Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Desejo montar um novo PC do zero. Eu desejo montar com GPU 4060ti.

Eu andei pesquisando qual seria a melhor combinação entre GPU x CPU e placa-mãe e só me deixou mais confuso por conta de bottleneck.

Eu tinha me interessado em montar um setup 13400F + 4060ti + alguma 660 ou 760 q aceite DDR5.

Poderiam me ajudar a equilibrar o setup (se possível mantendo a 4060ti para esse orçamento)?

• J.Augusto F alterou o título para Montar setup do zero orçamento até R$8.000,00 com RTX 4060ti
Postado

Qual será seu uso?

4060 TI não é uma placa tão boa, além de cara oferece pouco ganho em relação à 4060, além de ter míseros 8GB de VRAM. Com 8K no bolso pode pegar uma placa muito melhor.

1 hora atrás, iuryscad disse:

Eu andei pesquisando qual seria a melhor combinação entre GPU x CPU e placa-mãe e só me deixou mais confuso por conta de bottleneck.

Naquelas calculadoras de gargalo, correto?

Estes sites e lixo dão no mesmo, então não confie nelas. Gargalo é uma coisa muito exagerada pela mídia, a não ser que ponha uma RTX 4090 com um Celeron é difícil que hajam problemas gravíssimos como YouTubers tentam mostrar.

Vídeo esclarecedor sobre o assunto

1 hora atrás, iuryscad disse:

Eu tinha me interessado em montar um setup 13400F

Não é uma opção tão boa, LGA 1700 já está morto e enterrado, AM5 é a plataforma ideal nos dias atuais.

Postado

É para jogar mesmo. Pretendo usar 2 ou 3 monitores.

Eu sempre usei AMD para processador, mas odiei as experiências que eu tive.

Eu pensei em usar a 13400F como base para esse PC de entrada.

Postado
2 horas atrás, iuryscad disse:

Eu sempre usei AMD para processador, mas odiei as experiências que eu tive.

Faz quanto tempo? Seria a época dos FX ou já Ryzen?

Antes deles a AMD não era tão boa mas atualmente dominam o mercado de PC, Intel têm sua plataforma que morre após 2 ou 3 gerações e os processadores e placas mãe são mais caros, então o investimento neles atualmente não vale a pena.

E você já possui os monitores ou pretende adicioná-los no valor da compra?

Postado

@iuryscad Ele tá certo, com esse orçamento da pra pegar PC com coisa muito melhor, até mesmo com uma RX 7800 XT que é muito mais forte.

@iuryscad No mundo do hardware podemos montar PCs de acordo com o que você mais quer investir, tem alguma peça em que você mais queira focar em investir na mesma ou você quer tudo mais equilibrado possível?

Postado
Em 19/06/2024 às 15:40, RonaldoXbox disse:

Faz quanto tempo? Seria a época dos FX ou já Ryzen?

Antes deles a AMD não era tão boa mas atualmente dominam o mercado de PC, Intel têm sua plataforma que morre após 2 ou 3 gerações e os processadores e placas mãe são mais caros, então o investimento neles atualmente não vale a pena.

E você já possui os monitores ou pretende adicioná-los no valor da compra?

Ryzen 2600x. Não curti nem CPU nem GPU AMD.

Isso eu particularmente não gostaria de abrir mão. Pretendo ficar na Intel/Nvidia.

Já possuo os monitores.

O meu grande lance é que eu vi informações contrastantes a respeito de gargalo entre 13400F e 4060TI. Esses dois eu gostei muito do custo-beneficio. Eu não ligo de perder um pouco do potencial da 4060ti. Queria saber se eu conseguiria pegar uns 100+ fps para FHD em jogos modernos.

Além disso, e mais importante, estou com dificuldade de escolher uma placa-mãe para esse setup porque eu não quero me arrepender de pegar uma placa de entrada tipo H610 e ter problema de temperatura como eu tenho no meu pc atual, mas também não quero investir demais pra um setup que talvez nem demande isso.

Basicamente são essas minhas preocupações, mas se souberem também dicas sobre gabinete aquário e watercooler para esse setup, também seria bem vindo.

Detalhe importante que esqueci de mencionar. Tenho interesse de já iniciar na DDR5.

• Gabriel Torres alterou o título para Montar setup do zero orçamento até R$8.000,00 com GeForce RTX 4060ti
  • 3 semanas depois...
Postado

O problema reside no fato que se você deseja a maior performance pelo valor pago, o time vermelho é a melhor escolha.

Os atuais processadores da LGA 1700 têm plataforma mais cara que um Ryzen AM5, mais quentes, menor longevidade e maior consumo energético.

Além dos problemas relacionados ao soquete mal desenhado deles, para evitar o empenamento da IHS dos CPUs de 12ª/13ª/14ª precisa comprar um contact frame, para evitar a instabilidade dos i7 e i9 é necessário capá-los tanto que perdem performance notável, e nem se fala do consumo lá na lua...

E para a NVidia algo similar se aplica, paga mais para ter menos, as placas da AMD são as melhores considerando "bang for your buck" (definição estadunidense do querido custo/benefício) já que desempenham mais ou perto das opções da "NGreedia" só que por um valor devidamente justo.

Ainda deseja prosseguir com Intel e NVidia?

E o que exatamente passou com dores de cabeça com seu 2600X? Temperatura, desempenho ou algo a mais?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!