Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, Após umas semanas modificando gabinete pegando de outra cor inclusive kk e configurando a BIOS realmente consegui fazer uma Boa curva de Fan, mantendo entre 65-78° Graus jogando mesmo no Calor. 

Estéticamente falando to na pegada do Setup mais minimalista mas também pretendo colocar umas Leds quando quiser deixar ligado.

No momento to usando somente as 2 Fans sickleflow que vieram junto com o Gabinete, A superior ta jogando ar pra fora e a Traseira coloquei para Puxar o ar pra dentro e Jogar direto na fonte, Como Neste gabinete as fontes ATX ficam viradas para Cpu Sugando ar precisa ter de onde puxar. 

Testei as Minhas Rise mode embaixo e não mudou praticamente Nada, No suporte da frente só foi possível uma no meio, não consegui colocar uma do lado da outra por causa da Fonte ATX que não sobra espaço para Fans Expressa 25mm. 

Então o plano é o seguinte, Como tenho mais um Conector Pwm que sobrou posso pegar mais uma sickleflow para por em Cima da fonte. Notei que ela tem esquentado muito nos Jogos. Nesse caso eu controlaria a Traseira e as duas superior direto na BIOS. Não vou usar as Rise mode por serem muito barulhentas e quase ineficazes.  

Mas pensei em colocar 2 Fan RGB Slim na frente jogando Ar pra dentro. será que ficaria Bacana ? Nesse caso precisaria de controladora certo ? Não tenho na placa e meu único Sys Fan já foi usado.

photo1718056994.jpeg

photo1718196263.jpeg

Postado

A melhor referencia sobre a refirgerção dos NR200/P com air cooler é o  Machine & More que testou com 5 air coolers, 4 da Noctua e 1 Scythe Fuma 2, um dos Noctua "low profile/down draft" (tipo cooler box) mais 2 a 4 fans (Noctua 120mm) em várias combinações.

Com air cooler "low profile/down draft"  (tipo cooler box) o melhor compromisso - de temperatura do CPU e GPU, nível de ruído e custo; foi com um fan na lateral, no suporte de radiador soprando sobre o air cooler, dois embaixo da GPU admitindo ar e um no topo como exaustor - não foi possível colocar dois no topo porque o dissipador do Noctua C14S é muito grande.

Down-draft.png

Em cima com apenas 2 fans extras, em baixo com 3, o que aumentou~1 grau no CPU - passou a receber mais ar quente da GPU; mas baixou ~3 graus na GPU, o aumento de ruído de 1 dbA é pouco perceptível.

Citação

Testei as Minhas Rise mode embaixo e não mudou praticamente 

Desconsiderando o fato que Rise Mode são basicamente "de enfeite" 🤣 verificou se beneficiaram a GPU?

Postado

@1lokos Realmente parece bem promissor mas também o cara SÓ tem fans da Noctua kk

Sem falar que a fonte está na posição padrão que foi projetada para o gabinete, Puxando ar de fora e jogando para cima o que não é meu caso, preciso ter uma Fan direcionada para ela, uma SFX seria o ideal mas é uma fortuna, até fui pesquisar mas Lembro que to praticamente sem monitor então próximo Up será nele.

Referente as Fans da Rise mode não são ruins, realmente baixo uns 4 graus com essa na tampa que testei. Mas ela faz muito mais ruido que a da Cooler master e isso me incomodou, embaixo eu coloquei até sem parafusar só para ver como ficaria a temperatura mas minha GPU não precisa disso, sempre foi muito fria nunca passou de 75° graus mesmo no verão passado. 

Agora minha preocupação é a fonte que sinto o gabinete quente em cima. Certamente vai corrigir com a segunda Ventoinha no topo, Pode ver na foto que nivelei bem a fonte para caber uma Gpu maior e também essa segunda Fan. Pode não parecer mas as abraçadeiras ficaram muito firmes, a fonte ta parafusada bem dizer. 

photo1718211256 (1).jpeg

photo1718211256.jpeg

Postado

@1lokos Meu intuito é exatamente esse, tacar duas RGB ali e fechar a tampa lateral, Mas nem me atentei se esta Fan vai realmente jogar o ar na fonte, to botando esperança na Superior, Pelo que vejo cabe um dedo meu de espaço ali entre a tampa e a fonte mas nada além disso. O medo é pegar Fan do aliexpress não ficar 100% e deixar elas parada aqui.

Sobre o conetor Pwm das ventoinhas que vou comprar eu Consigo conectar o Fêmea de um cabo Split no macho de um adaptador e assim sobrar mais conexões ? Tipo colocar uma extensão na outra.. Só me sobrou um conector Macho de 4 pinos para as Fans. Eram três, e já usei duas.

photo1718213357.jpeg

Postado

@1lokos Essa da fonte ai é nova hahaha

Mas o cabo splitter é o que eu já tenho de uma fêmea que vai no Sys fan e 3 machos para as Fans, no caso vou conectar outro Splitter nesse splitter seria isso ? Tipo o que eu disse antes colocar uma extensão na outra. se funcionar beleza mas não vai ligar o RGB né ? 

Postado

Pode ligar um cabo splitter no cabo splilter que já tem, mas se for comprar outro compre com o numero de pontas que precisa - ser´menos cabo para embolar ai dentro, acha até com até 5 pontas, acima tem que ser HUB PWM alimentado pela fonte.

De forma geral ligar até 4 fans PMW num cabo splitter e ligar num SYS _FAN é OK, acima pode estar consumindo mais corrente (A) que o conector fornece, então precisa que seja splitter ou HUB alimentado pela fonte, o cabo de interface com a placa-mãe só tem dois fios, o do sinal PWM e o do RPM, a tensão (v) vem direto da fonte.

Postado
Em 12/06/2024 às 14:42, 1lokos disse:

Imprime (3D) printer) um duto para a fan da fonte: 😉 

Duto para o fan 120mm puxar ar a 90 graus. Outros modelos.

Faz um modelo de papelão e fita crepe coloca sobre o fan da fonte para ver o quanto melhora a temperatura da fonte, já que não vai pegar ar quente do CPU cooler, mas puxar da lateral, se compensar imprime um dos desenhos.

large_display_120mm_fan_shroud_79209.web

Postado

@1lokos Parece um bom gabinete, talvez venha pro Br, a Terabyte com a Superframe lançou um Gabinete que eu fiquei bem tentado a comprar. Me pareceu muito o Jonsbo TK-1 mas deixei quieto.

Agora quinta feira aqui na minha cidade fez 27° graus e bateu 75° jogando Cs2 no pc. em 2 horas testando com Cpu-z e jogando Mata mata Fiz teste mudando a posição das duas Fans que tenho, tanto a traseira jogando ar para dentro, colocando uma embaixo ou em cima puxando ar para dentro etc.. Mas pra minha surpresa Colocando a traseira como exaustor (padrão) e esta Sickeflow somente a 60% RPM no Painel lateral puxando ar para dentro o Pc não bateu 70° graus. Tudo baixou a temperatura, desde a GPU até a fonte esquentou menos na saida de cima. Me lembrou que antigamente os gabinetes tinham uma telinha na lateral e hoje por causa da estética o vidro não deixa. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!