Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal,

No meu trabalho, tínhamos um servidor com dois HDs de 500 GB cada. Certo dia, houve um pico de energia e o servidor parou de dar boot. Sempre que tentávamos inicializá-lo, aparecia a mensagem "No boot device", como se o sistema operacional não existisse mais. Eu e meu chefe tentamos resolver o problema, mas mexemos tanto que começou a aparecer um erro de "iDRAC não inicializado". Com isso, os coolers começaram a funcionar no máximo, fazendo muito barulho, e outros LEDs começaram a acender.

Consultei um técnico especializado na manutenção desse servidor, e ele está cobrando R$ 3.997,80 pelo serviço, o que é quase o preço de um novo servidor. Antes de decidirmos o que fazer, meu chefe sugeriu que tentássemos fazer uma virtualização a partir do RAID que estava configurado no servidor.

Minha pergunta é: isso é possível? Podemos fazer isso sem perder os arquivos? Como eu procederia para realizar essa virtualização?

Observação: o servidor é um Dell PowerEdge R420.

• Membro VIP
Postado

Estando os discos funcionando, se forem conectados num controlador RAID que use a mesma estrutura de metadados, o arranjo será montado.

Eu acho que o RAID desse servidor (PERC H310) é LSI. Tem que pesquisar se existe alguma implementação em software capaz de "decodificar" sua estrutura.

Postado

Você consegue acessar os arquivos normalmente pelo prompt ou alguma distribuição linux live que rode do pendrive? Não entendi se só o boot ficou comprometido ou também os arquivos e qual era o tipo de raid?

Postado
1 hora atrás, Titi_supera disse:

aparecia a mensagem "No boot device", como se o sistema operacional não existisse mais. Eu e meu chefe tentamos resolver o problema, mas mexemos tanto que começou a aparecer um erro de "iDRAC não inicializado".

"No boot device" já é um sinal de que o RAID provavelmente foi para o espaço. Vocês teriam que consultar o status da controladora, que é um tipo de "sub BIOS" que consegue acessar antes da inicialização do servidor. Provavelmente o volume RAID está apenas degradado e talvez dê para recuperar por ai. Isso se estivermos falando de RAID1...

É bom lembrar que IDRAC é apenas a interface de gerenciamento do servidor, e não é pra ser um impeditivo de boot. Se vocês fizeram um reset geral de configuração no servidor, talvez seja o caso apenas de acessar a BIOS da controladora RAID e importar os dados de volume RAID dos HDs.

O bom mesmo, seria ter um backup de tudo pra não depender de volume RAID sendo ressuscitado.

Postado

Então parece que o raid foi quebrado mesmo, tente conectar cada HD individualmente pois cada um contem uma cópia do outro para ver se ao menos um ainda está bom que eu acho provável.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, ricardo_br disse:

Então parece que o raid foi quebrado mesmo, tente conectar cada HD individualmente pois cada um contem uma cópia do outro para ver se ao menos um ainda está bom que eu acho provável.

Isso não funciona, pois o controlador RAID usa uma estrutura diferente de partições normais. O arranjo precisa ser montado pelo controlador, que então expõe para o sistema operacional um disco virtual que compreende o arranjo. Sem esse meio campo que faz a "tradução" não tem como acessar diretamente os discos.

Existe implementação em software para arranjos RAID da Intel:

https://www.intel.com/content/dam/www/public/us/en/documents/white-papers/rst-linux-paper.pdf

https://askubuntu.com/a/1239811

Agora, para LSI não sei.

• Membro VIP
Postado

Não não tem como desfazer, só zerando os discos. Tem que conectá-los em algum lugar em que haja um controlador RAID que suporte os mesmos metadados (provavelmente qualquer LSI da mesma época, talvez mais recente) ou achar alguma implementação em software que entenda o arranjo, como no caso da Intel com o mdadm do Linux, que permitiria acessar em qualquer máquina, sem necessidade do hardware LSI.

Postado
6 horas atrás, Titi_supera disse:

Bom dia, pessoal,

No meu trabalho, tínhamos um servidor com dois HDs de 500 GB cada. Certo dia, houve um pico de energia e o servidor parou de dar boot. Sempre que tentávamos inicializá-lo, aparecia a mensagem "No boot device", como se o sistema operacional não existisse mais. Eu e meu chefe tentamos resolver o problema, mas mexemos tanto que começou a aparecer um erro de "iDRAC não inicializado". Com isso, os coolers começaram a funcionar no máximo, fazendo muito barulho, e outros LEDs começaram a acender.

Consultei um técnico especializado na manutenção desse servidor, e ele está cobrando R$ 3.997,80 pelo serviço, o que é quase o preço de um novo servidor. Antes de decidirmos o que fazer, meu chefe sugeriu que tentássemos fazer uma virtualização a partir do RAID que estava configurado no servidor.

Minha pergunta é: isso é possível? Podemos fazer isso sem perder os arquivos? Como eu procederia para realizar essa virtualização?

Observação: o servidor é um Dell PowerEdge R420.

a pior coisa é tentar mexer em algo delicado como um servidor e mexer sem ter conhecimento.

o pessoal vai ajudar aqui, porém ja pode ter piorado a situacao mexendo em tudo, talvez mesmo chamado o tecnico não tera acesso aos dados. 

quase certeza que os disco pararam por conta do pico de energia, sinceramente se eu fosse você não faria mais nada e chamaria alguém com experiencia, caso não tenha backup tem empresas especializadas que conseguem recuperar hds que estavam com raid e tera que informar a ordem dos HDs.

certezas empresas não gostam de investir em coisas de TI é tudo muito caro e acham desnecessario ate parar igual aconteceu ai.

boa sorte.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...