Ir ao conteúdo

Energia instável, como proteger meu pc?

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Galera, meu prédio é antigo e ao longo do dia rola umas quedas de tensão (percebo pela minha geladeira que apita quando a energia cai). To comprando alguns componentes pra montar meu pc e só falta a fonte; minha dúvida é o que eu devo conectar na minha fonte da cooler master g700 80 plus com pfc ativo? Pois penso que se meu pc desligar nessas quedas/picos pode queimar tudo, procede? Sei que um bom filtro de linha ajuda, mas é suficiente? Me deem dicas por favor, sou meio leigo com essas paradas de fonte/energia.

Ryzen 5 5600gt

2xmemoria ram 16Gb

SSD NVMe 1tb

placa de vídeo Radeon rx 6600 8gb

fonte cooler master g700 80 plus PFC

• Solução
Postado

@bernardott Com fonte de qualidade, as quedas não queima o pc, então pode ficar tranquilo, e inclusive, o que queima mesmo é surto de tensão.

Um filtro de linha de qualidade ajuda, por aqui recomendamos filtros da marca Clamper, pode ser o Energia 5 ou Energia 8, já vai ajudar, mesmo que no seu prédio não tenha Aterramento, item esse que também é importante para a proteção de dispositivos.

Você pode também adicionar só um no-break, caso precise de mais tempo com o PC ligado, o problema é que no-break bom é caro, então não pode sair comprando qualquer um.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Como o colega Elder já falou um no-break, eu preferia um notebook a um PC se eu morrase em local com energia instável pois ele já vem com bateria e não precisa no-break.

• Obrigado 1
Postado

@Elder Nauvirth então, essa minha fonte é de qualidade? Se não, pode me indicar uma mais segura? Você acha que esse filtro de linha salva em relação aos surtos de tensão? Eu vi que se essas faltas de energia também podem corromper arquivos do Windows e fiquei com medo também. Não tenho grana no momento pra adquirir um no-break bom e vi que os mais baratos podem atrapalhar minha fonte, mas tens algum pra me indicar baseado nessa máquina? 

Postado
6 horas atrás, bernardott disse:

Sei que um bom filtro de linha ajuda, mas é suficiente?

Sim, um bom filtro de linha já será suficiente, caso sua rede elétrica tenha aterramento adequado.

IClamper energia

6 horas atrás, bernardott disse:

fonte cooler master g700 80 plus PFC

Fonte de potência bem exagerada para essa sua configuração que deve ter um consumo em torno de 300w.

Essa sua fonte é de boa qualidade.

• Obrigado 1
Postado
23 minutos atrás, Tiberio disse:

Sim, um bom filtro de linha já será suficiente, caso sua rede elétrica tenha aterramento adequado.

IClamper energia

Fonte de potência bem exagerada para essa sua configuração que deve ter um consumo em torno de 300w.

Essa sua fonte é de boa qualidade.

Escolhi essa porque penso em futuros upgrades como uma placa de vídeo mais potente, upgrade de processador também. Se ela é confiável então vou nessa mesmo, obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!