Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal tenho uma configuração com:

Gabinete   - AEROCOOL AERO 500 WHITE EDITION WINDOW
placa-mãe - B450M - steel legend
CPU           - Ryzen 5 3500
Memória  - 32GB RAM DDR4
GPU          - RX 6600 
Fonte        - CX 500 da Corsair
BIOS         - Versão 4.2

Estava querendo trocar de processador fazia certo tempo, e acabei encontrando uma promoção muito boa do Ryzen 9 5900X e comprei. Após pesquisar alguns vídeos se minha placa-mãe daria conta, a resposta normalmente era "caso a BIOS esteja atualizada, sim". 

No site do fabricante do fabricante diz que aceita e deixo aqui uma imagem juntamente o link - Fabricante

Não tenho dinheiro nesse momento para comprar uma nova placa-mãe, como a B550 como vi o pessoal sugerindo, acho que meu maior problema seria a ventilação ou melhor segurar esse processador e comprar uma nova placa-mãe no futuro ? 

Estou aberto a dicas, e sugestões.

image.png

Postado

Ser compatível é uma coisa, suportar é outra. Supondo que o motivo de você pegar um Ryzen 9 5900X seja pra trabalhar com multi-tarefas no PC, não será recomendo utilizar essa placa-mãe, visto que o VRM vai passar bastante dos 100ºC nesse tipo de utilização.

• Curtir 2
Postado

O vídeo postado por GuilhermeGB é muito esclarecedor. A placa-mãe B450M Steel Legend não suporta o 5900x quando este é usado para trabalhos que exigem muito do processador, mas se for usá-lo para jogos e tarefas do dia a dia, não tem nenhum problema.

Por qual motivo exatamente pegou o 5900x?
Qual é o principal uso que faz de seu PC?

Postado

@Jefferson Dos Santos Moreira mas qual será a finalidade desse CPU no seu PC? O 5900X é tão bom para jogos quanto um 5600 na maioria dos casos, quase nenhum jogo tira proveito dos núcleos extras que ele oferece. A única finalidade viável de um Ryzen 9 é para trabalhar no PC, nada justifica compra-lo para jogar.

Postado

@GuilhermeGB@Crixus Champion  Eu não trabalho com render não. Uso o pc para jogar e para fazer cargas de dados em bancos e tal.
Na realidade para o trabalho esse processador que tenho está dando conta, mas quando vou testar algum jogo open world ele sofre muito.

Acredito que um problema grande que tenho é com relação a ventilação do pc. Eu tenho apenas a fan que veio com o gabinete e o cooler que veio como CPU que tenho atualmente. 

Postado

@Jefferson Dos Santos Moreira para jogo open world você precisa de VRAM e não de processador high end, sendo bom o processador já faz o trabalho.

que open world é esse? eu tenho a rx 6600XT e a rx 6600m (respectivamente mais forte e mais fracas das rx 6600), e consigo jogar qualquer jogo acima dos 90/120 fps no ultra. Nesse sentido a 6600 padrão seria suficiente.

Eu regredi o driver para o ultimo de 2023 delas, porque o ultimo de 2024 estava uma porcaria.

• Solução
Postado

@Jefferson Dos Santos Moreira que jogo especificamente? A grande maioria dos games rodam bem no 5600, e aqueles que não rodam muito bem nele, não vão rodar bem em quase nenhum processador, é o caso de jogos mal otimizaods. Os únicos CPUs que superam um 5600 com grande margem dentro da plataforma AM4 são os modelos 5700X3D e 5800X3D, sendo que o 5700X3D entrega quase o mesmo desempenho que o 5800X3D custando R$1.000 a menos.

Postado
4 minutos atrás, Jefferson Dos Santos Moreira disse:

Será que é jogo devolver ele para a loja e pegar um mais em conta mas que vai casar melhor com a placa-mãe ?

Se já tem ele, então vende a placa-mãe e pega uma b550m pro vdh wifi.

Não vale a pena trocar, a menos que eles devolvam o dinheiro, mas se for trocar pegue o 5700x3d, faça downgrade nele para não torrar a placa-mãe e dps troque a placa-mãe.

Postado

Como dito, os 2 melhores processadores para jogos na plataforma AM4, aqueles que entregam a maior quantidade de fps, são 5800X3D e 5700X3D, sendo o 5700X3D o maior custo-benefício. Sua placa-mãe suporta os 2.
Mas você estaria bem servido também com um 5700x. 

Só não compre o 5700 (sem X). Esse é um produto novo e nerfado. 

Postado
7 minutos atrás, Swalls disse:

@GuilhermeGB Não vi o vídeo, não sabia que ela suportava, obrigado.

Ela suporta ele em 100% por horas? certeza?

Teste padrão de 10 minutos do Cinebench R23 já é suficiente para dar uma estabilizada nas temperaturas. E mesmo se subir um pouco mais, ainda tem muita margem abaixo dos 80ºC. O 5700X3D consome apenas 90W em carga máxima, menos que um Ryzen 5 com super overclock.

Screenshot_46.thumb.png.adb2ba2dfb68145c773905e96db07473.png

• Obrigado 1
Postado

Cara vocês estão me ajudando demais! Isso sim.  A real é que paguei 1.8k no AMD Ryzen 9 5900X, e quando fui ver o valor dele hoje na pichau que foi onde comprei está 4k... Vou devolver e pegar o 5700x. Ainda está na garantia e nem cheguei a abrir a caixa.

Postado
17 horas atrás, Jefferson Dos Santos Moreira disse:

Cara vocês estão me ajudando demais! Isso sim.  A real é que paguei 1.8k no AMD Ryzen 9 5900X, e quando fui ver o valor dele hoje na pichau que foi onde comprei está 4k... Vou devolver e pegar o 5700x. Ainda está na garantia e nem cheguei a abrir a caixa.

5700X3D !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!