Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente atualizei meu setup, trocando monitor e placa de vídeo. 

Meu Setup: Processador- Ryzen 5 3500x ;RAM: 16 gb; Placa de Vídeo: 4060 inno3d 8gb (Nova); Fonte 500W...

Tudo certo com os componentes exceto pela fonte que possui o cabo com 6 pinos e a placa nova tem entrada para 8, mas comprei junto um adaptador.

Quando eu utilizo o pc normalmente esta tudo certo, no entanto quando abro algum jogo, a tela ficava preta, eu continuava a ouvir o pc por um tempo  e depois ele meio que dava crash, continuando tudo ligado. Algumas vezes parecia ser problema do cabo, pois ficava ligando e desligando o monitor com a mensagem de sem sinal, troquei o cabo e parou.

Umas 3 vezes eu abri o o MSI afterbunner e modifiquei algumas coisas que deram certo, onde consegui jogar sem o pc apresentar problemas, porém já não funciona com a mesma configuração.

Ainda não consegui testar com um cabo displayport e com outra fonte, apesar de saber que a fonte aguenta o setup ainda estou meio na duvida. E por ser um problema que só acontece quando abro jogos acho meio estranho.

Minha ultima opção será tentar trocar a placa, mas quero testar tudo pra ter certeza, porque posso acabar falando que é a placa devolver pra loja e não ser. 

Alguém sabe o que pode ser?

Postado
18 minutos atrás, NicolasBF12 disse:

Fonte 500W...

OK, porém qual é a marca e modelo da fonte?

18 minutos atrás, NicolasBF12 disse:

Tudo certo com os componentes exceto pela fonte que possui o cabo com 6 pinos e a placa nova tem entrada para 8, mas comprei junto um adaptador.

Isso já indica que ela tem grandes chances de ser uma fonte de péssima qualidade. Hoje em dia até fonte ruim de 500W tem pelo menos dois conectores de 8 pinos para placa de vídeo.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

OK, porém qual é a marca e modelo da fonte?

Isso já indica que ela tem grandes chances de ser uma fonte de péssima qualidade. Hoje em dia até fonte ruim de 500W tem pelo menos dois conectores de 8 pinos para placa de vídeo.

Vou olhar porque não lembro a marca.
Com minha placa de vídeo antiga (1050 ti) sempre funcionou bem

Acredito que se fosse ela o problema, nem iria ligar.

Postado
agora, NicolasBF12 disse:

Com minha placa de vídeo antiga (1050 ti) sempre funcionou bem

GTX 1050 Ti é uma placa que consome menos de 75W, inclusive alguns modelos se quer precisam de cabo de alimentação. Já a RTX 4060 consome mais do que 100W.

1 minuto atrás, NicolasBF12 disse:

Acredito que se fosse ela o problema, nem iria ligar.

A exigência energética de uma placa de vídeo em utilização fora dos jogos nem se compara com o que ela exige rodando jogos e aplicações 3D mais pesadas.

Postado
43 minutos atrás, NicolasBF12 disse:

Provavelmente o problema é a fonte. 

O consumo da GPU é dinâmico, então quando você liga o PC, a fonte é pouco exigida, mas quando você abre o jogo, a GPU começa a consumir mais e a fonte não consegue fornecer a energia de forma estável.

Postado
16 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

GTX 1050 Ti é uma placa que consome menos de 75W, inclusive alguns modelos se quer precisam de cabo de alimentação. Já a RTX 4060 consome mais do que 100W.

A exigência energética de uma placa de vídeo em utilização fora dos jogos nem se compara com o que ela exige rodando jogos e aplicações 3D mais pesadas.

Entendi. 

Isso da a entender que é a fonte, de qualquer maneira eu iria trocar mesmo. Me recomenda alguma marca especifica? vou olhar alguma de 800W

Postado
agora, NicolasBF12 disse:

Entendi. 

Isso da a entender que é a fonte, de qualquer maneira eu iria trocar mesmo. Me recomenda alguma marca especifica? vou olhar alguma de 800W

Não, amigo, você não precisa de 800W. Você precisa de uma fonte boa, porque com certeza a sua fonte não é de 500W nem aqui nem na China, é fonte falsificada. O consumo de energia da sua máquina aí mal vai passar dos 200W em jogos.

Se você não quiser pagar tanto, mas ainda ter uma fonte decente:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18793/fonte-silverstone-500w-80-plus-bronze-pfc-ativo-sst-et500

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não, amigo, você não precisa de 800W. Você precisa de uma fonte boa, porque com certeza a sua fonte não é de 500W nem aqui nem na China, é fonte falsificada. O consumo de energia da sua máquina aí mal vai passar dos 200W em jogos.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/18793/fonte-silverstone-500w-80-plus-bronze-pfc-ativo-sst-et500

A ideia é 800W mesmo, porque vou atualizar mais o pc em breve e tenho outros projetos pra usar ele.

Essa é 500W sim. Já levei no técnico eletroeletrônica. 

Postado

A ideia é 800W mesmo, porque vou atualizar mais o pc em breve e tenho outros projetos pra usar ele.

OK. Aqui está uma boa fonte de 850W:

https://www.kabum.com.br/produto/103282/fonte-xpg-core-reactor-850w-80-plus-gold-modular-com-cabo-preto-core-reactor

OK, não entrar nessa discussão, amigo.

• Obrigado 1
Postado
15 minutos atrás, NicolasBF12 disse:

Mesmo que esteja escrita "fonte de 500w" não significa que ela consiga entregar esta energia de forma limpa. O ideal é que boas fontes entreguem quase toda sua potência anunciada na linha 12+, já que é a mais importante. Você têm alguma ideia da configuração que pretende usar com esta fonte?

Para que tenha uma ideia, uma que entregue 750w já seria mais que suficiente para um 7800X3D e uma 4090, então além de ser um gigantesco superdimensionamento (evite sempre que possível ) ainda estará gastando um monte de dinheiro em algo desnecessário.

E mesmo que pretenda usar com configurações de alto desempenho, para 90% delas uma fonte legal de 500w vai dar e sobrar, mesmo que execute overclocks extremos com seu PC ele nunca passará dos 400w.

Caso queira uma folga para upgrades ou overclocks pegue no máximo uma de 650-600w, mesmo que já seja um exagero.

Reitero a pergunta vital, qual é o modelo de sua atual fonte?

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB @RonaldoXbox

6 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Achei o modelo da minha e consegui testar com uma igual a do link.
A minha é uma Astech Super power 500W, peguei a de um amigo emprestado para testar igual a essa do link.

O problema continuou...

De qualquer forma comprei uma aqui e irei testar outras coisas...

Postado
5 minutos atrás, NicolasBF12 disse:

A minha é uma Astech Super power 500W

Sua fonte tem todos os indicativos de fonte bomba.

Mas acho que a palavra do "técnico de eletrônica" vale mais.

8 minutos atrás, NicolasBF12 disse:

Achei o modelo da minha e consegui testar com uma igual a do link.

O problema continuou,,,

Ela é exatamente do mesmo modelo? Você removeu o tal adaptador que estava usando para alimentar a placa, certo? Você chegou a testar a placa de vídeo em outra máquina?

Lembrando que também existe a possibilidade de fontes de má qualidade danificarem a placa de vídeo também, espero que você não tenha sido azarado a esse ponto.

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Ela é exatamente do mesmo modelo? Você removeu o tal adaptador que estava usando para alimentar a placa, certo? Você chegou a testar a placa de vídeo em outra máquina?

Lembrando que também existe a possibilidade de fontes de má qualidade danificarem a placa de vídeo também, espero que você não tenha sido azarado a esse ponto.

Sim, mesmo modelo. Sim removi porque nem precisa dele. Só consegui testar com outro processador mais antigo o restante dos componentes iguais

Com base no que testei e no que consegui encontrar sobre, vou pedir a troca na placa de vídeo. Se eu esperar a fonte chegar vou perder o prazo de troca..  

Vendi essa minha de 500W, e fiz outro setup com a 1050ti e uma fonte bem antiga até a nova chegar. Tendo o retorno da loja eu atualizo e indico se foi resolvido.
Obrigado

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado
Em 18/06/2024 às 17:58, GuilhermeGB disse:

Sua fonte tem todos os indicativos de fonte bomba.

taporra uma bomba mesmo kkkkkk coitada da 4060, tomara que não tenha afetado mesmo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!