Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei meu pc em 2022 e já completou 2 anos, eu nunca limpei nem nada, esse mês preciso limpar e trocar a pasta térmica do processador, a parte de trocar a pasta eu sei. O que eu não sei é limpar o computador sem risco da estática estragar os hardwares, não sei se uso somente pincel e ar comprimido ou também passo um limpa contato. 

Como vocês limpam o pc? O que vcs utilizam? 

Postado

Eu sigo a regra do "se não está quebrado, não arrume". Está aquecendo? A sujeira está saindo pelos buracos? Por que "precisa" trocar a pasta térmica? 

Gerenciei um parque de mais de mil máquinas. Tem micro rodando, sem ser aberto, desde 2011. Vão dar baixa do parque sem ter nenhuma intervenção interna.

A minha máquina, dou uma geral quando vou trocar (upgrade) algum componente. Senão, só intervenções pontuais, como tirar o fan e limpar o dissipador da poeira nele (nem retirei o dissipador do lugar). 

• Curtir 2
Postado

Eu só mexo no PC quando faço algum upgrade ou quando vejo que a máquina está esquentando demais. Tenho um soprador e uso em uma força bem baixinha, se precisar passo um pincel para "retoques" e costumo passar um paninho úmido nos fans e cooler (e depois seco bem, é claro).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Pincel de construção que seja macio para tirar o pó (pode ser aqueles maquiagem também). O pó que cai no PSU cover e nos ferros/plásticos do gabinete só um pano com água (só umedecido), ou a álcool 70%.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Olá, boa tarde.

Usar um soprador ou secador com o calor no mínimo serve, pincel e limpa contato ou alcool isopropílico. No pior dos casos, caso seu PC esteja cheio de terra seca ou sujeira de 5 anos empregnada, nada que uma passada de água não resolva 😅 <-- Apenas em casos extremos.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Thiago Brandino Tarde

Mande uma foto de como está no nível de sujeira do seu PC e se possível passe a configuração.

O nível de limpeza vai depender do seu nível de conhecimento.

Se você tem conhecimento básico e não está acostumado em remover processador e cooler do processador, desmontar uma placa de vídeo, e o principal está acostumado a resolver o problema mais clássico ao fazer esse tipo de procedimento "Limpei o PC e paro de ligar ou subir vídeo",  então compre esse aspirador de pó soprador que é um mão na roda.

Eu pesquisei meio por cima, se você procurar com mais calma você vai encontrar um valor melhor.

Esse carinha de baixo para limpar o PC é 2 minuto e está pronto, se fizer isso a cada 6 meses ou menos dependendo do local do PC.

Dependendo do nível e poeira, é só remover a parte de trás e a parte da frete (essa parte transparente) do aspirador, depois encaixar esse bico e remover a lateral do gabinete e levar o PC para área externa.

Ligou o aspirar na tomada e só bater o ar e está limpo, cara não da 2 minutos, não precisa tirar processador, placa de vídeo e nada, dessa forma a chances de dar problema é 2% e por ultimo só 

51nMHN+Dd2L._AC_SX679_.jpg

Agora se está acostumado remover processador e cooler do processador, desmontar uma placa de vídeo, e a resolver o problema mais corriqueiro "Limpei o PC e paro de ligar ou subir vídeo" que acontece aqui no fórum, então mãos a obra 😆🙌🏿.

O uso de aspirador soprado é indispensável para começar porque ele vai tirar o mais grosso da sujeira e infelizmente uma sujeirinha sempre fica principalmente nas hélices do coolers.

Para fazer um super limpeza, será necessário, aspirador de pó com função soprador, pincel ou escova velha, papel higiênico, pano, chave Philips pequena e grande, um alicate ( é bom ter porque ao remover a placa-mãe pode sair junto o espaçadores), pasta térmica de qualidade (não aquela branca implastec, a implastec silver é ótima), água, sabão neutro, uma borracha, cinta hellermann, alicate de corte, sacola de supermercado e álcool isopropílico.

Depois que tirar a poeira mais grossa com ar com soprador remova todos os cooler do gabinete e com ajuda do pincel e do pano remova a sujeira de cada cooler um por um.

Agora remova o ar cooler do processador ou ar cooler, e sempre tire o mesmo movendo levemente o cooler de um lado para o outro principalmente se for soquete AM4 ou AM3 para evitar surpresas desagradáveis.

Agora remova a placa de vídeo e desligue todos os cabos que estiverem ligados na placa-mãe e remova a placa-mãe do gabinete.

Se tiver alguma SSD de 2.5" ou HD remova, mova a fonte de alimentação.

Com o soprador jogue ar dentro da fonte para remover qualquer poeira e para finalizar passe um pano na fonte.

Com a mãe firme passe um pincel em toda placa-mãe para retirar o pó dela e remova a pasta térmica usando papel higiênico e álcool.

Não tem necessidade de remover as memória e nem processador para evitar acidentes (processador cair no chão 😆) e nem cair sujeira dentro do slot do processador (sujeira é o menores do problemas se cair, se cair um chave de fenda ou algo do tipo você vai sentar e chorar 🙌🏿🤦🏿‍♂️) e slot de memória.

Agora é hora da placa de vídeo, desmonte o mesmo e troque a pasta térmica, tomando cuidado para não perder os parafusos, e faça a mesma limpeza da placa usando apenas o pincel e no cooler com pincel e pano.

Remova pasta térmica do cooler e faça toda limpeza.

Agora o dissipador caso queira, você pode lavar com água e sabão neutro.

Antes de montar a placa de vídeo, troque a pasta térmica com auxilio de papel higiênico e álcool, e apenas troque os termal pad se estiverem muito danificados e se você tiver para substituir.

Antes de montar a placa de vídeo deixe o dissipador no sol para secar toda água.

Enquanto o dissipador da placa de vídeo vai secando passa um pano e pincel em todo gabinete.

Volte a placa-mãe para o gabinete porém antes de parafusar passe um pincel a escova no slot PCI-E da placa de vídeo.

naoliga_14.jpg

Depois de prender a placa-mãe, ligue dos os cabos do painel frontal e volte a fonte de alimentação já separando os cabos necessários e o coolers do gabinete já fazendo a organização usando o cinta Hellermann.

Por ultimo volte a placa-mãe vídeo e antes de espetar passe uma borracha ou escova no contato.

naoliga_07.jpg

Passe um camada fina de pasta térmica no processador e instale o cooler do processador.

E gosto de colocar uma gota um pouco maior do que um grão de feijão e depois pego a sacolinha de supermercado e enrolo no dedo e espalho.

pasta-termica-notebook.jpg

Volte o SSD o e HD e antes de fechar o gabinete, ligue o PC e veja se está subindo vídeo normal.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!