Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, bom dia.

 

sou da área da informática e estou quebrando a cabeça com meu próprio note, a minha internet da vivo fibra é de 500Mbps, e volta e meia, a placa de rede lan gigabit fica só com 200Mbps no speed test, dai preciso ir nas configurações da placa de rede e alterar o adaptador na parte de velicidade e duplex que esta em auto negociação e passar para full ou half, tanto faz. dai novamente altero o adaptador para autonegociação e volta a ter os 500Mbps novamente, isso por uns 2 dias depois volta tudo de novo. 

já testei alterar o driver para outras duas versões e mesma coisa, alguém sabe o q pode estar ocorrendo?

 

win 10 x64

placa de rede: 

Qualcomm Atheros AR8151 PCI-E Gigabit Ethernet Controller (NDIS 6.30)

versão do driver: 2.1.0.25

  • Membro VIP
Postado

O duplex da conexão entre dois dispositivos depende de ambos os lados, mas como você mencionou que o pior dos testes de velocidade fica cravado em 200 Mps, significa que a conexão ainda está negociada em 1 Gbps caso contrário ficaria abaixo de 100 Mbps ou ainda menos, isso se ambos os lados tiver a configuração "auto-negotiation" habilitada.

 

Mas se você definiar 1 Gbps full-duplex manualmente, e depois volta para "auto" e normaliza de alguma forma você manualmente resetou a velocidade duplex negociada, significando muito provavelmente que está ocorrendo algum problema na camada física mesmo, FEC/CRC error, SNR alto por interferência eletromagnética, cabo ou conectores ruins ou mesmo alguma falha em uma das placas de rede de um dos lados aumentando.

 

Acompanhe o incremento de erros pelos comandos:

 

netsh interface ipv4 show tcpstats

 

netstat -s

 

image.png.f213394dc2c921054c7bba07ab303fa8.png

 

E em vendo o incremento de erros nos campos em realce no print abaixo, considere mudar o cabo para outra porta Giga no modem/ONT da Vivo e/ou ainda investigar o caminho que o cabo percorre até o modem para garantir que o mesmo está longe de interferência eletromagnética. A troca do cabo também pode ser uma das soluções para o problema após isso tudo.

  • Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Yurigodoy84 disse:

a minha internet da vivo fibra é de 500Mbps, e volta e meia, a placa de rede lan gigabit fica só com 200Mbps no speed test, dai preciso ir nas configurações da placa de rede e alterar o adaptador na parte de velicidade e duplex que esta em auto negociação e passar para full ou half, tanto faz. dai novamente altero o adaptador para autonegociação e volta a ter os 500Mbps novamente, isso por uns 2 dias depois volta tudo de novo. 

 

Está usando um medidor de velocidade de conexão com a internet para medir a performance de sua placa de rede. Sua placa de rede não está ligada à internet. Sua conexão é com o roteador ou com o que está do outro lado do cabo. É isso que deve medir. Veja qual velocidade o sistema reporta para sua conexão nesses casos. Essa é a conexão real. E se quer medir use outro dispositivo na rede, como outro notebook ligado via cabo. Aí sim pode medir a transferência entre um e outro e tentar identificar algum problema na rede.

 

Por outro lado considere que esses "testes de velocidade" como esse Speed Test enviam nada para lugar algum, São dados não processados nem na entrada nem na saída, são apenas medidos e descartados. 200mbps são 25 Gb por segundo e muitos notebooks sequer conseguem processar isso se tem que fazer algo com os dados.

 

Essas configurações de duplex e velocidade são limites e não configurações de fato, nem faria sentido. A velocidade só pode mesmo ser resolvida a cada conexão, porque o driver não sabe o que tem do outro lado do cabo...

 

 

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!