Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fans a 100%, ou esquenta demais.


Posts recomendados

Já me ajudaram aqui uma vez quando adquiri meu processador on fire, então vou recorrer aos mestres de novo. ❤️

 

Meu processador esquenta muito (padrão da marca) mas aí aconselhado por vcs peguei um WC e a temp dele ficou:

-com coisas básicas ficava ~30° (20° no frio)

-em jogo, 70°-80° em raros momentos.

 

Tava tudo perfeito, até que do nada ele ficou com 30° a mais parado sem nada forte rodando. Desligava tudo e ele esquentava 60°, se abrisse muita coisa já passava de 90°, e jogo então... 100° * (foto do meu gerenciador de tarefas com a temp em amarelo no canto em baixo)

Como foi do nada eu fiz de tudo. Antimalware, antivirus, desinstalei umas coisas, desliguei vários processos. Mas nada resolveu. Meu técnico até testou a temp na BIOS (ou seja nenhuma inicialização, e foi escalando pra uns 40°+

Ele ficou de levar ele pra ir testando as peças mas pensei em algo. 

Atualizei as coisas pendentes no programa da placa-mãe* (fotos).

Do nada ele GELOU, mas aí a "custo" de duas coisas, uma que eu PRECISO ligar esse programa se não ele inicia o windows esquentando de novo, e outra que os fans tão rodando a 100% de speed (barulho e desgaste, como vcs já devem saber).

 

Não sei o que houve, porque o "padrão" de fans que tava bom, parou do nada. porque preciso do programa? O Padrão era controlado onde? Pelo Afterburner?

 

MINHA TESE: O after burner se desconfigurou (que eu acho que controlava os fans), ou o padrão do sistema, assim eu tendo que usar o programa da placa-mãe pra acordar os fans. 

Meu AB fica como mostrei.* (foto)

 

Por enquanto deixei o programa da Gigabyte pra abrir com o Windows e to jogando com os fans full speed. Se eu utilizar o "normal" como podem ver na foto, ele vai a 100° de novo em jogo. Tenho que usar essa opção full speed* (fotos)

 

 

 

Placa de Vídeo: Placa de Vídeo RTX 4060 Ti Eagle Gigabyte

Processador: Intel Core i7-12700KF

placa-mãe: B760M AORUS ELITE (rev. 1.0)

Memória: Memória Kingston Fury Beast para Intel XMP, 16GB, 5600MHz, DDR5

Gabinete: Gabinete Gamer Redragon Wideload Lite Ca604b1

Water Cooler: Rise Mode Aura Ice, ARGB, 360mm, Intel e AMD

2024-05-16 14_12_37-.png

2024-05-17 14_41_29-GIGABYTE CONTROL CENTER.png

2024-05-17 14_41_49-GIGABYTE CONTROL CENTER.png

2024-05-17 14_42_14-GIGABYTE CONTROL CENTER.png

2024-05-17 15_00_59-MSI Afterburner.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB sou meio leigo nessa parte de hardware então não vou saber de explicar. Mas basicamente nada se desconectou, foi algum update que causou a reconfiguração. Mas sim é a velocidade dos fans no momento. Eu deixei no "full speed" como ta na foto pelo programa da placa-mãe. porque se usar o "normal" esquenta muito, o que não ocorria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@puuunnk sim, mas o water cooler tem a conexão para alimentação das 3 fans (já que o seu é 360mm), e tem a alimentação da bomba, que é mais importante. Pode ter as fans fazendo vento a vontade, mas se a bomba não funcionar para mover o liquido, simplesmente não vai acontecer nada pra resfriar o processador. Verifique se a bomba está conectada corretamente em alguma parta SYS_FAN da placa-mãe, e que essa porta está configurada para funcionar em 100% também. Caso esteja conectada e tudo mais, é bom verificar se ela realmente está funcionando, ou seja, movendo o liquido, porque pode estar com defeito também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@puuunnk problemas acontecem, ainda mais quando falamos de Rise Mode, que não é lá uma marca muito confiável.

 

Você mesmo que fez a instalação do WC? Se você já não fez isso, sugiro tentar refazer a instalação do bloco do WC, vai ter que limpar tudo e reaplicar a pasta térmica em cima do CPU, e de forma correta. Verifique se o plástico que geralmente vem colado na parte de cobre do bloco foi removido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB meu técnico que faz tudo pra mim, e acho que fez tudo certinho porque ficou 6 meses de boa. Tu acha que "do nada" ele pode ter ""descolado"" ou dado mau contato? Por enquanto ta bem mas ta frio até demais e os fans no full speed o que me preocupa. Só volta a esquentar se eu não aciono o software da placa-mãe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@puuunnk não está normal, com certeza tem alguma coisa está errada, só precisamos saber onde está o problema.

 

Acabei de me lembrar a respeito de um problema comum nesses Intel LGA 1700 que é o empenamento do processador, o que atrapalhar a refrigeração, tem uma boa chance de ser seu caso. Você tem que comprar um frame que vai ser instalado dessa forma no CPU:

 

Refrigera-o-CPU-Bending-Contact-Frame-li

 

O colega @1lokos parece entender um pouco melhor dessa situação, acho que poderá te dar algumas orientações mais precisas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@puuunnk nenhuma alteração de software poderia causar isso, acho que nem mesmo um overclock muito pesado poderia causar isso. O problema de empenamento nos CPUs Intel infelizmente é "normal" e pode acontecer com qualquer um, e você é obrigado a comprar um frame de correção, já que é um problema crônico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como podem ver, essas duas fotos são do fan no "normal" e o fan "full speed" rodando essas coisas da barra de tarefas e Smite no fundo. 

 

Normal: fica sem barulho quando não precisa de força, mas vai esquentando gradativamente como se os fans não seguissem o progresso de temp. e claro, esquenta muito no jogo. (antes com tudo isso mais a live não passava de 70 e poucos graus). 

 

Full speed: Temp. fica magicamente gelada de uma hora pra outra mas o barulho e os 100% de força são constantes. 

 

O que eu percebi e talvez vcs possam me ajudar, é que o "System 3" resolve trabalhar no "full speed" dando 2711 de RPM, mas o que é esse System 3? é um fan que não ativa se eu não ligar manualmente? É da placa isso? Se ele ativasse de level no normal já não teria o problema de barulho eu creio, mas ele fica desligado se não ativo ele.

2024-05-18 15_13_02-Greenshot.png

2024-05-18 15_13_23-Greenshot.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, puuunnk disse:

O que eu percebi e talvez vcs possam me ajudar, é que o "System 3" resolve trabalhar no "full speed" dando 2711 de RPM, mas o que é esse System 3? é um fan que não ativa se eu não ligar manualmente? É da placa isso? Se ele ativasse de level no normal já não teria o problema de barulho eu creio, mas ele fica desligado se não ativo ele.

Provavelmente é a bomba. Ela é projetada pra trabalhar em velocidade máxima o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Water Cooler: Rise Mode Aura Ice, ARGB, 360mm, Intel e AMD

 

Segundo dizem ai pelos "4 cantos" da Internet, o líquido dos WC desta marca costuma evaporar rápido, devido a permeabilidade das mangueiras de baixa qualidade.

 

WC-sem-l-quido.jpg

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos essa info é bem útil, mas não me surpreende e já havia sido alertado, até por aqui, no forum, em pegar uma marca melhor mas esse modelo tem o visor de temp. e ele é MUITO util pra mim. Mas sabendo disso é um começo pra testar outro WC quando conseguir um, e testar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, puuunnk disse:

@1lokos essa info é bem útil, mas não me surpreende e já havia sido alertado, até por aqui, no forum, em pegar uma marca melhor mas esse modelo tem o visor de temp. e ele é MUITO util pra mim. Mas sabendo disso é um começo pra testar outro WC quando conseguir um, e testar. 

 

Põe apenas a bomba ("system 3") em velocidade máxima. Acredito que não vai ter barulho e o problema vai parar. Mais uma vez, a bomba é projetada pra ficar em velocidade máxima. Aliás, eu desinstalaria esse 'gigabyte control center' e faria tudo pela BIOS. Software bem conhecido por muitos bugs e incompatibilidades, pode tá rolando algum conflito com o afterburner. Os programas da Gigabyte em geral são uma gigantesca 💩

@1lokos Relato estranho. Muito antes do nível de líquido chegar em 10%, o PC já estaria inutilizável pelo superaquecimento. Baixando a 80, 70%, já basicamente não teria como utilizar. Também não dá pra 'conferir o líquido interno' sem arrombar um AiO selado. E nunca vi um WC baixar esses 20, 30% em 1 ano e meio, mesmo desses baratinhos de péssima qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu é que não arriscaria kkkk eu sempre monitoro pra não ter surpresas, se com tudo ligado, jogo navegador, live e etc, passar de 90° já é red flag. 

Pior que estranhamente só o NSF Heat (né nem trocadilho com o nome) foi o único que esquentou assim. Mas esse jogo é uma bost4 mesmo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@puuunnk esses CPUs LGA 1700 são meio esquentadinhos mesmo (principalmente a linha i7 e i9), mas eles só chegama a níveis críticos se você for fazer algo que realmente estresse o CPU no limite, nenhum jogo vai chegar a tanto. Então sua situação não está normal, e você terá que investigar melhor pra tentar descobrir se o problema está no seu cooler ou se realmente é o problema de empenamento. Como o frame da CPU não é caro (se você pedir da China), talvez seja um boa comprar um e já instalar no seu processador, mesmo que ele esteja OK agora, porque pode dar problema futuramente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@puuunnk acho que esses frames são tudo a mesma coisa, não tem muito segredo. As marcas maiores começaram com isso (acho que a Thermalright foi a primeira), depois vieram os chineses com opções mais baratas. Você pode ir pelas avaliações positivas do anúncio.

 

Mas se você se sentir mais seguro comprando um "original" e direto do Brasil, no Mercado Livre tem também:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3681686449-frame-moldura-contato-lga1700-intel-13-12-gen-thermalright-_JM

 

EDIT: Acho que passei o link errado, esse aí não é "original", o da Thermalright seria essa aqui mais caro:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3547360230-frame-moldura-contato-lga1700-intel-13-12-gen-thermalright-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Shaman93 disse:


@1lokos Relato estranho. Muito antes do nível de líquido chegar em 10%, o PC já estaria inutilizável pelo superaquecimento. Baixando a 80, 70%, já basicamente não teria como utilizar. Também não dá pra 'conferir o líquido interno' sem arrombar um AiO selado. E nunca vi um WC baixar esses 20, 30% em 1 ano e meio, mesmo desses baratinhos de péssima qualidade.

 

Veja esse Corsair H100i, o líquido baixou consideravelmente, embora o cara não tenha informado o tempo de uso.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@puuunnk   Problema não, mas o ruído em um uso prolongado incomoda.

O VCore do processador deve estar muito alto.

Baixe o HWMonitor, deixe o software aberto e faça um teste de stress ou jogo pesado para processador por uns 10min.

Posta aqui um print da primeira aba da placa-mãe (voltages).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both Ta vendo que em fans tem dois fans? Um "CPU" e o outro "FANIN3"? Esse Fanin3 é o que só liga se eu deixar os fans full speed, se deixar no normal ele não ajuda mais, e eu não sei que fan são esses porque nenhum fica parado. 

Tenho os 3 fans do WC mais 5 daqueles de gabinete.

2024-05-19 21_59_13-HWMonitor.png

2024-05-19 21_59_24-HWMonitor.png

2024-05-19 21_59_33-HWMonitor.png

2024-05-19 21_59_42-HWMonitor.png

@Diego Both ta vendo que se eu por no modo "normal" de fans ele até some? Ele no programa da Gigabyte é o "System 3" que ta em 0. Se por em full speed ele volta a 2710 de RPM, ele meio que só acorda em full speed. 

 

2024-05-19 22_05_21-HWMonitor.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!