Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera!

Estava arrumando algumas coisas em casa e achei um HD de um computador antigo, gostaria de saber como instalo ele no meu PC atual.

Sei da parte de conectar o cabo sata nele e na placa-mãe, e o outro conector da fonte nele, mas tenho algumas dúvidas:

O que é o conector de 8 pinos no canto? E o que seria o "buraco" na esquerda dele? A conexão dele é necessária e se for, qual cabo conecto? A imagem abaixo é ilustrativa

image.png.6d17d4ae47b17f7c198b007c2f87feed.png

Meu PC está atualmente funcionando com um SATA III, como faria para adicionar este HD no meu PC sem que ambos sejam esvaziados?

Após a instalação física, tenho de instalar algum driver ou mexer na BIOS?

Suspeito que o HD tenha uma versão antiga do Windows (talvez o XP até), isso impactaria em eu conseguir pelo menos ver os dados que estão nele?

Meu PC veio pré montado e suspeito que só haja o cabo SATA do SSD que atualmente uso, teriam alguma recomendação de cabo bom?

A única forma de acessar os dados de forma externa (USB) seria por meio de uma case? Ou existe algum cabo SATA para USB tipo A?

Agradeço muito pela atenção e paciência!

Postado

Você só precisa conectar o cabo SATA da placa-mãe e o conector SATA da fonte, pronto, o HD estará pronto para uso, pelo menos na parte física. Se você quer utilizar esse HD como disco secundário no seu PC, você terá que formata-lo, pode fazer isso pelo Windows mesmo. Talvez a instalação antiga do Windows que ainda está aí não deixe você acessar os arquivos internos dele, pelo menos não de maneira convencional.

Existe um adaptador SATA para USB, mas eu não tive uma experiência positiva com um deles (parecido com da imagem abaixo). Eu usei apenas 1 vez e depois disso fechou curto, o Windows até avisou que tinha um curto na porta USB (eu só conectei da 2ª vez e já parou de funcionar na mesma hora). Eu abri para verificar e fazer testes e confirmei o curto no CI.

41RLAzOjs-L._AC_UL600_SR600,600_.jpg

Agora eu tenho uma case que vem no tamanho padrão para HD de notebook e funciona perfeitamente (parecido com o modelo abaixo). A qualidade de contrução da placa é bem superior ao adaptador que eu tive antes. Se você quiser usar com HDs maiores, basta demonstar a case usar apenas a placa, só precisa tomar cuidado ao manusea-la.

8a75ca716b3d6fd651387c9706d97fa8.jpeg

• Obrigado 1
Postado
21 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

O que é o conector de 8 pinos no canto? E o que seria o "buraco" na esquerda dele? A conexão dele é necessária e se for, qual cabo conecto?

Os 8 pinos é de jumper, não tem cabo para usar, e poucos casos é necessário jumper, então pode deixar sem uso.

O buraco, bom, é só um buraco mesmo.

É como o amigo @GuilhermeGB  falou, é só conectar os cabos e pronto, não é um bicho de 7 cabeças.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se você quer utilizar esse HD como disco secundário no seu PC, você terá que formata-lo, pode fazer isso pelo Windows mesmo.

Primeiramente só gostaria de saber o que tem de dados nele, se não for muito importante provavelmente usarei como armazenamento externo. Quais são os passos após conectar os cabos e ligar o PC?

14 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Talvez a instalação antiga do Windows que ainda está aí não deixe você acessar os arquivos internos dele, pelo menos não de maneira convencional.

Seria possível eu desconectar meu SSD, plugar o HDD e tentar dar boot? 

Claro, faria um backup de meus arquivos importantes antes de desconectar o SSD, já aprendi minha lição na marra.

E se eu comprar uma case, conectar o HDD no meu PC, o windows antigo poderia interferir na forma como a unidade e arquivos aparecem para mim?

17 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Existe um adaptador SATA para USB, mas eu não tive uma experiência positiva com um deles

Agradeço pelo aviso! Imaginava que este tipo de adaptador simples não prestaria, uma pena que tenha perdido seu HD e os dados dele assim, difícil confiar em adaptadores hoje em dia.

21 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Agora eu tenho uma case que vem no tamanho padrão para HD de notebook e funciona perfeitamente (parecido com o modelo abaixo).

Me parece que ela é fechada, fazendo com que a conexão do cabo da fonte não seja necessário, isso está certo?

E se sim, porquê os externo não necessitam de energia da fonte e os internos precisam?

19 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Os 8 pinos é de jumper, não tem cabo para usar

Só de curiosidade, o que exatamente ele faz?

Tem similaridade com o recurso de resetar as configurações da BIOS por meio de um jumper na placa-mãe?

Postado
7 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Só de curiosidade, o que exatamente ele faz?

Tem similaridade com o recurso de resetar as configurações da BIOS por meio de um jumper na placa-mãe?

O jumper é responsável por colocar o HD em Slave, ele inicia levemente depois dos discos principais, ou Master, prioridade pra ele quando tem Windows.

O jumper é igual ao usado pra resetar a BIOS da placa-mãe.

Nem precisa colocar no HD, é só colocar os cabos e ligar.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Primeiramente só gostaria de saber o que tem de dados nele, se não for muito importante provavelmente usarei como armazenamento externo. Quais são os passos após conectar os cabos e ligar o PC?

Se você quiser iniciar a instalação que está dentro dele, a BIOS precisa estar de acordo com a forma da instalação (UEFI ou CSM/Legacy). Depois disso a placa-mãe irá reconhece-lo como disco bootável.

13 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Seria possível eu desconectar meu SSD, plugar o HDD e tentar dar boot? 

Claro, faria um backup de meus arquivos importantes antes de desconectar o SSD, já aprendi minha lição na marra.

E se eu comprar uma case, conectar o HDD no meu PC, o windows antigo poderia interferir na forma como a unidade e arquivos aparecem para mim?

Acredito que o que eu disse acima já responde. Se você remover seu SSD atual e colocar o HD no lugar, precisará ter a BIOS configurada de forma correta para ela reconhecer o HD como dispositivo bootável.

15 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Me parece que ela é fechada, fazendo com que a conexão do cabo da fonte não seja necessário, isso está certo?

E se sim, porquê os externo não necessitam de energia da fonte e os internos precisam?

A alimentação é feita toda pela conexão USB, não é necessário alimentação externa. Geralmente os HDs externos que você compra pronto são simplesmente HDs de notebook comuns adaptados com um circuito que faz a conversão de SATA para USB. Igual vários pendrives hoje em dia que internamente são simplesmente um cartão de memória micro SD com um circuito para conexão USB.

Postado

@GuilhermeGB Entendi, mas só tenho mais uma dúvida: uso placa-mãe genérica (Knup H61), é possível mudar de UEFI para CSM/LEGACY nela?

Tenho bastante receio de mexer em uma BIOS genérica, por basicamente não ter a menor ideia do que estarei fazendo e realmente não quero acidentalmente cometer algum erro e estragar a máquina ou apagar todos os arquivos do HDD.

Postado
10 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

@GuilhermeGB Entendi, mas só tenho mais uma dúvida: uso placa-mãe genérica (Knup H61), é possível mudar de UEFI para CSM/LEGACY nela?

Não tenho experiência com essas placas genéricas. Eu sei que alguns modelos muito simples de H61 não suportam UEFI, se a sua for uma que suporta UEFI, será bem provável que você consiga mudar.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, RonaldoXbox disse:

acidentalmente cometer algum erro e estragar a máquina ou apagar todos os arquivos do HDD.

Mexer em configurações na BIOS não apaga nada dos discos de armazenamento, até porque a BIOS é um sistema que está na placa-mãe e não dos discos.

Se configurar algo errado, é só desligar o pc e resetar a BIOS, só vai apagar configurações e nada mais que isso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...