Ir ao conteúdo

O que é melhor: dois pentes de 8GB ou dois pentes sendo um 8GB e outro 16GB?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá! Comprei memória RAM Asgard na promoção, sendo 1 pente de 8gb e outro de 16gb, assim, não faz dual channel. Fiz correto em ter comprado ou deveria ter pego dois de 8gb? Obs: tava de 130 as duas.

Digo assim, o desempenho dos meus 24gb são melhores que os de duas de 8gb dual channel (ou pelo menos iguais)?

Postado

O dual-channel só funcionará até 16GB, de 16GB até 24GB você terá single-channel. Isso é chamado de "dual-flex". Eu não vejo vantagem em usar o sistema assim, porque se você realmente precisa de mais do que 16GB no PC, o mais inteligente seria comprar 2x16GB e ter dual-channel 100% do tempo. Mas considerando a situação de um usuário normal, dificilmente ele irá precisar de mais do que 16GB.

• guilherme_dr alterou o título para O que é melhor: dois pentes de 8GB ou dois pentes sendo um 8GB e outro 16GB?
Postado
13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O dual-channel só funcionará até 16GB, de 16GB até 24GB você terá single-channel. Isso é chamado de "dual-flex". Eu não vejo vantagem em usar o sistema assim, porque se você realmente precisa de mais do que 16GB no PC, o mais inteligente seria comprar 2x16GB e ter dual-channel 100% do tempo. Mas considerando a situação de um usuário normal, dificilmente ele irá precisar de mais do que 16GB.

Mas em questão de desempenho, 16gb em dual channel ou 24gb? Qual se sai melhor? 

• Solução
Postado

@gspcarvalho o seu desempenho não vai mudar por você ter mais memória disponível, os aplicativos/jogos só usam o que for necessário. Desde que não haja nenhum conflito entre essas duas memórias (8GB+16GB), enquanto você usar menos de 16GB o desempenho tende a ser igual o que seria num sistema 2x8GB. Mas, como eu disse antes, a partir do momento que o sistema passar a exigir mais do que 16GB, o seu desempenho será inferior porque as memórias passarão a operar em single-channel.

Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@gspcarvalho o seu desempenho não vai mudar por você ter mais memória disponível, os aplicativos/jogos só usam o que for necessário. Desde que não haja nenhum conflito entre essas duas memórias (8GB+16GB), enquanto você usar menos de 16GB o desempenho tende a ser igual o que seria num sistema 2x8GB. Mas, como eu disse antes, a partir do momento que o sistema passar a exigir mais do que 16GB, o seu desempenho será inferior porque as memórias passarão a operar em single-channel.

Ok! Não devo utilizar mais de 16gb. Apenas comprei porque tava com uma promoção muito boa hahah.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!