Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Instalei hj um Ryzen 7 5700g na minha maquina hj, e aparece 512 de vram no radeon, pesquisando achei um topico com o mesmo problema que o meu aqui, mas a placa-mãe era outra, a minha é uma ASUS tuf x570-plus/br.

Alguém sabe como posso configurar a BIOS para aumentar o vram?

imagem_2024-05-24_230333301.png

Postado
12 horas atrás, Icaro Lara disse:

Alguém sabe como posso configurar a BIOS para aumentar o vram?

Isso é placebo, não adianta colocar mais que não muda o desempenho.

Quer dizer, não muda para a iGPU, mas pode piorar para o processador, então deixe no automático e seja feliz.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni mano eu troquei de um Ryzen 5 3400g pra melhorar o desempenho em jogos e parece q não melhorou em nada nesse sentido, o pc ficou mais rápido em tudo menos nos games, eu mudei pra 2 gb de vram na BIOS, mesma coisa.

o que estou achando estranho é que muita memória ram ta sendo alocada pra gpu, você sabe como posso mudar isso?

imagem_2024-05-25_120736038.png

imagem_2024-05-25_120818729.png

• Solução
Postado
4 minutos atrás, Icaro Lara disse:

mano eu troquei de um Ryzen 5 3400g pra melhorar o desempenho em jogos e parece q não melhorou em nada nesse sentido,

Paciência, caiu no bait de achar que essas iGPUs são boas.

eu mudei pra 2 gb de vram na BIOS, mesma coisa.

Já falei que mudar a quantidade de ram dedicada é placebo, o máximo que vai fazer é piorar a máquina, não deixar melhor.

o que estou achando estranho é que muita memória RAM ta sendo alocada pra gpu, você sabe como posso mudar isso?

Resete a BIOS para deixar no automático.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni quanto as duas a mais que eu coloquei eu entendo, mas porque de 16gb somente 13.8 é utilizável?

imagem_2024-05-25_121550152.png

@Imakuni esses 7gb compartilhados não seria muito? sendo que o Vídeo integrado não usa tudo isso

imagem_2024-05-25_121841933.png

Postado
5 minutos atrás, Icaro Lara disse:

@Imakuni quanto as duas a mais que eu coloquei eu entendo, mas porque de 16gb somente 13.8 é utilizável?

Você tem 16gb de RAM. 2 estão dedicados exclusivamente para a GPU, então seu PC agora tem efetivamente 14gb. E desses 14, 200mb estão sendo utilizados pela GPU numa faixa compartilhada entre processador e gpu, por isso só sobram 13.8 para o processador usar.

8 minutos atrás, Icaro Lara disse:

@Imakuni esses 7gb compartilhados não seria muito? sendo que o Vídeo integrado não usa tudo isso

Na realidade isso é o que sobra. Parte da ram fica dedicada para o processador e parte para a iGPU; o resto, é sobra, e fica disponível para os dois ao mesmo tempo, e quem precisar primeiro faz uso.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni entendi, obrigado pela explicação, você sabe como eu posso otimizar esse uso de ram, acredito que não está configurado da melhor forma, por exemplo se eu aumentar a frequência eu teria um ganho de desempenho? o dual chanel está ativado?

imagem_2024-05-25_124053463.png

imagem_2024-05-25_124127132.png

imagem_2024-05-25_124150714.png

Postado

entendi, obrigado pela explicação, você sabe como eu posso otimizar esse uso de ram, acredito que não está configurado da melhor forma, por exemplo se eu aumentar a frequência eu teria um ganho de desempenho? o dual chanel está ativado?

Virgem Santa, que pentes horrorosos...

Mas enfim, a parte boa é que você colocou nos slots corretos e dual channel está ativado como deveria. Agora é só dedicar um tempo aprendendo como fazer overclock de RAM e levar esses seus pentes ao limite: quanto maior, melhor.

• Curtir 1
Postado

@Imakuni kkkkkkkkkk é ruim essas memórias lek? me indique melhores... eu tenho uma noção de oc na ram, estavam em uma frequência maior mas eu resetei as config da BIOS agr, vou dar uma estudada, acho complicado quando tem que mexer em timings, tensão...

6 minutos atrás, Icaro Lara disse:
6 minutos atrás, Icaro Lara disse:

Postado

kkkkkkkkkk é ruim essas memórias lek? me indique melhores...

Não vale a pena trocar, invista seu dinheiro em coisas mais importantes.

eu tenho uma noção de oc na ram, estavam em uma frequência maior mas eu resetei as config da BIOS agr, vou dar uma estudada, acho complicado quando tem que mexer em timings, tensão...

Não esqueça e configurar UCLK manualmente para ficar em 1:1 com a RAM. Aparentemente sua placa-mãe está te trollando e colocou na metade, capando o desempenho da máquina.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!