Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá meus caros

Estou com um problema que literalmente não sei mais o que fazer.

Eu possuo um modem da Tim (Sagemcom F@st 5655) no primeiro andar.

Ele possui WIFI, porém o sinal fica muito fraco no terceiro andar.

Eu liguei um cabo de rede nele para um roteador(TP Link Archer C20) no terceiro andar, e uso o wifi deste roteador.

Configurei no modem para este roteador ter um IP Fixo

Configurei o modem para ficar na faixa de IP 192.168.4.1 e o roteador em 192.168.3.1

Segue o problema

Intermitentemente (10x por dia, ou 1x por mes) a luz do meu roteador que indica conexão com o modem se apaga e fico sem internet no roteador

porém se eu acessar via wifi o modem diretamente a internet esta funcionando(porém lenta porque estou longe do modem, normal)

O que eu ja tentei para fazer a internet voltar:

• reiniciar o modem (não funciona)
  • desconectar o modem da tomada aguardar 10 segundos e reconectar(não funciona)
  • reiniciar o roteador(não funciona)
  • desconectar o roteador da tomada, aguardar 10 segundos e reconectar(não funciona)
  • utilizar outro modelo de roteador (não funciona, apresenta o mesmo problema)
  • trocar as pontas do cabo de rede(não funciona, apresenta o mesmo problema)
  • desconectar o cabo de rede do meu roteador, esperar 10 segundos, e reconectar (FUNCIONA!)
  • desconectar o cabo de rede do meu modem, esperar 10 segundos, e reconectar (FUNCIONA!)

Que tipo de problema é resolvido desconectando o cabo, de qualquer um dos lados, mas não é resolvido reiniciado, tirando da tomada o roteador, modem

Trocar o cabo todo iria dar muito trabalho visto que da forma que esta instalado eu teria quebrar uma decoração da parede que tem no primeiro andar que fica por cima deste cabo de rede.

Postado
40 minutos atrás, Ricardo FPV disse:

Configurei no modem para este roteador ter um IP Fixo

modem seria o roteador da operadora? roteador seria esse C20?

O que fez? usou reserva de endereço no DHCP no modem e deixou dinâmico o endereço da WAN no C20?

41 minutos atrás, Ricardo FPV disse:

Configurei o modem para ficar na faixa de IP 192.168.4.1 e o roteador em 192.168.3.1

Essas não são faixas de IP, são endereços de dispositivos.

42 minutos atrás, Ricardo FPV disse:

Que tipo de problema é resolvido desconectando o cabo, de qualquer um dos lados, mas não é resolvido reiniciado, tirando da tomada o roteador, modem

Um exemplo que me ocorre é o esgotamento de endereços no DHCP. Reconectar não muda as tabelas e o status de muita coisa nos aparelhos.

43 minutos atrás, Ricardo FPV disse:

Trocar o cabo todo iria dar muito trabalho visto que da forma que esta instalado eu teria quebrar uma decoração da parede que tem no primeiro andar que fica por cima deste cabo de rede

Troque os terminais apenas, se puder. 

Numa rede doméstica não deve nunca usar mais que uma rede IP. É só problema. Ligue todos os roteadores via LAN. Separe alguns endereços para eles. Rode um serviço DHCP em cada piso. É mais prático. Diminui as latências e dá redundância, de graça.

Postado
5 horas atrás, arfneto disse:

modem seria o roteador da operadora? roteador seria esse C20?

Exatamente

O que fez? usou reserva de endereço no DHCP no modem e deixou dinâmico o endereço da WAN no C20?

Exatamente, o C20 esta com IP fixo na configuração de DHCP do roteador da operadora. Fiz a reserva pelo MAC Address.

Essas não são faixas de IP, são endereços de dispositivos.

Verdade, eu queria dizer que, o roteador a operadora esta operando no 192.168.4.0 e o C20 no 192.168.3.0

Um exemplo que me ocorre é o esgotamento de endereços no DHCP. Reconectar não muda as tabelas e o status de muita coisa nos aparelhos.

Este não deve ser o caso, porque tenho poucos dispositivos acessando o C20 e o roteador da operadora

Alem disso o ip do C20 esta reservado no roteador da operadora.

Hoje foi feito a troca do roteador da operadora, trocados da TIM para vivo.

Porém o problema continua.

Como o cabo é muito longo (deve ter mais de 20Metros), acredito que em algum ponto esta com amassado, ou passando muito perto de uma fiação elétrica e esta dando interferência.

Eu ia comprar um testador de cabos, mas como aconteceu o mesmo problema mesmo trocando o modem, o problema só pode estar em algum ponto do cabo.

Talvez com um testador eu consiga achar em que ponto esta o problema no cabo e fazer uma emenda, e não ter que quebrar tudo aqui.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Ricardo FPV disse:

Reiniciando qualquer um os equipamentos em qualquer das pontas não interrompe a energização em ambas as pontas, por isso que desconectar o cabo "resolve", pois força ambas as pontas à reiniciar o processo de negociação do duplex (full ou half) e qual velocidade de operação será definida dadas as condições físicas do cabo.

Faltou você identificar qual tipo de cabo você tem passado (Cat5, Cat5E, Cat6 etc...) e qual padrão de crimpagem dos conectores.

Mas concordo com o arfneto, me parece ser realmente algo relacionado com os conectores nas pontas, o famoso "osmar..contato", mas se for realmente comprar um testador para testar até pensando nessa questão de crimpar novamente os conectores, pois irá precisar testar depois de terminar, aproveite e faça orçamento de cabo Ethernet blindado, se a sua suspeita de interferência elétrica se confirmar verdadeira, apenas uma observação.

Postado
8 horas atrás, arfneto disse:

Troque os terminais apenas, se puder. 

Numa rede doméstica não deve nunca usar mais que uma rede IP. É só problema. Ligue todos os roteadores via LAN. Separe alguns endereços para eles. Rode um serviço DHCP em cada piso. É mais prático. Diminui as latências e dá redundância, de graça.

Isso é importante. Está errado como ligou. Mas parece ter outros problemas.

2 horas atrás, Ricardo FPV disse:

Como o cabo é muito longo (deve ter mais de 20Metros), acredito que em algum ponto esta com amassado, ou passando muito perto de uma fiação elétrica e esta dando interferência.

20m não é muito longo. Cabos cat5E para essas velocidades garantem 95+5metros de alcance sem necessidade de reforço.

Não precisa exatamente de um testador porque se seu problema fosse com a pinagem não ia conectar nunca.

De todo modo, se quer ter certeza sobre a integridade teste com um multímetro a resistência pino a pino. E use novos terminais. E dentro da norma: os pinos 1,2,3 e 6 devem ser usados para transmissão e recepção, assim use as normas A ou B.

2 horas atrás, Ricardo FPV disse:

Talvez com um testador eu consiga achar em que ponto esta o problema no cabo e fazer uma emenda, e não ter que quebrar tudo aqui.

o testador não vai servir pra isso. E seu problema não é com a pinagem

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!