Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Tenho um problema: tenho 2 roteador Huawei mesh wifi 6 da minha operadora (800mb de velocidade), um fica na sala, onde recebe da fibra, e outro no meu quarto.

Só que no quarto do meu filho botei um pc pra ele e aí instalei um repetidor wifi desses genérico que vai direto na tomada, pois não era viável puxar muitos metros de cabo pela casa até o pc dele. O problema é que esse repetidor bate entre só de 800kbps a 2mb no pc dele. Testei o repetidor em outra casa de outra pessoa e bate 80...100mb.

A operadora disse que esses repetidor não funciona bem com rede mesh que eu deveria contratar outro roteador deles, é verdade isso ou eles só querem me vender ?

Valeu!

• Membro VIP
Postado

Na verdade funciona sim, qualquer repetidor funciona na rede mesh, o problema ai pode ser somente configuração... outra coisa, a rede generica enxerga bem a rede mesh? não está muito baixo o sinal para ser repetido? o roteador generico aceita mais que 300mbps?

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@CarlaMoura, boa noite!

Bem-vinda ao Clube do Hardware!
Há um fundo de verdade nisso: o repetidor não funciona em mesh, ele essencialmente recebe o sinal e cria uma rede própria, geralmente com sufixo _EXT, pra repetir o que recebe. Mas dizer que ele não funciona com rede mesh aí é outra história, pois ele faz isso não importa se o ponto de acesso ao qual ele está conectado é o principal, ou apenas um nó da rede mesh.
O problema é que é um produto que nunca foi ideal, que foi inserido no mercado quando não existia o mesh, e existia apenas o modo ESS em que os roteadores principal e secundário deveriam ser interligados por um cabo de rede, colocados com nome de rede e senha iguais, e em canais diferentes.
O que deve estar ocorrendo aí é que ele foi colocado em um lugar no qual a rede original é muito fraca, ou em que há muitas obstruções entre ele e o quarto em que o sinal é desejado.
Mas mesmo em pleno funcionamento e com o dispositivo perto dele, ele muito provavelmente não conseguirá transmitir mais de 100mbps no melhor caso mesmo sua rede sendo de 800mbps. Sugiro fortemente devolver o produto em prazo de arrependimento se comprado fora do estabelecimento comercial(ex.: por internet), ainda esteja no prazo de 7 dias do recebimento e não suprir a sua necessidade o seu curto alcance e velocidade.
Caso queira estender a rede com a melhor capacidade, recomendo que compre(ou contrate deles) um roteador wifi com função mesh para adicionar mais um nó à sua rede. Caso os roteadores da operadora sejam bloqueados sob contrato, o que sobra é contratar mais um equipamento, ou conferir se a operadora oferece a opção de devolver os roteadores wifi, pedindo apenas a conexão com um modem, a fim de comprar um conjunto de roteadores wifi próprio, há kits que já vêm com outros nós mesh, e conseguir configurar como quiser.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Antonio V. Garcia obrigada pela resposta! o repetidor genérico é 150mbps, ele enxerga os 2 roteadores com sinal cheio.

Eu testei esse repetidor no meu pc da sala bem de frente pro roteador e ainda assim a velocidade é baixa 

@Mikhail Kosevich Volkov obrigada pela resposta!!  Esse repetidor não aumenta velocidade nem testando no pc da sala de frente pro roteador... Acho que terei de contratar outro roteador mesmo...

Só acho estranho que com a antiga operadora que eu tinha, também eram 2 roteadores mesh e o repetidor batia entre 50 e 90 mbps, quando troquei operadora que parou de funcionar bem. Uma antena wifi que tenho também aconteceu o mesmo problema.

Se eu testo usando a rede 4g do celular, ele tem mais velocidade do que a rede mesh

Postado
39 minutos atrás, CarlaMoura disse:

ó acho estranho que com a antiga operadora que eu tinha, também eram 2 roteadores mesh e o repetidor batia entre 50 e 90 mbps

Você em razão. Esse é um valor razoável sim e o repetidor deveria conseguir isso. Tente outros pontos do quarto. Use algo como o wifi analyzer no celular e veja onde tem sinal melhor do wifi, Pode ser até que fique melhor com o repetidor na sala ao lado.

Não precisa contratar o novo POD da operadora. Pode comprar e agregar à rede. Compare os preços. Com um POD deve conseguir até uns 600mbps sem esforço, em especial se a rede mesh que usa permitir interligar os aparelhos via cabo.

Note que a rede mesh nada tem a ver com a internet ou com a velocidade contratada. Se desligar da internet a rede continua funcionando do mesmo modo e com a mesma performance. LAN não é internet.

• Obrigado 1
Postado

@arfneto o que eu acho estranho é que tanto o repetidor ou a antena wifi que tenho a velocidade é baixa (2mb no máximo), mesmo testando no pc da sala onde o roteador fica bem na frente sabe.... Aqui um print com o app de wi-fi que me recomendou

IMG_20240528_122411_776.webp

• Membro VIP
Postado

Esse canal 6 esta bastante saturado embora a força do sinal do seu repetidor tenha potência superior, muita interferência co-canal prejudica bastante e aí a placa de rede com o AP vão operar  com padrão mais compatível e que vença as inteferências co-canal, esse trabalho aumenta o overhead e retransmissão de quadros, principalmente se estiver operando em 2.4 GHz. Experimente configurar o AP na faixa de 5 GHz (se seu AP tiver suporte) talvez tenha melhores resultados.

Postado

Qual a taxa de transferência que o sistema reporta entre o AP e seu computador? Essa é a primeira cosia que deve ver.

Depois veja na configuração do repetidor o que ele reporta para a conexão com o roteador, e teste em várias tomadas. 

Depois junte com esses números da conexão entre seu aparelho e o AP e terá uma visão melhor da situação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...