Ir ao conteúdo

É melhor dois pentes de 8GB em dual channel ou um de 16GB em single channel?

Ir à solução Resolvido por Mr.Robott,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou em busca de memória RAM, queria saber se vale mais a pena pegar dual channel de oito gigas cada pente ou single channel com um pente de dezesseis giga, queria saber em quais casos irei perder desempenho, e quanto irei perder. Pensei em um single channel visando up para 32gb futuramente, o que eu sempre preferi. Meu pensamento para essa conclusão é: "só o jogo vai ocupar 13/14gb, como vou usar outros aplicativos?"

Postado

Já venho a algum tempo dizendo q 16gb não é nada demais, o que antes era considerado "top" pra um PC Gamer hj em dia se tornou básico até pra um PC de escritório... Monte com 32gb, memória RAM não é um componente caro.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
1 hora atrás, furdyy disse:

Olá, estou em busca de memória RAM, queria saber se vale mais a pena pegar dual channel de oito gigas cada pente ou single channel com um pente de dezesseis giga, queria saber em quais casos irei perder desempenho, e quanto irei perder. Pensei em um single channel visando up para 32gb futuramente

16GBs é suficiente se sua ideia for jogar. E você vai perder bastante desempenho de CPU se usar apenas um pente de memória.

1 hora atrás, furdyy disse:

Meu pensamento para essa conclusão é: "só o jogo vai ocupar 13/14gb, como vou usar outros aplicativos?"

O Windows gerencia a memória do sistemi dentro de um arquivo chamado de pagefile.sys, arquivo esse que serve como uma extensão da sua memória RAM,fazendo um "swap" mantendo arquivos mais importantes no que o computador está fazendo no momento em uma memória de acesso mais rápido(RAM) salvando outros arquvios que estão abertos mas tem menos prioridade naquele momento no SSD/HD. Por exemplo: Se você estiver executando um jogo e um navegador ao mesmo tempo, se em algum momento o jogo necessitar de RAM que está sendo utilizada pelo navegador aberto, assim será feito, o jogo vai alocar a quantidade de RAM que for necessário e vai manter os arquivos correspondentes ao navegador no pagefile.sys(o mesmo vale pra arquivos que possa eventualmente serem requisitados pelo próprio jogo, observe que, no vídeo do Casual Gamers anexado acima , no jogo Red Dead Redemption 2 dois setups, um com 8GB de RAM e o outro com 16GB, apresentaram desempenho idênticos mesmo o setup de 16GB utilizando acima de 8GB de RAM,demonstrando que o setup de 16GB estava utilizando mais memória pelo fato de necessitar menos de swap, não porque o jogo necessitava alocar mais memória pra ter mais desempenho). Por isso um disco mais rápido potencialmente traz benefícios de perfomance em jogos em uma eventual situação que o swap se faça necessário, mas um SSD Sata de entrada já supre essa necessidade.

• Obrigado 1
Postado

Inicialmente foi perguntado se um dual channel de 2x8gb faz realmente a diferença perante 1 pente de 16gb em single channel. 
Há diversos testes no youtube, sendo que muitos deles mostram empate técnico.
Eu iria sempre de dual channel.

Nesse abaixo o dual channel se saiu melhor na maioria dos games, com bastante vantagem em Horizon Zero Down, RDR2, Death Stranding, A Total War Saga: Troy, Battlefield V, F1 2020 e Fortnite. 

• Curtir 2
Postado
13 horas atrás, Pedro Vinicius G. C. disse:

@furdyy pega 16 no brasil ou  32gb importado, sinceramente 16gb é suficiente para a maior parte das pessoas..., unico jogo que joguei que presisou mais do que isso foi minecraft (sim, minecraft)

Minecraft? Em que cenário ele necessitou de ram? 

• guilherme_dr alterou o título para É melhor dois pentes de 8GB em dual channel ou um de 16GB em single channel?
Postado

@furdyy faltou mencionar o seu processador. Dependendo do modelo, quanto menos pentes de memória, melhor.

Como exemplo o Ryzen 5 5600 (muito indicado aqui no forum):

Com 1 ou 2 pentes ele consegue utilizá-los a 3200 MHz.

Já com 4 pentes esse frequência é reduzida para 2800 ou 2600 MHz, dependendo do tipo de memória.

Pensando neste exemplo o melhor seria utilizar 1 pente de 16 GB e posteriormente instalar mais um.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...