Ir ao conteúdo

Há realmente diferença na espessura de cabos entre tensões 110V e 220V?

Ir à solução Resolvido por Cristiano Pagnussat,

Posts recomendados

• Moderador
Postado

Na semana passada, estava comentando com meu namorado sobre uma viagem e levar o PS2 dele para jogarmos. 
O problema é que onde ele mora, a distribuição de energia predominante é de 110V, e para onde vamos, é de 220V.
Pesquisamos sobre a fonte do PS2 e descobrimos que é bivolt, sem problemas, porém ele reparou que no cabo de alimentação do PS2, vem grafado: "127V 7A".

Um amigo em comum, explicou que essa gravação no cabo, é referente ao quanto o cabo consegue suportar de transporte de energia, que seria basicamente 127V x 7A = 889, e explicou que, não teria problema de usar esse cabo, tanto em residência com energia a 110V ou 220V.

Ele também citou uma curiosidade certa hora que cabos de energia que são para eletrônicos que operam a 110V, possuem o fio de cobre mais "grosso" para o transporte de energia, e que energia a 220V é a mais barata de se ter, pois não precisa de fios de cobre tão grossos quanto a energia de 110V.

Aí minha dúvida surgiu, pois não deveria ser ao contrário? 220V por ser uma tensão "maior" não deveria ser feita com fios de cobre mais grossos ou algo do tipo? As citações que ele nos mencionou anteriormente estão corretas? E qual a lógica da energia a 110V precisar necessariamente de fios de cobre mais grossos, e a energia a 220V não precisar dessa necessidade?

• Moderador
Postado

@Vitoria Gabriela Olá, tudo bem?

Primeiramente, você pode ficar tranquila quanto ao uso do PS2, como já disse, a fonte é bivolt e não há risco em conectar em uma rede 127V ou 220V.

53 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Ele também citou uma curiosidade certa hora que cabos de energia que são para eletrônicos que operam a 110V, possuem o fio de cobre mais "grosso" para o transporte de energia, e que energia a 220V é a mais barata de se ter, pois não precisa de fios de cobre tão grossos quanto a energia de 110V.

Isso é verdade também!

Quanto maior a tensão, mais corrente elétrica consegue passar pelo fio e como em 110 ou em 220 é necessário atingir a mesma potência (que o aparelho exige), o fio de 110V precisa ser mais espesso enquanto no 220V há maior potencial para a corrente e o cabo pode ser menos espesso.

Essa não é minha especialidade, há usuários no fórum que podem lhe fazer entender melhor tudo isso, mas espero que tenha ajudado de alguma forma.

Abraços.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Solução
Postado

A questão dos cabos de energia, pode parecer complicada, mas tem uma lógica simples. Quando se trata de 110V vs 220V, a principal diferença é a corrente (corrente) necessária para a mesma potência. Isso é explicado pela Lei de Ohm, quando diminui a tensão aumenta a corrente.

Sobre o Cabo do PS2, se no cabo do PS2 está escrito "127V 7A", isso significa que ele pode suportar até 127V e 7A. Mesmo que a tensão seja 220V no local para onde você vai, o cabo pode ser usado sem problemas, desde que a corrente não passe de 7A.

Usar 220V é mais eficiente porque fios mais finos são suficientes, o que economiza material e reduz perdas de energia por aquecimento.

O cabo do PS2 vai funcionar bem em 220V, não precisa se preocupar!

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

A espessura dos fios tem mais relação com a corrente elétrica (ampere) do que tensão em si. 

110v precisa de mais corrente elétrica para ter a mesma potência que um 220v. 220v você terá mais tensão mas a corrente elétrica será a metade de 110v para transmitir a mesma potência.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • guilherme_dr alterou o título para Há realmente diferença na espessura de cabos entre tensões 110V e 220V?
Postado
38 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Aí minha dúvida surgiu, pois não deveria ser ao contrário? 220V por ser uma tensão "maior" não deveria ser feita com fios de cobre mais grossos ou algo do tipo? As citações que ele nos mencionou anteriormente estão corretas? E qual a lógica da energia a 110V precisar necessariamente de fios de cobre mais grossos, e a energia a 220V não precisar dessa necessidade?

A tensão é a diferença de potencial no circuito, a corrente elétrica só flui se houver diferença de potencial, porém enquanto maior for a diferença de potencial, menos corrente elétrica é necessária para atingir uma determinada potencia elétrica. A questão da corrente elétrica é importante porque quando a corrente elétrica atravessa um condutor, existe perda de energia e dissipação de calor, porque a perda depende da corrente e da resistência elétrica (não depende da tensão). Um condutor, por melhor que seja, ele sempre terá uma resistência elétrica, e essa resistência depende do material e das dimensões físicas do condutor. Quando falamos de cabo elétrico baseado em um tipo de condutor específico, por exemplo, o cobre, enquanto mais fino, mais resistência elétrica ele terá, enquanto mais longo, mais resistência elétrica ele terá. Se você combinar um condutor muito fino e muito comprido com uma corrente muito alta, haverá muita perda e muito aquecimento.

Maiores tensões nos permite utilizar cabos mais finos (mais baratos) para transmitirmos maiores potência, por isso que a transmissão de eletricidade nas redes de distribuição é feita em média tensão. Acima de 1.000V é considerada média tensão, mas a tensão mais comum é 13.800V, então usamos transformadores para converter 13.800V em 220V (127V por fase) ou 380V (220V por fase). Já nas linhas de transmissão de longas de distância utilizamos a alta tensão, a tensão é considerada alta acima de 36.000V, mas a maioria das linhas de transmissão aqui no Brasil usam de 138.000V pra cima, e são as subestações que fazem a conversão de média para alta e vice-versa.

• Curtir 4
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

Legal saber, obrigada pela explicação @guilherme_dr @Cristiano Pagnussat @mtsesperanca @GuilhermeGB, eu estava mantendo uma lógica totalmente contrária, mas com a explicação de vocês, consegui compreender! 

Mas agora me veio outra questão, com a explicação de vocês, parece que manter uma residência com energia totalmente 220V parece ser muito mais vantajoso, tanto "logicamente" quanto financeiramente, e aí me veio a questão, por quê então algumas casas/Estados do Brasil ainda optam por manter residências com energia a 110V? Por exemplo, aparentemente a energia predominante no estado de São Paulo, é de 110V, já aqui em Goiás (até onde sei), sempre foi 220V, se 220V até então parece ser bem melhor que a 110V, por quê ainda existe essa diferença de energia? Não seria mais "fácil" para todos ter somente a energia 220V nas residências? 

• Moderador
Postado
9 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Legal saber, obrigada pela explicação @guilherme_dr @Cristiano Pagnussat @mtsesperanca @GuilhermeGB, eu estava mantendo uma lógica totalmente contrária, mas com a explicação de vocês, consegui compreender! 

Mas agora me veio outra questão, com a explicação de vocês, parece que manter uma residência com energia totalmente 220V parece ser muito mais vantajoso, tanto "logicamente" quanto financeiramente, e aí me veio a questão, por quê então algumas casas/Estados do Brasil ainda optam por manter residências com energia a 110V? Por exemplo, aparentemente a energia predominante no estado de São Paulo, é de 110V, já aqui em Goiás (até onde sei), sempre foi 220V, se 220V até então parece ser bem melhor que a 110V, por quê ainda existe essa diferença de energia? Não seria mais "fácil" para todos ter somente a energia 220V nas residências? 

A diferenciação entre as regiões, cidades e bairros brasileiros ocorre porquê, no início do século 20, quando ocorreu a instalação da rede elétrica no País, foram contratadas companhias estrangeiras para o serviço. E como o Brasil não tinha um padrão a ser seguido, a tensão do sistema elétrico de cada região dependeu da empresa que executou a instalação.

Nunca houve uma padronização depois disso pois o custo envolvido seria muito alto.

Fonte.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado
10 minutos atrás, Vitoria Gabriela disse:

Basicamente lá atrás só usavam 110v por N fatores e hoje em dia para padronizar tudo para 220v você teria que alterar toda a infraestrutura de uma cidade e isso além de um custo muito alto têm seus perigos.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Vitoria Gabriela além do que os colegas acima falaram, envolve também a questão de segurança, teoricamente 127V (o padrão é 127V, não 110V) tem menos potencial para causar acidentes. A tensão não influencia no diâmetro dos condutores, mas influencia no tipo de isolação dos cabos e dos equipamentos elétricos. Tensões maiores tem sim suas vantagens em relação a custo, porém para uma residência comum nem tanto. Nossas normas estabelecem padrões mínimos para especificações dos condutores por questão de segurança, seja a tensão 127V ou 220V, então o custo da instalação seria quase o mesmo para os dois padrões.

Quando falamos de industrias, aí sim existe grande economia financeira ao optar por 220V ou até tensões maiores, e grandes consumidores elétricos tem a vantagem de receberam a eletricidade diretamente em média tensão, então eles ficam responsáveis por adquirir seus próprios transformadores para baixa tensão e podem escolher 127V/220V ou 220/380V, independente do padrão utilizado na região.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

Vale ressaltar também que em termos de economia de energia na conta, não há diferença entre uma região que tem padrão 127V ou outra 220V.

Isso porque o consumo se dá pela potência (W) e não pela tensão (V), ou seja, independente a tensão, os aparelhos irão demandar o mesmo consumo (W).

• Curtir 2
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...