Ir ao conteúdo

Fonte com chave seletora na posição errada estourou. Risco de danos?

Ir à solução Resolvido por Arthur Arnemann,

Posts recomendados

Postado

opa pessoal, comprei uma placa-mãe nova para o meu pc e ontem mesmo fui montar, mas quando fui ligar deu um estouro, creio q foi na fonte(rindo pra não chorar).

acho q foi porque eu não verifiquei a tensão dela, burrice minha, estava em 115v sendo q as tomadas da minha casa são 220v...

mas o que eu queria saber é se danificou as outras peças, e se eu ligar com a tensão certa ele funciona.

ou eu deveria comprar uma fonte nova, aposentar meu pc... realmente não sei o que fazer

Postado

@astraxmy Essa fonte já era, compre outra e ligue novamente com a tensão correta desa vez, acho pouco provável ter danificado outros componentes. Já aconteceu onde trabalho e só trocamos a fonte e problema resolvido.

Se tiver dinheiro, pode comprar uma com PFC ativo.

• Curtir 2
Postado
10 minutos atrás, astraxmy disse:

opa pessoal, comprei uma placa-mãe nova para o meu pc e ontem mesmo fui montar, mas quando fui ligar deu um estouro, creio q foi na fonte(rindo pra não chorar).

acho q foi porque eu não verifiquei a tensão dela, burrice minha, estava em 115v sendo q as tomadas da minha casa são 220v...

mas o que eu queria saber é se danificou as outras peças, e se eu ligar com a tensão certa ele funciona.

ou eu deveria comprar uma fonte nova, aposentar meu pc... realmente não sei o que fazer

Duvido muito que tenha estragado mais coisas, eu mesmo ja queimei muitas fontes.

• Moderador
Postado
8 minutos atrás, astraxmy disse:

@Cloud_Strife7 dsclp a perguntas, mas o que é PFC?

O PFC serve, basicamente, para melhorar a eficiência de uma fonte e diminuir a sua perda de energia, o que acaba diminuindo a geração de calor e a necessidade de uma refrigeração.

Como já dito, fontes com PFC Ativo não possuem a chave de seleção de tensão e possuem uma tensão de entrada na faixa de 100-240v.

Qual é o restante da sua configuração? Vamos ver qual fonte pode ser recomendada à você.

• Curtir 1
Postado

@guilherme_dr @guilherme_dr processador: Intel Core i7 2600

placa-mãe: TGT H61 M.2, DDR3, Socket LGA1155, M-ATX, Chipset Intel H61, TGT-H61-M2

placa de Vídeo: XFX One ON-XFX1-PL ATI Radeon

memória ram: 2x2gb DDR3

SSD: goldenfir 120gb

HD 1TB

é uma config bem ruinzinha mas é só pra coisinhas basicas, sua ajuda seria mt util pra mim

obs: tenho uma outro pc em casa com uma fonte de 235w, mas não sei se daria pra usar

• Solução
Postado
1 minuto atrás, astraxmy disse:

@Arthur Arnemann não sei ao certo responder https://www.sdcominformatica.com.br/ati-radeon-hd5450-1gb-dr3-pci-e-HDMI-dvi-VGA-sapphire-895.html creio q seja essa daqui, pois quando o pc foi comprado ja vinha montado(foi meu primeiro)

Sim, é uma hd5450.

Cara não recomendo ligar esse sistema em uma fonte com menos de 400w.

Opte logo por uma marca boa!

• Moderador
Postado
46 minutos atrás, astraxmy disse:

@guilherme_dr @guilherme_dr processador: Intel Core i7 2600

placa-mãe: TGT H61 M.2, DDR3, Socket LGA1155, M-ATX, Chipset Intel H61, TGT-H61-M2

placa de Vídeo: XFX One ON-XFX1-PL ATI Radeon

memória RAM: 2x2gb DDR3

SSD: goldenfir 120gb

HD 1TB

é uma config bem ruinzinha mas é só pra coisinhas basicas, sua ajuda seria mt util pra mim

obs: tenho uma outro pc em casa com uma fonte de 235w, mas não sei se daria pra usar

A configuração tem um consumo baixo, mas como é difícil achar fontes de baixa potência hoje em dia e que sejam boas, indico a Cooler Master MWE 450W, para a configuração vai sobrar e é uma ótima fonte, garanto que não vai se incomodar com isso por muito tempo.

Além disso, caso faça um upgrade no PC, já estará com uma fonte adequada para receber um hardware melhor (mais novo).

38 minutos atrás, Arthur Arnemann disse:

Sim, é uma hd5450.

Cara não recomendo ligar esse sistema em uma fonte com menos de 400w.

Opte logo por uma marca boa!

Na verdade a configuração do autor do tópico tem um consumo bem baixo, algo em torno de 200W provavelmente, ou seja, uma fonte de 300W já atenderia fácil, mas como é complicado encontrar fontes de baixa potência com qualidade, é melhor sim que ele já busque uma de 400~450W.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!