Ir ao conteúdo

Código de Gray ou expandir o atmega 328p?

Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Dan Henrique disse:

espero passar...

5 horas atrás, Dan Henrique disse:

dúvida entre o DC ou se passo...

Passa sim amigo. Pensamento positivo. 😁

De fato motorzinho dc com motorredutor lhe mais apropriado neste projeto.

Boa analogia a da roda gigante do Serjão. Não captei como é o anel coletor dele mas minha mente (doentia🤪) montou algo como este algoritmo minimalista que pode fazer parte do seu sw...

#define vaga sensor
#define roda rele
#define parada 0
#define girando 1

if (vaga==0) roda=girando; else roda=parada;// ou roda=~vaga;

Ou seja, a trava é a vaga vazia... Ok ... estamos pulando etapas importantes... não queime a do pisca led, ok?

5 horas atrás, Dan Henrique disse:

desenhando tudo no papel e mandando para o meu orientador.

Boa. É melhor mesmo você decidir com ele pois nossa orientação semi profissional não deve ser mencionada pra você não perder pontos, certo? Mas algo me diz que ele vai ver este tópico algum dia .

Dica: Sempre solicito isso mas ninguém tá nem aí em nos retornar: quando terminar seja lá quando for, como ficar, publique fotos e videos do seu monstrinho e nos mostre. Com permissão Divina eu gostaria de ver.🙂

31 minutos atrás, Dan Henrique disse:

tô muito confuso sobre o projeto ainda... Por isso tô pedindo ajuda 

Neste caso, pesquise artigos, fotos ou videos de algo semelhante que alguém já fez pra te inspirar😁

Postado

@.if Prometo enviar fotos e vídeos do projeto, muito obrigado pela ajuda amigo. Espero não estar incomodando. Uma dúvida, qual driver seria indicado para o motor de redução com 12 v? Irei construir uma fonte somente para ele.

Postado

Bom existem muitas maneiras diferentes de se fazer esse projeto.

Não vejo necessidade de se utilizar dois processadores pois exigem dois programas rodando, e a troca de informações por interface serial, o que envolve uma complicação desnecessária justamente por ser muito mais fácil encadear shift-registers tanto para ampliar entradas como saídas.

Se você definir 12 sensores de vagas :

Com dois 74HC165 você tem 16 entradas, e dois 74HC595 você tem 16 saídas. Isso vai te ocupar no pior caso 6 pinos do Atmega328.

Use um display LCD 16x2 ou 20x4 com interface I2c, você usou mais dois pinos. Se quiser ainda pode usar um módulo de relógio I2C para pode calcular quanto tempo a vaga foi ocupada.

Usar um motor DC com redução mecânica é mais fácil de implementar, mas mais difícil de parar o elevador no ponto desejado. Eu iria de motor de passo justamente pela precisão na parada do mesmo.

Para acionar um step motor, use um A4988 ou semelhante, usando 3 das saidas dos 74HC595.

Ainda pode usar  4 botões nas entradas livres dos 74HC165.

Creio que ė um bom começo para o hardware, e ainda tem vários pinos sobrando no Atmega328.

Postado

@aphawk caso eu use o motor DC de redução, daria na mesma utilizando A4988? É porque tenho um guardado, aí queria economizar. Mas é interessante a utilização dele, tava vendo os modelos, mas não sei qual escolher, um Nema...

Postado

@Dan Henrique ,

Para usar um motor DC você precisa de uma simples ponte H , assim você controla a velocidade dele gerando PWM ( se precisar ) e pode inverter o sentido de rotação também. 

A escolha do motor é fundamental para a escolha da ponte H.

você entendeu o que significa um motor DC com redução ?

Já pensou como você pretende posicionar os locais a serem acessados pelo motor ?

Pretende usar um sensor de posição ?

Postado

@Dan Henrique ,

Minha pergunta foi sobre como você pretende controlar o motor para que a plataforma do veículo pare exatamente nos locais apropriados .

Para isso é necessário algum tipo de sensor.

Sobre usar os sensores de ultra-som tipo sr04, é melhor usar os CD4051, assim você seleciona primeiro qual o sensor você quer escutar o retorno, e faz o pulso de início comum a todos os sensores, e aguarde até 40 milisegundo pelo retorno.

Depois disso você seleciona outro sensor no Cd4051 e repete o processo.

Para usar até 16 entradas com 2 Cd4051 você vai usar 3 pinos do Atmega328 para selecionar, e mais dois pinos para receber o retorno ( primeiro pino recebe de 1 a 8, e o segundo pino recebe de 9 a 16 ).

E tambėm pode usar 4 entradas que sobram para ler botões.

Sugiro que pense muito bem no sistema do motor que você vai usar, e não esqueça que você precisa de algum meio de informar que a plataforma movida pelo motor está no local correto !

Se for um motor DC vai ter de escolher uma redução mecânica que abaixe a velocidade de rotação do motor para permitir o suave movimento da plataforma 

Postado

@.if, anel coletor é a imagem abaixo. A peça é presa ao eixo rotativo e na parte fixa são colocadas as escovas, as mesmas que se usa nos motores DC. Os 2 terminais abaixo correspondem aos contatos rotativos.

D_NQ_NP_791755-MLB50527246866_062022-O.w

Mas o projeto é diferente da roda gigante, é oblongo, 2 ou 4 eixos para funcionar, não pode ficar de cabeça para baixo ao fazer a volta. Não

vejo como manter o carroussel eletrificado e transmitindo dados. Teremos uma bateria + radio para conexão de dados? Está ficando interessante o desafio. 

• Membro VIP
Postado

Confesso que sem figuras me perco 1 pouco na análise do desafio do guri. Não vejo roda oblonga neste único desenho que quase fez sentido até agora:

IMG-20240610-WA0023.jpg

Não consegui ver a ginástica mecânica de p.ex. retirar meu carro que é o 4º e depois sinalizar vaga livre. ops.. obs.. vejo agora que são 2 carros por andar o que me dá ainda mais nó na cabeça.

Esquecendo o lance do controle, tempo, cobrança e etc, o lance da roda gigante ou esteira me parece sim uma boa analogia. Basta 1 sensor em baixo: mantenha girando até a vaga chegar até ele.

7 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

como manter o carroussel eletrificado e transmitindo dados.

Esteira porta cabos (clique)

Porta-Cabos-1024x1024.png

... é uma (01) opção. Claro, considerando apenas que sobe e desce. No caso da maquete do garoto, penso que basta 1 cabo multivias bem colocado.

12 horas atrás, Dan Henrique disse:

qual driver seria indicado para o motor de redução

Amigo nem precisa driver. Relé ou simplesmente transistor tem algo pra dar certo.

E de novo, talvez pela última vez, sem desenhar o que está na sua mente, está ficando chato dar opiniões baseadas em Conclusões Hipotéticas Técnicas Universais ExplicativaS e também de novo, google videos com o tema do seu desafio. Analise e copie e/ou melhore se for o caso. Aqui fora é assim também. É também assim na vida como um todo: tudo é cópia melhorada do passado. Bem.. quase... me lembro de [eu] ter sido melhor no passado. 😜

Postado

@.if ,

Olhe alguns exemplos :

http://www.jornacitec.fatecbt.edu.br/index.php/VIIIJTC/VIIIJTC/paper/viewFile/1953/2669

https://www.youtube.com/watch?v=dWzVc1QEocA

https://www.youtube.com/watch?v=Llv_iVJUf7c

Eletrônica disso , com software e tudo, é bem simples.

A complicação será na parte mecânica, independente do tipo de estacionamento vertical que se adotar.....  mesmo com um só motor para elevar e descer a plataforma, vai precisar de sensores para o posicionamento correto em cada compartimento a ser utilizado, e me parece que até agora o nosso amigo @Dan Henrique não idealizou ....

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

oi.😁

Como o foco do garoto é tirar água de pedra ou otimizar o número de uso de I/O, senti vontade publicar este feito de novo...

https://i.imgur.com/ly8nime.mp4

.. tentando fazer aparecer direto no post pra evitar clique... desisto.. aparentemente a máquina do forum não permite mais acoplar links de Vídeo pra visualizar direto no post. mais tarde vou ver se motivo a republicar fontes e etc...

nahlaAb.png

imagem vai... mas Vídeo não mais.. 😩

@Dan Henrique sugiro apenas admirar 🤪 e não considerar como parte do seu projeto, ok?. Você ainda usa fraldas e eu já faço isso daí direto no vaso💩😁

• Haha 3
Postado

@Dan Henrique

2 horas atrás, .if disse:

Não consegui ver a ginástica mecânica de p.ex. retirar meu carro que é o 4º e depois sinalizar vaga livre. ops.. obs.. vejo agora que são 2 carros por andar o que me dá ainda mais nó na cabeça.

Os sistemas mais interessantes que eu ví  usam 4 carros por andar, é o que permite uma melhor utilização de carros por metro quadrado.

18 minutos atrás, .if disse:

Como o foco do garoto é tirar água de pedra ou otimizar o número de uso de I/O, senti vontade publicar este feito de novo...

https://i.imgur.com/ly8nime.mp4

.. tentando fazer aparecer direto no post pra evitar clique... mais tarde continuo e republico fontes e etc...

Alias, esse é um dos melhores exemplos que eu já ví de minimização, a geração dos 3 sinais é uma verdadeira obra de Engenharia, você já postou isso uma vez aqui no CDH e ficou devendo os fontes também kkkkk mas eu acho que o mais importante seria explicar como você está gerando os 3 sinais com os trens de pulsos, com um exemplo gráfico de timing seria ainda melhor, quem sabe alguém mais se impressiona com a técnica (como eu !), deixa o software de lado, pois eu acredito que aquele que entender a geração do sinal  a temporização necessária para atender o LCD tem capacidade para escrever o software !

A geração do sinal SH_CP é sensacional kkkkkk !

É um dos poucos projetos que eu me curvo à inteligência do autor.

• Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, aphawk disse:

inteligência do autor.

Obrigado pela parte que me toca... 100% eu pow! Sériooo! 🙂

41 minutos atrás, aphawk disse:

quem sabe alguém mais se impressiona com a técnica (como eu !)

Se alguém mais importante que você - ou seja, qualquer um - se interessar, talvez eu explique kk... brinc, claro.

De fato foi um misto de arte, técnica, intuição, calos, desafio auto imposto e um pouco de magia tanto branca quanto negra kk

Da hora Paulão. Parece que até tem o cabo dos sensores que profetizei pra não precisar do anel do Serjão.

Olha o que me apareceu na cabeça agora...

Para efeito de otimização (vulgo minimalizar o sistema) , teorizei um algoritmo sem sensor algo como:

-o sistema COLOCA o carro na vaga X e REGISTRA que a X não está vaga pra não colocar mais carro lá.

-o sistema REMOVE o carro na vaga X e REGISTRA que a X está vaga e pode colocar mais carro lá.

No caso tem-se que ter um sistema algo como um contador posicionador (inventei isso agora) ou similar e no mínimo 1 sensor mesmo como referência da contagem início ou fim... Um motor de passo pode ajudar neste algoritmo maluco pois ele pode saber quantos passos tem entre cada vaga... e ... viajei d+ 😁

Claro, pra um sistema real o sensor pra cada carro dá mais segurança e tal, mas pra uma maquete, quem sabe...

@aphawk 😁

• Obrigado 1
Postado

@.if ,

Já que foi você mesmo, meus parabéns !!!!! Merece mesmo, não é puxação de saco não !

Os sinais ST_CP e DS eu entendi na hora que ví os circuitos com constantes RC bem diferentes, mas o SH_CP os diodos me assustaram quando vi ..... 

Eu confesso que nem quis entender a geração do sinal SH_CP, eu apenas montei o circuito no Proteus e apliquei trens de pulso de duração variável e ví a "magia" kkkkk !

Aí eu entendi como gerar os sinais de escrita para atender o LCD.

28 minutos atrás, .if disse:

Olha o que me apareceu na cabeça agora...

Para efeito de otimização (vulgo minimalizar o sistema) , teorizei um algoritmo sem sensor algo como:

-o sistema COLOCA o carro na vaga X e REGISTRA que a X não está vaga pra não colocar mais carro lá.

-o sistema REMOVE o carro na vaga X e REGISTRA que a X está vaga e pode colocar mais carro lá.

Eu havia pensado nisso quando citei que poderia usar um RTC nesse projeto, guardaria em uma EEprom externa ( I2C também para não complicar ) os dados de cada vaga, com o horário que o carro estacionou nela para posterior cobrança do estacionamento. Vaga sem horário estaria livre para uso !

Aí pensei também na segurança kkkkk já pensou uma Lamborguini estacionada e entra uma Ferrari na traseira dela por culpa do estacionamento ( e do sistema kkk ) ??? 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Dan Henrique disse:

lance de copiar, eu concordo com você, o problema é ser plágio

Há controvérsias ou melhor, há contornos. O seu jamais deve ser idêntico, um adicional mínimo ou melhoria já agrega conteúdo e impede o nome "plágio", é praticamente impossível você criar do zero: mínimas semelhanças hão de existir sempre, e etc

Bem, apesar de você ter literalizado o termo "copiar", leia-se também o "inspirar" que mencionei em algum lugar do passado, ok?

• Curtir 1
Postado

@aphawk Eu idealizei alguns sensores, por exemplo o TCR5000, vai ser colocado em cada posição da vaga para a identificação do carro. Já o sensor HC, vai ficar na parte da base para parar a plataforma, eu desenhei aqui:IMG-20240622-WA0028.thumb.jpg.56a193da733738c1a92f54377532117b.jpg

Também montei um diagrama em blocos:

Screenshot_20240624-1209282.png.cf20ba39b48edbd80c5bb7a3cb4921a1.png

@.if ok, muito obrigado, essa dúvida os orientadores não falam no começo. Agora cheguei na parte mais ferrada do projeto, os cálculos... N sei se devo fazer os cálculos da parte eletrônica ou mecânica. Mecânica n tenho conhecimento, já em eletrônica+/-

Postado
3 horas atrás, Dan Henrique disse:

o TCR5000, vai ser colocado em cada posição da vaga para a identificação do carro.

Sensor reflexivo ? ...... bom, para maquete vai funcionar.

O sensor de ultrassom você pretende usar para indicar que a plataforma chegou no local exato.... mas ele pode também mostrar a distância ao carro e confundir a posição da base da plataforma..... vai ter de verificar dentro de um certo limite para evitar confusão.

Agora, sensor biométrico ..... nunca usei um desses, mas creio que ele gera uma quantidade de informações para determinar a digital, e isso tem de ficar guardado em algum lugar. Vou dar uma pesquisada.

A parte de eletrônica é simples, já o software envolvendo rfid e digital vai te dar um suadouro kkkkkkk

A mecânica vai ser sua maior dificuldade..... 

Postado
11 horas atrás, .if disse:

Confesso que sem figuras me perco 1 pouco na análise do desafio do guri. Não vejo roda oblonga neste único desenho que quase fez sentido até agora:

IMG-20240610-WA0023.jpg

Esquecendo o lance do controle, tempo, cobrança e etc, o lance da roda gigante ou esteira me parece sim uma boa analogia. Basta 1 sensor em baixo: mantenha girando até a vaga chegar até ele.

Esteira porta cabos (clique)

Porta-Cabos-1024x1024.png

... é uma (01) opção. Claro, considerando apenas que sobe e desce. No caso da maquete do garoto, penso que basta 1 cabo multivias bem colocado.

Amigo nem precisa driver. Relé ou simplesmente transistor tem algo pra dar certo.

E de novo, talvez pela última vez, sem desenhar o que está na sua mente, está ficando chato dar opiniões baseadas em Conclusões Hipotéticas Técnicas Universais ExplicativaS e também de novo, google videos com o tema do seu desafio. Analise e copie e/ou melhore se for o caso. Aqui fora é assim também. É também assim na vida como um todo: tudo é cópia melhorada do passado. Bem.. quase... me lembro de [eu] ter sido melhor no passado. 😜

Essa esteira se usa em movimentos lineares, não suporta rotativos.

Para posicionamento, temos o modelo industrial da foto abaixo e seus equivalentes de tamanho reduzido (micro chaves de posicionamento. A primeira vez que vi isso foi a 45 anos. Tô velho.

61E0tEibMVL._AC_UF894,1000_QL80_.jpg

• Haha 1
Postado

@Dan Henrique,

Por curiosidade , você está se formando em quê exatamente ?

Esse projeto deve ser feito em uma equipe, não por uma só pessoa.

A complicação é a mecânica, então eu suponho que você esteja em um curso do tipo Mecatrônica.

Esse TCC é um excelente projeto onde vocês irão aprender muito, e é isso que vale para o mercado no qual você irá trabalhar.

O sistema mecânico numa coisa envolvendo motores e sensores vai te ensinar muita coisa prätica, e trabalhar antes de se formar com leitora de digitais e RFID são um excelente diferencial em relação aos seus outros companheiros de formatura.

Posso lhe garantir uma coisa : na parte de eletrônica você vai ter a ajuda necessária aqui neste Fórum, e na parte de software embora eu não saiba programar em C ou linguagem do Arduino, tenho bastante experiência com os Atmega328, e outros aqui podem te ajudar nas linguagens de alto nįvel.

Sem dificuldades não existe aprendizado, lembre-se disso !

• Amei 2
Postado

@aphawk Tô me formando em eletrônica amigo, mas acabei dando azar em pegar esse tema. Não sei por onde começar na parte mecânica, já que eu preciso dela primeiro antes de fazer a parte eletrônica. É em grupo de 4 pessoas, mas somente duas fazem, tá complicado. Medo de decepcionar minha família q apoio financeiramente no curso.

Postado

Vamos pensar na parte mecânica e depois adaptamos a eletrônica. Querer adaptar a mecânica à eletrônica é como iniciar uma casa pelo telhado, não funciona. Dito isto, esqueça do projeto eletrônico inicial, mas pode preservar a ideia do RFID.

Demorei para entender o carroussel da foto mas consegui. Já ouviu falar de corrente transportadora? O funcionamento e utilização é idêntico ao da bicicleta e motos, mas possuem um detalhe construtivo: abas que permitem a fixação de objetos ou estruturas móveis. 

images?q=tbn:ANd9GcT7D2fAL8c8v4PJ_eslLXM images?q=tbn:ANd9GcQPMlSyxADaD_Ut9NZJCrq images?q=tbn:ANd9GcS2jSCoO0uf9kWlT-9T1BG images?q=tbn:ANd9GcQ5XHViXjsElX-PSXpX6dj

Observe na última foto a existência de 2 correntes. O sincronismo entre elas é garantido pelos eixos compartilhados. Notou a existência de varões entre elas? Colocando essa montagem de pé (um eixo acima e outro abaixo), basta instalar uma bandeja pendurada em cada um dos varões para ter cada uma das vagas que pretende oferecer. Agora que a solução já é conhecida o desafio é comprar tais correntes em pequena quantidade, a pesquisa deixo para ti.

Sobre desejar ter sensores de presença, terá que pensar em algo mecânico, ativado pelo peso do veículo, que acione algo na estrutura fixa. 

No final continua valendo a roda gigante, as cadeiras não são fixas na roda, são penduradas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!