Ir ao conteúdo

Overclock no Ryzen 5 3600

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Comprei um Ryzen 5 3600 na Olx 1 ano de uso e procedência chinesa. Paguei 300 foi caro?

Enfim eu estou atualmente usando uma B550 pro VDH WIFI, uma RTX 4060 e 16gb (8*2) 2133mhz

Dá para fazer overclock nele? Como? No Ryzen Master mesmo?

Meu cooler é um AG400

Postado

@RonaldoXbox sendo sincero, acredito que por experiência. Em questão de desempenho vale a pena?

Outra coisa, eu vendi meu Ryzen 5 4600G por 500 foi um bom preço? Vendi ele e comprei esse 3600 o AG400 e ainda sobrou um cascalho.

Tô pensando em trocar minhas Ram, estou com 16Gb 8*2 de 2133mhz

Tô pensando em trocar para 16gb 8*2 3200mhz do Aliexpress 

Postado

Olha, não sou familiarizado com os Ryzen 3000, mas o @GuilhermeGB têm o mesmo processador e conseguiu baixar a tensão e aumentar o clock um pouco, mantendo a estabilidade.

Ainda assim, depende da sorte que conseguiu com seu silício, vai que seja um daqueles super raros que rodam melhor com frequências altas. Quando o TechPowerUP tentou realizar OC nele (em 2019) disseram que não valeu a pena, já que mesmo com um water cooler de 240mm conseguiram aumentar pouco o clock dele. Acredito que seu simples AG400 vá apanhar, também citaram as altas temperaturas nele nas primeiras tentativas.

Link do artigo deles

Se for para testar e tentar atingir resultados notáveis terá de desembolsar uma grana, não tenho certeza de como a B450 PRO VDH MAX se comporta com overclock, e teria de trocar seu cooler da CPU, talvez precisasse fazer algum custom dependendo do quanto curte uma gambiarra.

Tenho um dilema similar, pretendo comprar o R5 5600 e achei uns vídeos no YT sobre refrigeração da CPU com um copo de cobre e gelo seco, é menos efetivo que LN2 (nitrogênio líquido) mas muito mais simples para quem não tem dinheiro para gastar em um tanque dele, um bloco para o CPU e uma placa-mãe monstra.

No momento irei comprar a A520M A PRO, mas também não sei se devo optar pela PRO VDH MAX para tentar essa minha ideia louca.

Cogito a B550 Gaming Plus, têm tido seu valor reduzido cada vez mais, se não me engano há alguns dias estava por 780 mangos com cupom, acredito que ela sim aguente isso.

Link 1    Link 2

• Curtir 1
Postado

@Piedr3 um tempo atrás eu e outros colegas estavamos discutindo sobre nossos resultados com overclock, você pode acompanhar a discussão no fórum:

Minha placa-mãe é a MSI B450M PRO-VDH Max, atualmente utilizo 1.18V a 4.28GHz com meu cooler Gammaxx 400 V2, o CPU fica até mais frio do que em stock.

Postado

@Piedr3 o Gammaxx AG400 é como se fosse o Gammaxx 400 V3, é a evolução do Gammaxx 400 V2 que eu tenho. O desempenho deles é muito parecido, com uma leve vantagem pro mais novo, o AG400.

A MSI B550M PRO-VDH Max é uma placa-mãe superior a B450M PRO-VDH Max em todos os aspéctos, mas não vai mudar nada em questão de overclock com Ryzen 5 (seria melhor para Ryzen 7 e Ryzen 9). Primeiramente porque o overclock vai depender muito mais da qualidade do seu processador e muito menos da sua placa-mãe. Eu peguei uma boa amostra do Ryzen 5 3600, consigo segurar bons clocks com tensões relativamente baixas, mas o Ryzen 5 3600 ainda é um CPU meio esquentadinho (em relação ao Ryzen 5 5600, por exemplo), então se você for tentar overclocks muito altos, ele vai esquentar bem.

Postado

@Piedr3 Ryzen Master só serve para teste, overclock definitivo é via BIOS. Você sabe se seu processador é bom ou não com testes práticos de overclock/undervolt. As primeiras amostras que saíram do Ryzen 5 3600, lá no lançamento dele, não conseguiam estabilizar 4.2GHz com tensão tão baixa como eu consigo (eu consigo com 1.15V), a maioria só conseguia com 1.35V pra cima. Se seu CPU conseguir estabilizar 4.2GHz com uma tensão baixa, é um bom indicativo.

Postado
14 minutos atrás, Piedr3 disse:

qual tensão base?

Não tem tensão base, a tensão do CPU é dinâmica e é controlada pela placa-mãe. É comum o Ryzen 5 3600 operar acima de 1.3V em stock.

A AMD garante que eu consigo pelo menos 4200mhz né?

Não, o CPU tem boost de ATÉ 4.2GHz em tarefas leves, mas o clock cai conforme a complexidade aumenta. O que a AMD garante é o clock base de 3.6GHz, mas em condições normais de temperatura e fornecimento de energia, é normal o CPU operar próximo ou acima de 4.0GHz.

Um amigo me falou que PBO é melhor que OC, isso procede? o que é PBO?

O PBO (Precision Boost Overdrive) ajustas os limites de energia que o processador trabalha durante o boost, sendo que você pode liberar mais ou menos energia para o processador. O Ryzen 5 3600 só suporta a primeira versão do PBO, que não é tão interessante de usar, você aumenta os limites de energia do processador e não melhora o desempenho, só faz ele esquentar mais, porque a placa-mãe acaba forçando mais tensão pro processador também.

A situação melhorou a partir do PBO2, onde você também pode ajustar a curva de tensão, fazendo com que o processador trabalhe de forma mais eficiente e com mais desempenho, e por isso acaba sendo melhor que overclock manual. O PBO2 só é suportado a partir dos Ryzen 5000. O Ryzen 5 5600 é um CPU que pega um boost de até 4.6GHz, mas em atividades pesadas cai para perto dos 4.2GHz. Através do PBO2 você consegue fazer ele segurar mais clock em atividades pesadas e sem esquentar tanto.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!