Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou enfrentando um problema que preciso resolver urgentemente. Apesar de ter tentado várias soluções, nenhuma delas se mostrou eficaz até agora. O problema é o seguinte:

A partir de aproximadamente 7:30/8:00 da manhã, minha rede começa a oscilar bastante e essa instabilidade persiste até por volta das 13 horas. Apesar de ter feito alterações nos cabos e nas configurações, o problema persiste. Até tentei limitar a banda enviada pelos computadores, mas sem sucesso. Uso o sistema Omada da TP-Link para gerenciar os dispositivos. Será que isso é causado por uma sobrecarga na rede? Essa situação começou a acontecer por volta de abril. Inicialmente, fazer um reboot pelo Omada ajudava a estabilizar um pouco, mas essa solução já não está mais funcionando. Já tentei de tudo para resolver, mas sempre nesses horários a internet fica lenta, especialmente quando há mais pessoas conectadas, tanto por Wi-Fi quanto por cabo. Alguém tem alguma ideia do que pode estar causando isso? A conexão de internet é de fibra óptica, com uma velocidade nominal de 800 megas (às vezes até atinge 920 megas.

Postado

Olá
Tente verificar se a lentidão é interna ou externa. Eu uso o OpenSpeedTest pra isso. Assim você terá como testar a largura de banda de rede interna independentemente da internet.
Será que os PC não estão fazendo backup nesse horário?

• Membro VIP
Postado

@Eduardo_Braz quantos usuários no total ficam online ao mesmo tempo na sua rede?

Equipamentos de rede tem um limite quanto à quantidade de usuários para funcionar de forma adequada, no seu caso aparentemente o equipamento de rede está sobrecarregando e, como tal, o desempenho geral fica prejudicado, fazendo subir a latência e aumentando perda de pacotes (sobrecarga significa processador operando muito acima do seu limiar de trabalho, maior uso de memória e consumo energético).

Em se confirmando o cenário acima, significa que é hora para alguns upgrades de hardware/equipamento.

Postado

@Linio Alan

7 horas atrás, Linio Alan disse:

quantos usuários no total ficam online ao mesmo tempo na sua rede?

Tem vez que chega em mais de 100 pessoas conectados ao mesmo tempo

@claudineybm

16 horas atrás, claudineybm disse:

Olá
Tente verificar se a lentidão é interna ou externa. Eu uso o OpenSpeedTest pra isso. Assim você terá como testar a largura de banda de rede interna independentemente da internet.
Será que os PC não estão fazendo backup nesse horário?

Vou testar isso, os backups são feito em tempo real usando drive

• Membro VIP
Postado

Ah então o caso é mais complexo, vi ali que você mencionou que usa o Omada TP-Link, ou seja, provavelmente você possui uma malha de APs sincronizados e os usuários todos conectados nesses APs, certo?

Aí é caso até pra consultoria pra ser honesto já que se trata de uma solução empresarial, digo não minha mas da própria TP-Link pois se trata de sistema corporativo com garantia.

Mas em linhas gerais, o ideal é que você tenha a mais absoluta certeza de que a 'uplink' do switch que conecta os APs seja Giga-Ethernet e de que não há gargalo nem na sua rede interna, desde gargalo de interface de rede ou do seu link de saída pra internet, garantindo isso, é necessário que você acompanhe se não está havendo gargalo de hardware dos equipamentos como: processamento alto, consumo de memória ou armazenamento alto (alguns devices tem armazenamento dependendo).

Enfim é um trabalho amplo e complexo que demanda tempo de investigação preferencialmente in loco.

Mas como o amigo @claudineybm mencionou ali, pode sim ser um algo consumo devido backups automaticos, mas eu acredito particularmente se fosse isso, a lentidão da rede diminuiria muito antes das 13hs que é o horário que você mencionou, e "coincidentemente" é o horário de almoço do pessoal lembrando que mesmo funcionários muitas vezes usam bastante banda com mídias e videos online de diversas fontes, por razões pessoais ou mesmo profissionais.

Postado

@Linio Alan Si

14 horas atrás, Linio Alan disse:

Ah então o caso é mais complexo, vi ali que você mencionou que usa o Omada TP-Link, ou seja, provavelmente você possui uma malha de APs sincronizados e os usuários todos conectados nesses APs, certo?

Aí é caso até pra consultoria pra ser honesto já que se trata de uma solução empresarial, digo não minha mas da própria TP-Link pois se trata de sistema corporativo com garantia.

Mas em linhas gerais, o ideal é que você tenha a mais absoluta certeza de que a 'uplink' do switch que conecta os APs seja Giga-Ethernet e de que não há gargalo nem na sua rede interna, desde gargalo de interface de rede ou do seu link de saída pra internet, garantindo isso, é necessário que você acompanhe se não está havendo gargalo de hardware dos equipamentos como: processamento alto, consumo de memória ou armazenamento alto (alguns devices tem armazenamento dependendo).

Enfim é um trabalho amplo e complexo que demanda tempo de investigação preferencialmente in loco.

Mas como o amigo @claudineybm mencionou ali, pode sim ser um algo consumo devido backups automaticos, mas eu acredito particularmente se fosse isso, a lentidão da rede diminuiria muito antes das 13hs que é o horário que você mencionou, e "coincidentemente" é o horário de almoço do pessoal lembrando que mesmo funcionários muitas vezes usam bastante banda com mídias e videos online de diversas fontes, por razões pessoais ou mesmo profissionais.

Sim, nesse caso então terei que acionar a TP-Link para ver o que está acontecendo com sistema, vou dá uma monitorada nos equipamentos para ver os consumos, verdade e aqui até onde eu sei bem alguns consumos de mídias de vídeos

Postado
1 minuto atrás, Linio Alan disse:

Isso faz o acompanhamento e compartilhe seus progressos no seu tópico pra comunidade do fórum poder lhe passar mais dicas e análises.

Ok, estarei fazendo isso

Postado

@Eduardo_Braz Não há muita ciência nessas coisas de rede, mas são muitos protocolos simples e uma "coreografia" complicada. Muita coisa pode estar acontecendo e é preciso uma certa formalidade para chegar a alguma conclusão. 

Excesso de broadcasts, DHCP mal configurado, dimensionamento errado, switches defeituosos, excesso de interferência, uma lista enorme de coisas pode interferir.

Ao que parece, para 800 mbps e mais de 100 usuários pode ser apenas o caso de não ter banda suficiente para atender todo mundo.

Em 05/06/2024 às 09:35, Eduardo_Braz disse:

Apesar de ter tentado várias soluções, nenhuma delas se mostrou eficaz até agora

Por definição qualquer solução resolve. Então não eram soluções. Mas o que fez? Não acha que seria útil compartilhar isso ao pedir sugestões? Seria.

minha rede começa a oscilar bastante e essa instabilidade persiste até por volta das 13 horas

O que é uma "oscilação de rede"? O que fica "instável"? Clientes não conseguem se conectar? timeouts? Erros de DNS?

Será que isso é causado por uma sobrecarga na rede? Essa situação começou a acontecer por volta de abril. Inicialmente, fazer um reboot pelo Omada ajudava a estabilizar um pouco, mas essa solução já não está mais funcionando

Bem provável ser só isso. Estabilzar quer dizer o que? As conexões voltavam a acontecer? Que erros tinha? 

Que testes fez? 

Sabe dizer se o problema é com o acesso a internet ou com a rede local? Testou os dois casos? Mediu?

Quantos servidores DHCP tem? 

Como é a estrutura de rede?

em sistemas internos que geram muito tráfego? bancos de dados, streaming interno, servidores de impressão? muitas impressoras em rede?

Qual o lease do DHCP?

Tem ideia do perfil de uso dos dispositivos? Tem categorias? 

Tem VLAN? redes wifi para setores distintos?

Tentou limitar o número de usuários?

Deve mapear tudo isso, com detalhes beirando a paranóia 😉 , e anotar tudo.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...