Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não consigo atualizar pro Windows 11. Aparece que tenho que ativar a Inicialização Segura e o TPM 2.0. Li esse artigo do link abaixo:

https://support.microsoft.com/pt-pt/windows/windows-11-e-arranque-seguro-a8ff1202-c0d9-42f5-940f-843abef64fad

Mas no meu pc não aparece "Opções avançadas > firmware UEFI Definições > Reiniciar".

Minha placa-mãe é GIGABYTE. Dai eu fui lá na BIOS e alterei o Storage Boot Option Control de Legacy para UEFI.

Mas continua aparecendo que tenho que ativar a Inicialização Segura. Pesquisei na internet e vi que é necessário reinstalar o Windows. Mas eu estou querendo saber um jeito de ativar isso sem tem que reinstalar o Windows. é possível?

1 - É possível ativar a Inicialização Segura sem ter que reinstalar o Windows?

2 - Eu fiz certo em alterar na BIOS o Storage Boot Option Control de Legacy para UEFI? É assim mesmo? Ou tenho que fazer outra coisa? Se sim, essa opção eu deixo assim ou mudo de novo pra Legacy?

3 - Vi lá na BIOS também que tem a opção Secure Boot Mode. Ela tá em Standard e pode mudar para Custom. Deixo ela em Standard ou Custom?

4 - Então é só deixar o Storage Boot Option Control em UEFI e mexer na Secure Boot Mode e depois reinstalar o Windows? Só isso? Nada mais a fazer?

5 - Quanto ao TPM 2.0 vi que o pc tem que estar com a Inicialização Segura ativada, então depois de ativar eu vejo aqui se consigo resolver isso...

Especificações do Desktop:

1 – Fonte ATX MODULAR AUTOMATICA 650W PLUS BRONZE FT003

2 – placa-mãe Gigabyte Micro ATX H410M H, Intel 10ª Geração, DDR4
3 – Processador Intel Core i5-10400F, Cache 12MB, 2.9GHz (4.3GHz Max Turbo), LGA 1200

4 – 2 Memórias RAM Silicon Power XPOWER Turbine Gaming 8GB, DDR4, 2666MHz, C16, 288-Pin UDIMM, 1.2V

5 – SSD Crucial, 1TB, NVMe Pcie, Leitura: 3500MB/s + Gravação: 3000MB/s, P3 - Ct1000p3SSD8

6 – HD sata2 seagate 320gb
7 – HD Seagate Barracuda 1Tb 7200rpm 64mb Cache

8 – Placa de Vídeo Galax GeForce RTX 3060 1-Click OC, 8GB, GDDR6, 128-Bit, 36NSL8MD6OCC

9 – Monitor Lg Led 21,5´ 22mp58vq-p HDMI/dvi/VGA

10 – Gabinete Sharkoon ATX VS4-W

Postado

@dlinknet Olá, boa tarde!

Dei uma lida no manual da sua placa-mãe para saber exatamente onde estava a configuração...

Creio que voce precisa ativar tanto o Secure Boot quanto o Intel PTT:

1. Intel Platform Trust Technology: navegue até a aba "Settings" e em "Miscellaneous" ative o Intel PTT;
2. Secure Boot: navegue até a aba "Boot" e em "Secure Boot" marque como ativo.
* A depender do motivo que você tem para ativar o Secure Boot, talvez seja necessário colocar o modo em "Custom" (no seu caso acho que "Standart" resolve).
** Para ativar o Secure Boot é necessário desativar o "CSM", também na aba "Boot".

Qualquer dúvida fico à disposição, espero que dê certo!

Postado

1 - Ativei o PTT.

2 - Desativei o CSM.

3 - Ativei o Secure Boot como ativo.

4 - Salvei e saí da BIOS. Mas ao inicializar o PC não carrega o Windows. Antes de carregar o Windows carrega a BIOS novamente. Ao sair o mesmo. Não carrega o Windows, apenas a BIOS. Note que ao desativar o CSM Support em Boot Option Priorities aparece apenas Sandisk Cruzer Blade (um pendrive USB) e some o SSD e os dois HDs. O SO está no SSD. O SSD e os HDs só aparecem novamente quando o CSM Support é reativado. Daí eu consigo inicializar o Windows. Mas aí eu não consigo ativar o Secure Boot. O que fazer para a BIOS reconhecer o SSD e os HDs e inicializar o Windows com o Secure Boot ativado?

OBS: Testei com o Secure Boot em Standard e Custom também. Aconteceu a mesma coisa.

5 - Vai ser preciso reinstalar o Windows? E como eu faço pra ter certeza de que a BIOS/UEFI vai reconhecer o SSD com o novo Windows ao deixar o Secure Boot ativado?

6 - A boa notícia é que com a ativação do PTT o TPM 2.0 foi habilitado.

20240621_134331.jpg

20240621_133313.jpg

20240621_133329.jpg

20240621_134216.jpg

@pedzero

Seguindo o link do primeiro post ao "Reiniciar agora em Arranque avançado" aparece as telas das imagens anexas. Devo selecionar alguma opção para ativar o Secure Boot?

17189924377862809239232070682354.jpg

17189924703223377284745517678360.jpg

17189924952966412380430023048247.jpg

17189925098481753362659903036348.jpg

17189925842838524701947527312877.jpg

17189926004882138875727980968327.jpg

Postado

@dlinknet

Tente desativar o CSM na BIOS, salvar e sair;

Ative o Secure Boot, salvar e sair;

Ative novamente o CSM.

Veja se isso resolve o problema. Se não resolver, tenho poucos palpites sobre o que pode ser.

Talvez o seu sistema foi instalado "com o padrão Legacy"? Não sei. Talvez valha a pena verificar se o disco tem partição do tipo GPT ou MBR...

Enfim, somente achismos.

Perdão, não me atentei direito à sua resposta. Mas acho que vale a tentativa de ativar o CSM com o Secure Boot já ativado. Tente no modo Custom também.

Se você reinstalar o Windows é bem provável que fique perfeito. 

Ao desativar o CSM apenas aparecerão as partições bootáveis "compatíveis com UEFI". Pode ser que o bootloader do Windows não exista no seu caso... (eu acho)

Complicado...

Postado
1 hora atrás, pedzero disse:

Tente desativar o CSM na BIOS, salvar e sair;

Ative o Secure Boot, salvar e sair;

Ative novamente o CSM.

Veja se isso resolve o problema. Se não resolver, tenho poucos palpites sobre o que pode ser.

@pedzero

Não resolveu. Só inicializa o Windows com o CSM. E se ativar o CSM com o Secure Boot ativado, mesmo clicando em salvar e sair, não salva e não ativa o CSM. O pc reinicializa e vai direto pra BIOS, com o CSM desativado.

Talvez o seu sistema foi instalado "com o padrão Legacy"? Não sei. Talvez valha a pena verificar se o disco tem partição do tipo GPT ou MBR...

Eu tenho um programa pra ver as partições dos Discos. O SSD (onde está instalado o Windows 10 que eu uso) tem 3 partições NTFS. O HD maior tem 4 partições NTFS, uma apenas de 100MB (System Reserved), esse HD tb tem um Windows 10 mais antigo instalado. O HD menor tem 2 partições NTFS. E o pendrive tem 1 partição FAT32. Todos os 4 discos tem escrito MBR. Por exemplo:

Disco 1

MBR

931.51 GB

Isso quer dizer alguma coisa?

Enfim, somente achismos.

Perdão, não me atentei direito à sua resposta. Mas acho que vale a tentativa de ativar o CSM com o Secure Boot já ativado. Tente no modo Custom também.

Tentei no modo Custom, não resolveu. Deu a mesma coisa.

Postado
15 minutos atrás, dlinknet disse:

Isso quer dizer alguma coisa?

Nada demais, apenas que todos os discos estão com partições MBR. 

Já que o seu objetivo era atualizar o sistema, existe algum problema em formatar?

• Membro VIP
Postado

Tem que desativar o CSM. Porém, ao fazer isso, sua instalação do Windows tem que ser UEFI, que requer o particionamento GPT. Sua instalação atual está em CSM:

14 minutos atrás, dlinknet disse:

Todos os 4 discos tem escrito MBR.

...

4 horas atrás, dlinknet disse:

5 - Vai ser preciso reinstalar o Windows? E como eu faço pra ter certeza de que a BIOS/UEFI vai reconhecer o SSD com o novo Windows ao deixar o Secure Boot ativado?

Sim. Tem como converter a instalação de CSM para UEFI, mas recomendo que formate do zero. Use o Rufus:

https://rufus.ie/

rufus_win11_uefi.thumb.png.d7c9ecf5b822dcb7e076a0776112112b.png

Terá certeza que inicia por UEFI quando, no BIOS ou no menu de inicialização, a entrada para o pendrive aparecer com o prefixo "UEFI: ...".

Atente para o fato que o Windows não deixará instalar, quando iniciado em UEFI, num disco que esteja em MBR. Você tem que limpar o particionamento antes, o que pode ser feito dentro do ambiente do instalador:

Postado

Tentei desabilitar o CSM, habilitar o secure boot (aí deu a mensagem da imagem anexada) e habilitar o CSM de novo, tudo de vez, sem sair da BIOS. Resultado, o secure boot não foi ativado e iniciou o Windows. Reiniciei o SO, fui na BIOS e vi que o CSM estava ativado e o secure boot desativado.

Ou seja, não adiantou nada.

20240621_184024.jpg

Postado

@dlinknet Acho que para usufruir desse recurso o caminho vai ser formatar, conforme o @Marcos FRM ressaltou. Formate e seja feliz.

Particularmente, eu gosto de fazer assim:
1. Baixar a ISO da versão desejada usando o Media Creation Tool da Microsoft (não recomendo criar um pendrive usando essa ferramenta, apenas usá-la para fazer o download);
2. Utilizando o Rufus, criar a mídia de instalação com a imagem baixada (assegurar para sistemas UEFI e não BIOS/Legacy);
* Recomendo remover as unidades de armazenamento extras do computador, a instalação pode falhar por conta disso, além de mitigar possíveis escolhas erradas de disco.
3. Boot pelo pendrive e apertar "próximo" até opção de instalação;
4. Selecionar Instalação Personalizada;
5. Quando aparecer o menu de seleção de discos para instalação, pressionar Shift + F10, irá abrir um "CMD";
5.1 Iniciar o diskpart com o comando "diskpart";
5.2 Listar os discos com "list disk";
5.3 Selecionar o disco que deseja fazer a instalação com "select disk x";
5.4 Limpar o conteúdo do disco (vai apagar tudo) com "clean";
5.5 Converter o disco para GPT com "convert gpt";
6. Fechar o terminal, clicar sobre o volume recém limpo e em "Novo", deixando que o Windows crie as partições recomendadas (acho que serão 3 no total);
7. Selecionar a maior partição e prossiguir a instalação normalmente.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, pedzero disse:

5.5 Converter o disco para GPT com "convert gpt";

Essa etapa não é necessária. O instalador sabe que precisa criar particionamento GPT, num disco limpo, quando é iniciado em UEFI.

4 minutos atrás, pedzero disse:

6. Fechar o terminal, clicar sobre o volume recém limpo e em "Novo"

Se for usar o particionamento padrão, não é necessário. Basta isto:

w11_espaco_nao_alocado.jpg.be543685c88165fbd2c943aef3f5b7a6.jpg

O instalador sabe quais partições precisa criar.

• Curtir 1
Postado

@dlinknet Acho que para usufruir desse recurso o caminho vai ser formatar, conforme o @Marcos FRM ressaltou. Formate e seja feliz.

Particularmente, eu gosto de fazer assim:
1. Baixar a ISO da versão desejada usando o Media Creation Tool da Microsoft (não recomendo criar um pendrive usando essa ferramenta, apenas usá-la para fazer o download);

1 - Penso que seria melhor reinstalar o Windows 10 pelo Windows mesmo e depois atualizar para o Windows 11. Isso não seria bom? Tem alguma desvantagem? Ou alguma vantagem?

2 - Caso eu decida fazer pelo Windows, eu não poderia reinstalar o SO salvando meus arquivos e programas instalados? Sim ou não? 

3 - Aparece a opção de instalar o SO em GPT/UEFI pelo Windows? Mesmo se eu escolher a opção de apagar/formatar tudo, não aparece essa opção? E se não aparecer, o Windows já não instala em GPT/UEFI automático? O que tem que fazer prele fazer isso? Só dá pelo Rufus mesmo?

2. Utilizando o Rufus, criar a mídia de instalação com a imagem baixada (assegurar para sistemas UEFI e não BIOS/Legacy);
* Recomendo remover as unidades de armazenamento extras do computador, a instalação pode falhar por conta disso, além de mitigar possíveis escolhas erradas de disco.
3. Boot pelo pendrive e apertar "próximo" até opção de instalação;

4 - Remover unidades de armazenamento extras. O que seriam isso? Os 2 HDs? Ou apenas outros Pen Drives?

5 - Só é possível criar uma imagem bootável em pendrive? Não pode ser por DVD não? E quantos GB são necessários para a imagem do Windows 11? E o pendrive tem que ter apenas a imagem do SO, ou pode ter outros arquivos?

6. Fechar o terminal, clicar sobre o volume recém limpo e em "Novo", deixando que o Windows crie as partições recomendadas (acho que serão 3 no total);
7. Selecionar a maior partição e prossiguir a instalação normalmente.

6 - Não é melhor eu criar as partições? Eu prefiro eu criar, terei essa opção? Na verdade, as partições já estão criadas, não é possível mantê-las?

7 - Selecionar a maior partição para instalar o SO? Não é melhor selecionar a menor? Que eu saiba o SO, que tem muitos arquivos pequenos, deve ser instalado na menor partição e os arquivos grandes, como vídeos, na maior partição... Tipo num disco de 1 TB, 80GB para o SO. Estou errado?

@Marcos FRM

8 - Eu não quero remover o Secure Boot nem o TPM 2.0. Afinal, pelo que vi, minha placa-mãe fornece suporte aos dois. Algum problema?

7 - Pelo que você falou no outro tópico não tem problema em manter outros Discos Rígidos em MBR. Mas, eu podendo fazer backup de tudo, não é recomendável transfornar TODOS os discos rígido em GPT? Isso não me daria alguma vantagem?

8 - E pra finalizar, li no Windows mesmo que nessa atualização do Windows para o 11, para algumas pessoas será cobrado o valor da licença do novo SO. Como saber se eu terei de pagar algo? Eu tenho uma licença do Windows 10 Pro.

@pedzero

Postado

@dlinknet

1. Não sei até onde vão as vantagens de fazer a restauração de sistema do Windows, não tenho muito conhecimento sobre. Por simplesmente achar que "não presta" eu nunca fiz, mas talvez seja uma boa.

2. Existem opções que mantém os arquivos pessoais e programas na reinstalação, mas creio que no seu caso não (mais no próx.)

3. Não tenho certeza se o Windows recria automaticamente as partições como se fosse uma nova instalação. Segundo esse informativo da Microsoft, apenas uma das opções faz isso e ela não mantém nenhum arquivo ou programa. Porém é meio incerto, talvez com mais pesquisa você consiga descobrir se isso resolve o problema.

4. Remover os outros HDs e pendrives. Já me ocorreu algumas vezes da instalação dar erro quando muitos discos estavam no computador... Além de que, se for seguir o passo de limpar o disco pelo diskpart, é extremamente fácil de se confundir no momento de selecionar o disco, principalmente se a capacidade de dois ou mais discos for a mesma.

5. Creio que seja possível criar um DVD sim, mas isso ficou no passado há muito tempo. Recomendo fortemente que use um pendrive (8GB), por ser possivelmente mais rápido e com certeza prático. Se usar um, todo o conteúdo será apagado, ficarão somente os arquivos do sistema.

6. Não sei se será possível instalar o Windows em partições já criadas, além de que isso vai contra o princípio de formatar. Essas partições que mencionei são criadas pelo sistema automaticamente para gerir coisas reservadas somente para o sistema - ficam invisíveis para o usuário. Uma tem 100 MB e a outra 16MB, não é possível instalar nada nelas. Você pode reparticionar a partição principal depois que o sistema for instalado usando a ferramenta de gerenciamneto de disco do Windows (Windows + R -> diskmgmt.msc).

7. Não está errado, mas isso vai de preferência. Não há malefício em usar apenas uma partição no disco e instalar e guardar tudo lá, até onde sei. Quando disse para selecionar a maior partição para instalar o SO me referi justamente àquela que é criada pelo instalador, uma vez que as outras duas são reservadas e muito pequenas, como supracitado.

8. O seu problema com o TPM e Secure Boot só existe pelo fato de fazer o update para o Windows 11 pelas "maneiras oficiais". Claro que é interessante ter isso ativado, mas são poucas as aplicações que utilizam e obrigam esse recurso. Ao fazer a instalação do Windows manualmente e criando o pendrive pelo Rufus, é possível ignorar o requisito de compatibilidade com esses recursos.

9. Pode manter os outros discos em MBR não há problema nisso. Das vantagens do GPT relevantes:
- Suporta discos maiores que 2TB;
- Permite mais de 4 partições primárias.

10. Provável que sua licença seja válida para a versão 11, veja aqui.

Citação

Yes, users can activate Windows 11 using a Windows 10 product key. If your system already has an assigned digital license for Windows 10, it should automatically activate.

Enfim, espero ter esclarecido apesar de não ter certeza sobre a reinstalação embutida no Windows. Recomendo fazer a instalação manualmente.

Espero ter ajudado, fico à disposição para esclarecer qualquer outra dúvida.

• Obrigado 1
Postado

@Marcos FRM

3 horas atrás, Marcos FRM disse:

Sim. Tem como converter a instalação de CSM para UEFI, mas recomendo que formate do zero. Use o Rufus:

https://rufus.ie/

11 - Pelo Rufus só é possível instalar o SO a partir de uma mídia externa ou dá pra instalar tb pelo meu atual SO (que está na mesmo disco do fututo.novo SO)?

12 - Como eu transformo os outros dois HDs em GPT? Formatar eu sei, dá pra fazer pelo Windows, mas tem algum método pra fazer tudo de vez? Formatar e transformar em GPT? Dá pra fazer pelo Rufus? como fazer?

Postado

@dlinknet 

11. Creio que não seja possível instalar o Windows a partir do Windows rodando no mesmo disco em que se deseja fazer a instalação. Talvez seja possível para um outro disco instalado na máquina, mas nunca fiz e nem recomendo. Nesse caminho não será preciso criar mídia de instalação, só montar a ISO e rodar o executável de instalação.

* O Rufus é só uma ferramenta para criar mídias bootáveis, ele não é usado para instalar nada.

12. Para converter os outros discos para GPT você pode usar o diskpart, que é uma ferramenta de gerenciamento de disco simples que existe desde os primórdios. Converter um disco para GPT exige que ele seja formatado, portanto, se não quiser perder nada, terá que fazer backup. Seguem os passos:
12.1. No Windows, aperte as teclas Windows + R e digite "cmd" na caixa de texto. Pressione ENTER;
12.2. Inicie a ferramenta diskpart com o comando "diskpart";

12.3. Liste os discos instalados na máquina com o comando "list disk";
** Se você possuir discos de mesmo tamanho, pode ser difícil distinguir qual é qual, cuidado.
12.4. Escolha o disco que quer formatar e converter com o comando "select disk X" (use o número do disco no lugar de X);
12.5 Limpe todo o disco com "clean" e converta para GPT com "convert gpt";
*** Nesse ponto o disco já será GPT, você pode pular os próximos passos se quiser e usar a ferramenta de formatar do Windows que você conhece, mas recomendo que os faça e já deixe o disco pronto para uso.
12.6 Crie partições formatadas com os comandos:

- create partition primary
- format fs=ntfs quick

- assign

Com isso deve aparecer uma notificação de novo volume encontrado e você poderá copiar os arquivos novamente e fazer o que quiser. 
Recomendo que faça o backup dos seus arquivos utilizando esses outros discos que você possui, instale um novo sistema operacional no disco desejado como recomendamos anteriormente e depois converta os discos secundários para GPT somente se houver necessidade.

Desejo o melhor, abraços.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!