Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, bom dia. Realizei a montagem de um setup com um Ryzen 5600 + uma RX 6600 em uma placa-mãe A520M-A PRO, quanto a montagem do gabinete tudo certo, tudo rodando certinho, bem refrigerado, temperaturas constantes e nada fora do comum.

Acontece que fui inventar de mexer em algumas configurações na BIOS da placa-mãe e no software da Adrenalin Edition da placa de vídeo e estou com uma impressão que mesmo depois de ter formatado o PC, reinstalado os drivers todo novamente as configurações não foram totalmente resetadas.

Existe alguma forma de eu deixar tudo com as configurações padrões de fábrica novamente, de quando comprei as placas? Ou será que isso é só uma impressão minha mesmo?

Obrigado!

Postado

Acho que quando você formata o PC as configurações na BIOS não muda, talvez tenha algo a ver com isto.

O procedimento é bem simples, abra seu gabinete e retire a bateria da placa-mãe (pilha achatada, normalmente está na parte inferior da placa-mãe mas a localização dela varia de modelo para modelo) e espere um pouco e ponha ela de volta.

Se isso não mudar alguma coisa talvez tenha que investigar mais a fundo.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, RonaldoXbox disse:

O procedimento é bem simples, abra seu gabinete e retire a bateria da placa-mãe (pilha achatada, normalmente está na parte inferior da placa-mãe mas a localização dela varia de modelo para modelo) e espere um pouco e ponha ela de volta.

Lembre-se, ao fazer isso o cabo de energia da fonte tem que estar fora da tomada.

Não é preciso tirar a bateria, logo abaixo do slot PCIe da placa de vídeo tem dois pinos com a etiqueta JBAT1, é o "Clear CMOS (Reset BIOS) Jumper" ~" Jumper (ponte) para limpar o CMOS (Reset do BIOS)".

Com o cabo de energia fora da tomada, encoste um objeto metálico juntando os dois pinos por 5-10 segundos:

Do manual da placa-mãe página 16:

• Resetting BIOS to default values
  • 1. Power off the computer and unplug the power cord.
  • 2. Use a jumper cap to short JBAT1 for about 5-10 seconds.
  • 3. Remove the jumper cap from JBAT1.
  • 4. Plug the power cord and power on the computer.

Google Translator:

• Redefinindo o BIOS para os valores padrão
  • 1. Desligue o computador e desconecte o cabo de alimentação.
  • 2. Use um jumper* para fazer um curto-circuito no JBAT1 por cerca de 5 a 10 segundos.
  • 3. Remova o jumper do JBAT1.
  • 4. Conecte o cabo de alimentação e ligue o computador.

* No lugar do jumper pode usar a ponta de uma chafe de fenda - e tome cuidado para não deixar a chave cair sobre a placa-mãe. 😜 

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Rcolle12 Tarde

Só fazer o procedimento que o @1lokos passou de resetar a BIOS.

Uma dica, sempre que você termina de montar o PC, as vezes algumas configurações você precisa fazer como habilitar o perfil XMP, fazer curva de fan para cada cooler, fazer um undevolt ou overclock mesmo que leve no processador, etc; e nem sempre quando da esse tipo de problema, ao resetar a BIOS a gente lembra de tudo.

Então sempre que você faz alterações na BIOS e fica perfeito, na maioria das placas mãe para desktop existe a opção de criar um Profile, dessa forma, sempre que você faz alguma alteração de teste e você quer voltar da maneira que era antes, é só carregar o profile que você criou.

226_thumb.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...