Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá comunidade Clube do Hardware.
Estou afim de fazer um modding no meu Razer, porém o cabo usb tem 5 fios (2 de energia, 2 de dados, e o quinto fio é o Shield (um cabo que evita interferências etc...), a questão é onde eu ligo esse cabo, no terra??

-Duvida: Se caso não for o cabo Shield, que outro cabo esse 5º pode ser?

Obrigado pela ajuda de todos vocês.

A porta USB-C que estou  querer utilizar é esta:
https://pt.aliexpress.com/item/1005005768848819.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.2d4dKYfTKYfToS&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra
 image.png.87ab682dacc90739e2f3707e93e9f962.png

Este é o conector que tem dentro do teclado:
image.png.489b08709a777d2e993ac926b1f85827.png

• Membro VIP
Postado
21 horas atrás, Lord258 disse:

o Shield (um cabo que evita interferências etc...),

Esta malha geralmente é ligada no terra mesmo. No caso no chassi que está ligado no (-) da fonte e no gnd do sistema. No caso pra converter do conector de teclado pra usb-c, pode ignorar o shield. Pois o fio preto dele já deve estar conectado no terra. Se achar que deve/consegue, desconecte da tomada da rede e meça com multímetro na escala beep a continuidade entre shield e fio preto.

Postado
7 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Qual seria  sua ideia? carregar um telefone? colocar um pendrive?

Colocar uma porta USB-C no meu teclado.

22 minutos atrás, .if disse:

Esta malha geralmente é ligada no terra mesmo. No caso no chassi que está ligado no (-) da fonte e no gnd do sistema. No caso pra converter do conector de teclado pra usb-c, pode ignorar o shield. Pois o fio preto dele já deve estar conectado no terra. Se achar que deve/consegue, desconecte da tomada da rede e meça com multímetro na escala beep a continuidade entre shield e fio preto.

Tive a ver e algumas sim, porém com um breve teste com o multímetro, vi que o terra é separado da ligação Shield, o Shield é ligado na carcaça metálica do usb

• Membro VIP
Postado
39 minutos atrás, Lord258 disse:

o Shield é ligado na carcaça metálica do usb

... e esta é (era pra ser) ligada no gnd do seu pc/note. Um teste indireto pra conferir a conexão direta: pluge o usb no pc/note e meça a continuidade entre o shield e pino central do plug que vai à tomada. Se for pc, meça também entre o shield e qualquer fio [geralmente] preto do conector da fonte.

De fato nunca testei/precisei testar... posso até fazer agora mas estou com preguiça... 😁. mas o resumo: pra conectar seja lá o que for que desejas, podes desprezar o tal shield.

Postado
22 horas atrás, .if disse:

... e esta é (era pra ser) ligada no gnd do seu pc/note. Um teste indireto pra conferir a conexão direta: pluge o usb no pc/note e meça a continuidade entre o shield e pino central do plug que vai à tomada. Se for pc, meça também entre o shield e qualquer fio [geralmente] preto do conector da fonte.

De fato nunca testei/precisei testar... posso até fazer agora mas estou com preguiça... 😁. mas o resumo: pra conectar seja lá o que for que desejas, podes desprezar o tal shield.

@.if Obrigado pela a tua ajuda amiguinho 🙂 Estive a confirmar a pinagem do conector USB-C, e a parte externa do conector é originalmente conectada a parte metálica externa do conector. Vou seguir as normas e o Shield vai ligado no GND. Acredito que não haverá problemas, pois não?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Lord258 disse:

Acredito que não haverá problemas

Temos a mesma fé amigo. Caso insistas em não ignorá-lo, ligue o shield no GND do lado do computador, ok? Mas antes, conecta este teu conector...

image.png

onde deve ser conectado e confirma que há continuidade entre os 2 fios pretos, percebes?

Sucessos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!