Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
Postado

Caros, boa noite.

Não tenho muito conhecimentos de rede, por isso preciso de orientação para entender se este comportamento é normal e motivo pelo qual não consigo 'localizar esse dispositivo em minha rede'

Ontem estava mapeando os dispositivos conectados em minha rede. Tabulei todos com seus respectivos IP e MAC e tudo ocorreu bem..... Utilizei as ferramentas do meu roteador TPLINK C6 e também a ferramenta da Kaspersky que detecta todos os dispositivos online... Porém um deles eu não localizo em nenhum software, nem no gerenciador do roteador.

Trata-se de um dispositivo de detecção de fumaça da GEONAV (SENSOR), ele esta conectado em minha rede WIFI porém ele não mostra nos painéis do roteador... ele parece estar oculto e isso me causa certo desconforto.

A única pista que tenho é através do app da empresa proprietaria (TUYA) que mostra o IP e MAC do sensor, e o intrigante é que no app mostra que ele esta conectado com um IP que não faz parte do meu servidor DHCP.... meu servidor começa com 192.168... já o do sensor começa com 170.82.1...

Minhas perguntas são:

O sensor pode se conectar a um servidor que não seja de meu controle? (ignorando o meu DHCP?) e alocando um completamente fora de meu controle?

Porque não consigo localizar o sensor nos painéis do roteador? não ha logs nem pista dele por lá.

Ele mostra o endereço MAC no app do sensor e mesmo eu bloqueando ele no painel do roteador, ele ainda emite sinais pela internet! porque?

Já adianto que meus conhecimentos em rede são limitados, mas fiquei curioso deste comportamento deste device.

Dicas...

• Membro VIP
Postado