Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, não entendo muito e vou tentar detalhar. 

Comprei um pc e nele tem uma placa AMD A320 e processador Ryzen 5 3600 6 core. Faz boot por NVMe mas está quase cheia, é de 476GB. 
Andei lendo mas não entendi nada, Poderiam me ajudar respondendo se essa placa aceitaria outro SSD, qual tipos ela aceita, me complico com Sata, pci etc. tô perdido.
Aceito dicas. Pretendo colocar mais armazenamento, acho que de 1Tb.

Não sei nada sobre velocidades, tipos e quantidades de conexão para armazenamento, tenho medo de comprar e não for compatível.

Obrigado antecipadamente.

1.jpg

Postado

As A320 costumam possuir 1 slot para SSD NVMe e 4 slots para SSD SATA.

Não podemos indicar um NVMe sem saber se o seu slot para NVMe (slot M.2) já está ocupado.

Você saberia dizer qual dos dois SSD da imagem é o seu? 
image.png.10e1103000898c62f305e3458e27a548.png

Postado

Como o @Crixus Champion falou, seria preciso saber quais os slots ocupados e quais os disponíveis na sua placa. Supondo que você somente tenha um NVMe e ele já esteja ocupado, você precisaria comprar um SSD sata M2 (é fisicamente igual ao NVMe, mas funciona diferente e é mais lento) ou mesmo unidades 2,5"(aqueles SSDs separados da placa-mãe).  Se a maior parte dos arquivos que você armazena são somente documentos de texto, fotos e vídeos, você pode optar por comprar SSD Sata (M2 ou 2,5") ou até mesmo um HD 3,5" (melhor custo por GB) e passar esses arquivos pra lá. Aí você deixa o NVMe somente para Windows e programas. Agora se você precisa de mais espaço para jogos e programas, não recomendo o HD. De qualquer forma, o melhor a fazer é migrar os arquivos para outra unidade de armazenamento e liberar espaço na unidade C.

Postado

Se não souber identificar da maneira visual, basta digitar Gerenciador de Dispositivos na barra do windows (canto esquerdo inferior).
Irá aparecer 2 opções de Gerenciador de Dispositivos, uma na coluna esquerda e outra do lado direito. Clique em qualquer uma delas, tanto faz. O Gerenciador de Dispositivos irá se abrir.
Com ele aberto, veja que na última linha está escrito  Unidades de Disco, com uma setinha ao lado.
Clique na setinha, e então o nome de todos SSD/HD que tiver no PC irão aparecer. 
Copie o nome exato e poste aqui, para podermos identificar o SSD. 

Postado
41 minutos atrás, Gerson Jochims Jungblut disse:

@Crixus Champion @Crixus Champion

Olá eu tenho instalado esse modelo no meu pc.

ImagemdoWhatsAppde2024-06-10(s)16_47.18_18e5263a.thumb.jpg.5947e9ebbf0d6bf10f8155af3b1e0b60.jpg

@Prescott355 Meus filhos estão instalando vários jogos. Por isso necessito de mais espaço.

Me parece que a opção mais viável é pegar um SSD sata 2,5" de 1TB e passar os jogos e arquivos pra lá. Não é complicado de instalar e você mesmo pode fazer. Basta ter um cabo sata, que geralmente vem com a placa-mãe. Como não é para a unidade principal, você pode economizar e comprar o mais barato que seja de uma marca razoável. Por exemplo: https://www.kabum.com.br/produto/111637

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Gerson Jochims Jungblut disse:

@Crixus Champion @Crixus Champion

Olá eu tenho instalado esse modelo no meu pc.

ImagemdoWhatsAppde2024-06-10(s)16_47.18_18e5263a.thumb.jpg.5947e9ebbf0d6bf10f8155af3b1e0b60.jpg

@Prescott355 Meus filhos estão instalando vários jogos. Por isso necessito de mais espaço.

Esse é um SSD NVMe. Ele é inserido no conector M.2 da placa-mãe, dispensando qualquer tipo de cabo. O NVMe é o SSD mais rápido que existe, e suas velocidades de leitura vão de 1700 até 3500 mb/s se ele for pcie 3.0, como é seu caso; até 7400 mb/s se for pcie 4.0 e com velocidades de até 14000 mb/s se for 5.0 (esse ainda é novo).

Seu PC até suporta os NVMe 4.0 e 5.0, porém vão funcionar como os modelos 3.0, com velocidades de no máximo 3500 mb/s. E a razão disso é porque sua placa-mãe é 3.0, enquanto que seu processador é 4.0.
Para se obter a velocidade total que o 4.0 entrega, teria que ter não apenas o NVMe 4.0, mas também a placa-mãe e o processador. A mesma regra vale para o 5.0.
Se um dia for comprar um NVMe, que são esses SSD pequeninos iguais ao que você já possui, procure sempre pela palavra NVMe no nome ou descrição. Digo isso porque o SSD SATA, que é mais lento (550mb/s aproximadamente), também está disponível por conexão M.2, e muita gente compra errado, achando estar levando um NVMe.

Como dito, o seu atual é NVMe, inserido no conector M.2, o que significa que sua placa-mãe tem 4 portas SATA disponíveis. 
O modelo indicado por Prescott355 é um SSD SATA. 
Aqui nessa outra loja o modelo de 1tb da Western Digital está saindo por 369,90 LINK

• guilherme_dr alterou o título para Qual SSD deve escolher para meu PC: placa-mãe A320 e Ryzen 5 3600
  • guilherme_dr alterou o título para Qual SSD deve escolher para meu PC: placa-mãe A320 e Ryzen 5 3600?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!