Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um no-break emerson de 1500va, estava funcionando normal, porém fui colocar 2 ventoinhas de computador ligadas em serie, de qualquer maneira, as ventoinhas não funcionaram ao ligar, mas o no-break estava funcionando, apos eu reeligar, ja não estava mais funcionando, fiz alguns testes com o multimetro, e obtive entrada AC da rede e um dos transformadores emitia um som(normal) porém os leds, as tomadas e o transformador(não é o que esta na foto) não funcionaram

20240709_181813.jpg

Postado

Se a tensão das bobinas das ventoinhas não era compatível com a tensão de saída do no-break, é possível que o inversor do equipamento tenha sido danificado. Para verificar isso, teste os MOSFETs do circuito do inversor. Eles estão localizados nos dois dissipadores grande que aparecem na foto.

• Membro VIP
Postado
17 horas atrás, VictorS2 disse:

um dos transformadores emitia um som(normal)

Isso me leva a crer que queimou algum fusível de saída. Ou atuou alguma proteção

Postado
1 hora atrás, .if disse:

Isso me leva a crer que queimou algum fusível de saída. Ou atuou alguma proteção

Ha 3 fusiveis, testei os 2 verdes da foto, emitiram o bip no multimetro, estão ok, ha um fusível de entrada, medi e estava passando tensão, esta ok tambem, provavelmente algum componente esta em curto, o ruido emitido pelo transformador é normal dele.

3 horas atrás, Cristiano Pagnussat disse:

Se a tensão das bobinas das ventoinhas não era compatível com a tensão de saída do no-break, é possível que o inversor do equipamento tenha sido danificado. Para verificar isso, teste os MOSFETs do circuito do inversor. Eles estão localizados nos dois dissipadores grande que aparecem na foto.

Cada ventoinha era 12v dc, corrente menor de 1A, liguei em serie, para obter 24v, acredito que algum componente esta em curto, vou testar os mosfets e mais tarde, posto o que o resultado que obtive

Postado
4 horas atrás, VictorS2 disse:

Ha 3 fusiveis, testei os 2 verdes da foto, emitiram o bip no multimetro, estão ok, ha um fusível de entrada, medi e estava passando tensão, esta ok tambem, provavelmente algum componente esta em curto, o ruido emitido pelo transformador é normal dele.

Cada ventoinha era 12v dc, corrente menor de 1A, liguei em serie, para obter 24v, acredito que algum componente esta em curto, vou testar os mosfets e mais tarde, posto o que o resultado que obtive

testei os mosfets do dissipador na placa, todos apresentaram o mesmo resultado, retirei um deles para testar, coloquei o multimetro na função de continuidade, coloquei a ponta de prova(vermelha) no S, do mosfet, e a outra ponta(preta) na parte de cima, onde vai o parafuso, obtive o bip e 0v,  acredito que o source dos 4 mosfets estão em curto, a referencia dos mosfets é: 9974gp, em baixo esta escrito 947221, posso comprar 4 deles 9974GP 326151? há algum outro teste que posso fazer, para identificar algum outro possível curto?

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, VictorS2 disse:

no S, do mosfet, e a outra ponta(preta) na parte de cima, onde vai o parafuso

Isso tende a ser normal: são em curto mesmo.

16 minutos atrás, VictorS2 disse:

há algum outro teste que posso fazer,

Ve se aquela fontinha no entorno do trafinho tá boa. Geralmente ela gera 12v pros relés e 5V pro ci controlador... aquele no soquete.

Postado
21 minutos atrás, .if disse:

Ve se aquela fontinha no entorno do trafinho tá boa. Geralmente ela gera 12v pros relés e 5V pro ci controlador... aquele no soquete.

visualmente está boa, liguei somente a alimentação 110v, e testei no multimetro, as perninhas de saida, não obtive nada, em um curto momento, passou 4.4v, testei os reles, um deles mostrou 27v no multimetro, os outros não mostrou nada, tentei fazer com somente a bateria conectada, tambem não obtive tensão

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, VictorS2 disse:

no multimetro, as perninhas de saida, não obtive nada

Medição direta nos terminais do trafinho - suas perninhas - de fato não deve obter nada relevante. Meça na escala 200Vdc  nos eletrolíticos - peças preta-prata - nos seus terminais direto na pci . Em qualquer situação [normal] - com ou sem bateria - você no mínimo deve achar 5V e 12v pros relés.

Postado
10 horas atrás, .if disse:

Medição direta nos terminais do trafinho - suas perninhas - de fato não deve obter nada relevante. Meça na escala 200Vdc  nos eletrolíticos - peças preta-prata - nos seus terminais direto na pci . Em qualquer situação [normal] - com ou sem bateria - você no mínimo deve achar 5V e 12v pros relés.

Fiz a mediçao: coloquei uma das ponteiras do multimetro, em uma (das duas pernas que tem em um lado do trafinho) e a outra ponteira na entrada 110v, obtive 4.6v, fiz o mesmo teste, porém tirei a ponteira da entrada 110v e coloquei no dissipador dos mosfets e obtive 11.5v, não sei se essa foi a medição correta...o que seriam estes eletroliticos que voce se refere? são os capacitores?

• Membro VIP
Postado
13 horas atrás, VictorS2 disse:

uma das ponteiras do multimetro, em uma (das duas pernas que tem em um lado do trafinho) e a outra ponteira na entrada 110v, obtive 4.6v, fiz o mesmo teste, porém tirei a ponteira da entrada 110v e coloquei no dissipador dos mosfets e obtive 11.5v, não sei se essa foi a medição correta...o que seriam estes eletroliticos que voce se refere? são os capacitores?

De fato seus pontos de medição não fazem muito sentido. Sim são os capacitores maiores: peças pretas cilíndricas cm impressão C.. na placa e ..uF nele próprio.

Postado

@VictorS2 você ligou duas ventoinhas de de 12vcc Tensão continua) em um equipamento que é 110vac (tensão alternada). São totalmente incompatíveis, são tipos diferentes de tensão, você pode ter queimado as bobinas das ventoinhas, pode ter danificado rele de saída do no-break, se o no-break possui trafo, você pode ter danificado a bobina de saída, enfim você deve ter danificados o no-break e a carga.

Postado
10 horas atrás, .if disse:

De fato seus pontos de medição não fazem muito sentido. Sim são os capacitores maiores: peças pretas cilíndricas cm impressão C.. na placa e ..uF nele próprio.

fiz as mediçoes nos capacitores, obtive 3.7v, 10.2v, 18v, 19v, 1.5v

1 hora atrás, Cristiano Pagnussat disse:

@VictorS2 você ligou duas ventoinhas de de 12vcc Tensão continua) em um equipamento que é 110vac (tensão alternada). São totalmente incompatíveis, são tipos diferentes de tensão, você pode ter queimado as bobinas das ventoinhas, pode ter danificado rele de saída do no-break, se o no-break possui trafo, você pode ter danificado a bobina de saída, enfim você deve ter danificados o no-break e a carga.

sendo assim, para testar o trafo, há 3 fios no primario, laranja, vermelho e amarelo, testei a resistência deles, o que me apresentou menor resistência foi o laranja e vermelho, o multimetro bipou e mostrou 004, posso ligar no 110v, para ver se ira sair 24v no secundario? @Cristiano Pagnussat

Postado
20 minutos atrás, VictorS2 disse:

sendo assim, para testar o trafo, há 3 fios no primario, laranja, vermelho e amarelo, testei a resistência deles, o que me apresentou menor resistência foi o laranja e vermelho, o multimetro bipou e mostrou 004, posso ligar no 110v, para ver se ira sair 24v no secundario?

Melhor não fazer isso. 

Meio difícil queimar um trafo desses. 

Postado
1 minuto atrás, Renato.88 disse:

Melhor não fazer isso. 

Meio difícil queimar um trafo desses. 

o trafo que estou falando é aquele maior que não está na imagem. Sabe me dizer se ha mais algo que dê para testar, (ou se não ha mais jeito de arrumar?)

Postado
Em 10/07/2024 às 18:31, VictorS2 disse:

testei os mosfets do dissipador na placa, todos apresentaram o mesmo resultado, retirei um deles para testar, coloquei o multimetro na função de continuidade, coloquei a ponta de prova(vermelha) no S, do mosfet, e a outra ponta(preta) na parte de cima, onde vai o parafuso, obtive o bip e 0v,  acredito que o source dos 4 mosfets estão em curto, a referencia dos mosfets é: 9974gp, em baixo esta escrito 947221, posso comprar 4 deles 9974GP 326151? há algum outro teste que posso fazer, para identificar algum outro possível curto?

A carcaça do mosfet costuma ser a mesma coisa que o terminal D. 

Entre D e S costuma ter um diodo (use a escala do diodo para comprovar). 

O terminal G não pode ter contato com os outros. 

agora, VictorS2 disse:

o trafo que estou falando é aquele maior que não está na imagem. Sabe me dizer se ha mais algo que dê para testar, (ou se não ha mais jeito de arrumar?)

Sim, eu sei qual é. 

Os dois são difíceis de queimar. 

Postado
6 minutos atrás, Renato.88 disse:

A carcaça do mosfet costuma ser a mesma coisa que o terminal D. 

Entre D e S costuma ter um diodo (use a escala do diodo para comprovar). 

O terminal G não pode ter contato com os outros. 

D e S, mostram continuidade, D e G, pisca um valor e mostra 1------ G e S mostram 1432(continuidade) como eu disse, acredito que o source esta em curto, devo fazer a substituição dos mosfets, mas quero saber se vai precisar de trocar algo mais, ou se não vale a pena fazer o reparo

Postado
57 minutos atrás, VictorS2 disse:

D e S, mostram continuidade

Olha, use somente a escala do diodo. Nesses componentes as outras escalas confundem. 

Entre D e S para mosfet bom, deve encontrar um valor acima de 200 de um lado e ao inverter as pontas não se encontra nada. 

Alguns tipos de mosfet não se encontra resistência de nenhum lado, mas é raro. 

Se encontrar resistência dos dois lados está ruim. 

• Membro VIP
Postado
Em 10/07/2024 às 18:47, .if disse:
Em 10/07/2024 às 18:31, VictorS2 disse:

no S, do mosfet, e a outra ponta(preta) na parte de cima, onde vai o parafuso

Isso tende a ser normal: são em curto mesmo

Ops... errei feio. Confundi S com D. De fato S e D não podem estar em curto quando você mede no circuito. Já quando fora dele existe um teste que os mantem em curto por pouco tempo: escala diodo: ponta preta no S... ponta vermelha no G: disparo. ... agora D e S estão em curto: normal. O curto some em algum tempo ou quando você descarrega o C entre G e S com curto ou similar.

22 minutos atrás, VictorS2 disse:

os mosfets estão com curto no source, posso comprar os novos para substituir

Se source e dreno, sim. Agora  se ...

22 minutos atrás, VictorS2 disse:

o no-break volta a funcionar? 

... nos conte se sim.. ou não. 😜

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!