200-1.300, já teria mais do que o dobro de desempenho gráfico em relação a sua GTX 1650. E daria pra ir ainda mais longe com placas de vídeo melhores. Acredito que os preços das placas não vão melhorar muito além do patamar que estão atualmente antes das promoções de fim de ano, também deverá encontrar as placas atuais em preços mais baixos daqui por volta de 1 ano quando teremos as novas placas de próxima geração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NoobZero Seu PC é ainda relativamente bom, como você citou que iria fazer o upgrade em 2 anos, seria mais interessante esperar e perguntar sobre recomendações quando estiver realmente próximo, já o mercado é volátil então opções recomendadas podem não estar mais disponíveis ou não serem mais boas opções em 2 anos

Provavelmente a geração DDR5 terá preços mais satisfatórios, o ideal seria fazer um upgrade no momento de peças que você poderá continuar utilizando, como adicionar um SSD Sata de 1tb ou substituir esse NVMe por um de maior capacidade e trocar a placa de vídeo como mencionado pelo@GuilhermeGB

Porém creio que realmente você deve aguardar mais para planejar seu upgrade, já que até esses dois anos, muita coisa haverá mudado no mercado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela respostas, sobre o SSD 1tb, eu penso em comprar ele em um futuro próximo, quando eu montei este PC, eu não sabia da enorme diferença de velocidade de ambos (HD e SSD sata) e sobre a GPU, eu penso em trocar ela mais cedo que o restante das peças, pois não vejo ela sendo impactada com as novas tecnologias, no caso, o que acham da RTX 4060, ela aparenta ter um desempenho melhor quando comparada a RX6600, sendo R$600 mais cara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NoobZero sim, ela é melhor mesmo. Só evite pegar modelo single fan dela (com apenas um ventoinha), pois esquenta demais. Se você tem preferência por NVIDIA a RTX 4060 seria justamente o mínimo que eu recomendaria atualmente. A AMD tem a opção alternativa, a RX 7600, que custa uns R$200 a menos e entrega quase o mesmo desempenho em jogos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na questão sobre GPU eu tenho a preferência pela NVIDIA, mas a longo prazo a RX7600 seria uma questão mais viável? Pois você comentou que a RTX 4060 seria o mínimo, nesse caso a 7600 também seria uma "entrada" ou ela estaria algum nível mais acima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NoobZero No caso o que ele quis dizer é que elas são ambas o mínimo da nova geração de placas, em questão de longevidade elas serão "iguais"(claro que pode haver divergências pelas tecnologias que alguns jogos são mais projetados para se adaptar as tecnologias da NVIDIA por mais tempo, e outros, mais raros, às tecnologias da AMD)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NoobZero as duas placas são equivalentes. A NVIDIA tem suas vantagens, principalmente no uso geral fora dos jogos. A AMD é pra ser um opção barata mesmo, tem desempenho decente, não tem muitas vantagens, então precisa ser mais barata frente a sua concorrente NVIDIA.

 

Antigamente as placas 60 da NVIDIA eram intermediárias, mas agora que a NVIDIA meio que "matou" a linha 50, as placas 60 (sem Ti) são meio que de entrada, principalmente essa 4060 que ganhou pouco desempenho em relação a 3060. Esse nível de placa consegue meio que rodar qualquer game atual, só que elas passam mal em configurações mais altas, tanto por falta de memória de vídeo, quanto por falta de poder no próprio chip gráfico. Um pouco é por culpa da falta de otimização, mas também porque a NVIDIA intencionalmente capou toda linha RTX 4000 abaixo da RTX 4090.

 

O principal motivo de eu considerar a RTX 4060 a placa mínima do lado da NVIDIA é simplesmente porque nenhuma opção abaixo dela está sendo vendida por preços que valham a pena pagar. A AMD até tem a RX 6600 na faixa dos R$1.200 que é uma plaquinha legal, bem mais rápida que as opções da NVIDIA na faixa de preço. E outra coisa, ano que vem já vão sair as novas placas RTX 5000 e RX 8000, teremos uma nova RTX 5060 e uma RX 8600, não sabemos qual será o nível de desempenho delas, mas serão as novas referências para "placas de entrada" na próxima geração.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ChristianRJ2 valeu cara, eu tinha entendido que apenas a RTX 4060 era a de entrada. @GuilhermeGB mesmo a AMD sendo mais barata, eu já vi colegas meus tendo problemas em jogos que rodavam tranquilamente com a NVIDIA, daí acho ela mais "confiável" mesmo sendo um pouco mais cara. E acho que vou começar a cotar preços para a 4060 mesmo, mesmo sendo de entrada para a realidade atual, acho que vai ser bem mais em conta que a próxima geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • J.Augusto F alterou o título para O que melhorar no A520M DS3H, Ryzen 5 5600X, 16GB e GeForce GTX 1650?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!