Ir ao conteúdo

Possibilidade de instalação de um sistema de redes

Ir à solução Resolvido por Swalls,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos,

Estou em fase de construção da minha casa e estou pensando nas possibilidades para a instalação da internet.

Pensei nessas 2 situações:

1) Colocar um quadro VDI 40x40 embutido na parede e nele fazer toda a instalação do modem e do roteador com suas fontes e tomadas. Não sei como ficaria a questão do aquecimento e também da qualidade do sinal wifi.

2) Instalar o modem e o roteador que a concessionária me fornece em cima da laje. Como o sinal wifi seria afetado, neste caso eu compraria um repetidor bom para deixar embutido no forro de gesso para este aparelho distribuir o wifi pela casa. Também pediria para o eletricista fazer um circuito próprio para a tomada destes aparelhos, para uma eventual reinicialização. Nesta situação, destaco que vou deixar o DVR das câmeras também em cima da laje, o que ficaria próximo para o cabo que irá conectar o roteador ao DVR para poder visualizar as câmeras no app do celular.

OBS: pensei nessas situações pelo fato de não gostar de fios expostos e como a casa ainda está em fase de construção, quero planejar algo nesse sentido para não me arrepender depois.

Seria isso, desculpe se houve alguma inconsistência, sou leigo no assunto, mas gostaria muito da ideia de vocês. kkkkk

Muito obrigado!

Postado

Recomendo fortemente você contratar um engenheiro de automação para realizar essas coisas, eles tem total capacidade de calcular o melhor ponto de wifi, melhor ponto do rack, numero de tubos 3/4 que vão passar, se tem interferência, quantas caixas de passagem por e te darão uma planta para sua casa. Claro, para isso tem que ter bolso.

Agora, se você quiser fazer você mesmo:

O correto é você comprar um rack (pode ser um  mini rack 5u simples) de servidor para por o modem, DVR, controladora, smart center e afins, e de lá vão passar todas as tubulações de cabos de rede. Fazer isso vai te poupar de muitos problemas no futuro e mantém a organização e segurança dos equipamentos.

você pode por o mini rack no topo da parede de algum comodo ou no chão para ocupar menos espaço, só não coloque em cozinha ou lugares com calor extremo.

Invista em tubulações, compre tubulações 3/4  ou 1" para passar cabos cat6, cat8, manga, de antena e afins pela parede e use caixas de passagem para dividir eles entre os quartos, isso vai manter a elegância e segurança dos cabos e são faceis de ser trocados, o que será praticamente nunca, visto que cabos cat8 são blindados e muito resistentes.

Com relação a repetidor, não faça isso, eu recomendo você colocar o roteador/modem da sua ISP em modo bridge e comprar um roteador seu para atuar como principal, isso vai te dar mais liberdade, segurança e desempenho, sem falar que você pode, por ex, comprar um roteador de melhor qualidade como um huawei wifi6e ou ubiquiti.

Não entendi o que você quis dizer com "em cima da laje", como uma casinha cofre?

Postado

@Swalls Olá! 

Exatamente, eu pensei na possibilidade de colocar tudo em cima da laje. Claro, tudo organizado com alguma espécie de rack. Nessa situação, meu sinal wifi perderia muito mesmo com um roteador forte? E se eu colocasse o roteador entre o forro de gesso e a laje, seria "menos pior"?

Digo isso porque quero algo realmente clean, sem fios e aparelhos aparentes. Mesmo que isso custe um pouco mais caro.

Postado

@Alysson Araújo cuidado, forro é um lugar muito quente, você pode passar cabos mas nunca deixar aparelhos lá.

Se você deixar seu roteador na laje ou em uma casinha na laje, ele vai perder todo o sinal, o que você pode fazer é deixar o modem/roteador principal da sua ISP(fornecedora de internet) como bridge (modo ponte que só passa o sinal adiante) e deixar um roteador seu na parede da sua casa no comodo mais central, para lidar tanto com a internet de fora quanto com o serviço DHCP.

Eu acho isso um trabalho extra, afinal é melhor passar logo o cabo de internet e TV direto por um tubo 3/4 ou 1" (não sei quantos cabos você tem ou quantas assinaturas de tv) para o comodo central da sua casa (do forro por dentro da parede) e por o rack no topo da parede lá.

E dependendo da sua região, uma casinha ou área na laje também seria um local quente demais para por aparelhos.
Eu poderia até te criar um exemplo com o packet tracer, mas eu n estou sendo pago para isso kkk.

Postado

eu uso e gosto muito dos huawei AX3 quad-core.

tem os ubiquiti, mas são bem salgados em preço.

Acredito que o @arfneto, que é o mestre da área de redes aqui saiba qual o melhor dispositivo atualmente.

• Jasiel alterou o título para Possibilidade de instalação de um sistema de redes
Postado

Se mora em um centro urbano sugiro visitar um apartamento e um escritório novos e ver como é a instalação.

Tudo o que quer fazer está certo como descreveu.

• É muito adequado e favorável colocar pontos de acesso wifi no teto, dentro do gesso. Onde estou agora tem um desses no telhado acho que desde 2016, só foi trocado por um mais moderno um dia desses.
  • Colocar o aparelho do provedor num ponto central é claro ideal. Tem casos em que dá pra instalar já na caixa de distribuição de energia, logo onde estão os dutos de distribuição. Fica tudo muito mais simples e gasta menos cabos.
  • Colocar pontos de acesso ethernet em todos os ambientes é muito conveniente, assim não precisa do exercício de prever o futuro.

O problema é a topologia [1]: wifi em uma necessidade, ethernet via cabo outra, o modem do provedor outra, e a casa é uma só. Tem que resolver em separado.

Exemplo 1: wifi na caixa de distribuição é uma m. Em geral isso fica na entrada e em uma porta de metal que bloqueia o rádio. E fica longe do outro lado então a cobertura não atende em nada.

Exemplo 2: wifi no forro é ideal. Mas ethernet no forro não faz sentido.

Em uma casa vai ver que os dutos são instalados em série. Em geral se olhar na parede vai ver:
  - uma caixa com as tomadas
  - logo depois uma outra caixinha com dutos para telefone e TV a cabo, que podem estar vazios numa casa nova
  - em alguns cômodos vai ver uma caixa 4x4 com sinal de antena de TV, que vem voltando intensamente a ser usada.
  - em alguns um duto adicional para alarme e automação, que vai ver que por vezes sobe para caixinhas no alto, perto das janelas, para automação de persianas, cortinas e para sensores de alarme
  - em instalações comerciais vai ser que alguns dos dutos não são simplesmente sequenciais e vão para um ponto central: são para rede de computadores, PABX e automação.

Apenas copie para sua casa.

Não dá pra resolver tudo junto.

Colocar o modem da operadora em bridge não é esperto a menos que já assuma comprar um roteador e AP a mais.

wifi no teto é bem adequado e pode usar POE para passar corrente no cabo de rede e usar um cabo só.

ethernet em soquetes deve ser planejada agora na construção

onde por o aparelho da operadora vai depender da planta do local

Problema: topologia [2]

Coisas como telefone, energia, agua e cabos tem o que se chama em geral de topologia de barramento. O sinal vai passando de caixa em caixa. Usa menos cabo mas não é nada flexível. Se rompe o cabo em algum lugar tudo que vem depois para. É o que acontece com um registro de água por exemplo. Ou a TV a cabo.

Por outro lado, coisas como o PABX tem dutos que ligam cada saída na parede a um ponto central onde vai estar o aparelho. Gasta mais cabo mas garante muito mais resistência: se parar um ramal é só um ramal.

Redes de computadores são assim, em estrela. Então deve eleger um lugar adequado para colocar o aparelho da operadora.

Redes de câmeras tem barramento estrela, mas podem usar cabos coaxiais ou ethernet ou rádio ou todos. E nada tem a ver com a rede de computadores exceto pelo (em geral único) cabo de rede que liga o DVR ao modem.

E as câmeras tem outros critérios, então não deve misturar tudo. Não tem sentido o cara fazer um trabalho no modem e ele estar no mesmo rack que o DVR, por exemplo. Essas coisas não são expostas.

O geral é usar um roteador perto de cada TV, porque as TV usam muita banda e assim já pode usar um cabo curtinho. Onde estou agora tem dois desses jogados atrás de TV, por isso. É mais simples de pensar. E perto da TV pode estar uma mesa para um computador, uns tablests e celulares que vão usar o wifi....

Um AP sobre o hall intimo em geral atende todos os quartos.

Veja caso a caso e faça um plano agora que pode. Depois é o diabo. Use soquetes na parede para ethernet, wifi no forro,  teste a cobertura do wifi antes de tudo, basta um celular e um roteador emprestado. Não precisa de internet, nem de outros equipamentos. Apenas um aplicativo tipo o wifi analyzer em um celular da frutinha ou do robo

• Amei 1
Postado
40 minutos atrás, arfneto disse:

O problema é a topologia [1]: wifi em uma necessidade, ethernet via cabo outra, o modem do provedor outra, e a casa é uma só. Tem que resolver em separado.

Tendo a planta da casa, isso é feito facilmente num autocad da vida. Foi por isso que recomendei o Engenheiro de Automação, ele é o cara que estuda exatamente isso (no caso um com foco em automação residencial).

@Alysson Araújo falei que o cara era brabo no assunto.

40 minutos atrás, arfneto disse:

Exemplo 2: wifi no forro é ideal.

Acredito que fui ignorante com relação a isso, eu trabalhei mais ou menos 1 ano com instalação residencial e predial no passado (hoje sou dev) e nas plantas de rede o wifi (AP's) não ficavam exatamente no forro, eles ficavam colados(parafusados) no teto (visiveis) e o cabeamento era sempre passado, indo das caixas de passagem por tubulações 3/4 ou 1"(dependia da quantidade e do tipo de cabo) para um roteador, switch e/ou proxy, que ficavam dentro de um rack cofre. @arfneto tem algo errado nesse padrão? foi o que aprendi dos sêniores de lá.

Eu seguia um padrão proximo para outros diversos como coaxial, usb, HDMI (para projetor + lift), CFTV, sonorização, só não mexia com parte elétrica.

Postado
53 minutos atrás, Swalls disse:

Tendo a planta da casa, isso é feito facilmente num autocad da vida. Foi por isso que recomendei o Engenheiro de Automação, ele é o cara que estuda exatamente isso (no caso um com foco em automação residencial).

Bem, a primeira coisa a saber é se a casa já existe 😄 e o que se pode fazer com o que tem lá nesse caso. Se é um imóvel novo as considerações iniciais são físicas mesmo, pontos de bloqueio, vigas, paredes estruturais, orçamento. E precisa considerar cada uso do duto. Por isso é instrutivo ir em um apartamento e um escritório modernos, ou ao menos ter acesso às plantas. Isso é meio que copiado por padrão: certo nível de imóvel tem certo tipo de dutos. Exemplo: muitos apartamentos de certo tipo tem dutos de aspiração. Você recebe umas mangueiras compridas e pluga em terminais que tem em todos os cômodos e aí aspira o pó. Muitas instalações industriais tem dutos de ar comprimido. Apartamentos modernos tem dutos de gás e água quente. 

1 hora atrás, Swalls disse:

não ficavam exatamente no forro, eles ficavam colados(parafusados) no teto (visiveis) e o cabeamento era sempre passado, indo das caixas de passagem por tubulações 3/4 ou 1"(dependia da quantidade e do tipo de cabo) para um roteador, switch e/ou proxy, que ficavam dentro de um rack cofre. @arfneto tem algo errado nesse padrão? foi o que aprendi dos sêniores de lá.

Acho que não tem nada errado não. Apenas a luta forma x função. E tem gente que gosta de ver a luzinha verde no AP lá no alto. Tem loja que gosta de mostrar isso. E a manutenção é mais rápida.  Se está dentro do forro tem uma caixa de inspeção, o cara tem que abrir para acessar o AP. Não dá pra ver a luzinha.

Claro que dentro do forro é mais limpo, em especial numa casa. Mas mesmo em casas tem gente que prefere as luzes piscantes e cabos para dar uma impressão hi-tech. 

Exemplo: Hoje me dia quase todos os roteadores admitem uma programação para desligar os LED. Mas ninguém usa. É como desabilitar a barra de progresso numa tela de download. A barra não diz quase nada, mas se apagar o usuário fica paranoico. Claro que ela pode chegar aos 99% em 1 min e levar dois dias para carregar o resto, mas...

Baseado em fatos reais: Claro que o cara da manutenção pode sujar o gesso para acessar o AP. Ou derrubar a tampa da caixa de inspeção e ela sumir no meio das gôndolas. Ou arrancar parte da pintura do teto para trocar um AP exposto.... Coisas da vida real

Postado

@arfneto Nossa, quanta informação de qualidade! É infinitamente mais complexo do que eu imaginava! Kkkk No entanto vou ter que adaptar para a minha realidade… moro em cidade pequena de interior, aqui em 90% dos casos o pedreiro mesmo já faz a parte elétrica. Esse não será meu caso, mas também não consigo fazer nada muito elaborado visto que a casa já está edificada. Como eu não gostaria de aparelhos expostos pelas mesas, fios, minha ideia é jogar tudo acima da laje mesmo (o roteador do concessionária). Então comprar um AP, quem sabe um Unifi LR, para deixar embutido na parte de baixo do gesso… como você memo falou da luzinha, particularmente acho muito bonito! Ainda mais a luz azul! Hehe

Então seria isso… pensei de colocar um no-break lá em cima também, porém cai por terra minha teoria de poder desligar/ligar o roteador bridge pelo quadro de distribuição, visto que o no-break não vai deixar ele desligar kkkkkkk

Postado
2 minutos atrás, Alysson Araújo disse:

Então comprar um AP, quem sabe um Unifi LR, para deixar embutido na parte de baixo do gesso… como você memo falou da luzinha, particularmente acho muito bonito! Ainda mais a luz azul! Hehe

😄 muito bom. Você quer o aparelho na laje mas ao mesmo tempo quer as luzes do AP.

2 minutos atrás, Alysson Araújo disse:

É infinitamente mais complexo do que eu imaginava! Kkkk No entanto vou ter que adaptar para a minha realidade… moro em cidade pequena de interior, aqui em 90% dos casos o pedreiro mesmo já faz a parte elétrica

Não é complexo. É até simples. Mas não tem solução do modo como está imaginando. Se leu o que eu disse... 

Nada tem a ver com a parte elétrica. Mas na hora de por os dutos o pedreiro segue uma ordem, de alguém ou da cabeça dele. E aí passa os dutos pelas paredes. Basta você pensar nisso e dizer pra ele.

4 minutos atrás, Alysson Araújo disse:

Como eu não gostaria de aparelhos expostos pelas mesas, fios, minha ideia é jogar tudo acima da laje mesmo (o roteador do concessionária).

O roteador da concessionária... Não, esse não. Deve deixar em local acessível  e separado. Se vier alguém mexer nisso pode nem querer subir numa laje.  E sempre em o risco.

7 minutos atrás, Alysson Araújo disse:

Então seria isso… pensei de colocar um no-break lá em cima também, porém cai por terra minha teoria de poder desligar/ligar o roteador bridge pelo quadro de distribuição, visto que o no-break não vai deixar ele desligar kkkkkkk

Essa é a hora de pensar nisso. O mesmo no-break deve alimentar o roteador e os AP. 600VA dura horas...

Roteador bridge em uma casa não é esperto. Sempre aparece essa ideia, mas não faz sentido. Se a casa é térrea e comprida pode apenas colocar um roteador atrás de uma TV que fique no meio da casa, e o da operadora em outra. . . Colocar o aparelho em bridge só vai servir pra você comprar outro para fazer a mesma coisa.

Postado

@Alysson Araújo sei que eu vim falando de forma "anti técnica" para você entender até aqui, mas como você vai montar por si só, vou lhe passar uns detalhes:

O "tubo" que você passa o cabeamento é o mesmo eletrodutos Corrugado que você deve estar usando na construção, para o caso de forro você vai usar o antichamas Amarelo normalmente como deve estar fazendo na sua casa, em um 3/4 você pode passar um maximo de 5 cabos cat5e(recomendo 4), 4 cabos cat6e ou 3 cabos cat8 (até 2 as vezes dependendo do cat8). Já não está muito fixado na minha mente pois já faz alguns anos.

O eletroduto certamente deverá ser maior quanto mais se aproximar do seu roteador/switch, então você usará eletrodutos de uma polegada ou de uma polegada e um quarto.

você pode usar sabão liquido para passar os cabos, não precisa comprar o fluido que é caro d+.

você não deve sob hipótese alguma usar cabos de rede junto dos eletrodutos de cabos de energia(ou mesmo por proximo a eles)! compre outro e dê um espaçamento seguindo a NBR que eu também não lembro mais o numero kkk.

Se você pretende enviar cabeamento para muitos comodos, recomendo comprar uma "penteadeira de cabos".

e não se esqueça das abraçadeiras para os cabos.

1 hora atrás, arfneto disse:

Roteador bridge em uma casa não é esperto. Sempre aparece essa ideia, mas não faz sentido. Se a casa é térrea e comprida pode apenas colocar um roteador atrás de uma TV que fique no meio da casa, e o da operadora em outra. . . Colocar o aparelho em bridge só vai servir pra você comprar outro para fazer a mesma coisa.

@arfneto Eu tenho fé na questão de deixar o roteador da ISP (o que o brother chama de concessionária), em modo bridge, dificilmente a ISP vai fornecer um roteador de qualidade com um wifi 6e ou com um ótimo gerenciamento de rede para uma pessoa comum. A menos que o roteador que ele vá comprar tenha o "modulador" da fibra e saiba fazer a configuração.

E como ele é do interior talvez ainda seja coaxial, rotadores com entrada coaxial são péssimos em gerenciar (na vdd são bons, mas para os dias de hoje né..), acredito que deixar em bridge seja melhor e por outro roteador para gerenciar.

Posso estar errado, me corrija que o sênior aqui é o sr <3.

off:

"concessionária" é um nome difícil de escrever, eu preferi copiar kkk

• Curtir 1
Postado

Eu agradeço muito as dicas e informações. Porém a obra já está numa fase adiantada, tarde demais para embutir dutos na parede…rede passando separado de fios elétricos? Um luxo kkk Como eu disse, a minha realidade é, digamos, mais primitiva 🤣🤣

E sobre montar o roteador dentro de um quadro VDI Tigre 40x40? É pior que a ideia da laje? 

Postado
5 minutos atrás, Alysson Araújo disse:

Eu agradeço muito as dicas e informações. Porém a obra já está numa fase adiantada, tarde demais para embutir dutos na parede…rede passando separado de fios elétricos? Um luxo kkk Como eu disse, a minha realidade é, digamos, mais primitiva 🤣🤣

E sobre montar o roteador dentro de um quadro VDI Tigre 40x40? É pior que a ideia da laje? 

kkk assim me quebra as pernas, use pelo menos eletrodutos diferentes para passar pelo forro kkk.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Alysson Araújo disse:

É estranho você dizer isso, porque desde os anos 60 os empreiteiros instalam essas coisas em sequência. Você vai numa casa antiga e em geral vê as caixinhas de tomadas em pares, com a energia a esquerda e o  telefone/cabo a direita. Os pedreiros estão acostumados com isso. 

E os cabos para a antena de TV não são novidade. 

Montar o roteador dentro do quadro é ok. Tem casos em que até o quadro de distribuição na entrada é duplo e sobra espaço para colocar um aparelho pequeno como esses.

É bem melhor que a ideia da laje, que é boa para os AP se for de fato precisar disso.

E pode usar dutos internos como os dutoplast. alguns são até discretos e já vem com adesivo.

E se vai usar um no-break deve planejar antes o circuito, porque como eu disse mesmo um modesto aparelho de 600VA --- de uns 300 reais --- pode manter isso por várias horas.

48 minutos atrás, Swalls disse:

E como ele é do interior talvez ainda seja coaxial, rotadores com entrada coaxial são péssimos em gerenciar (na vdd são bons, mas para os dias de hoje né..), acredito que deixar em bridge seja melhor e por outro roteador para gerenciar.

Posso estar errado, me corrija que o sênior aqui é o sr <3.

😄 senior vai depender da data de emissão do RG.

A interface de entrada do roteador não quer dizer muito. Pode ser fibra, coaxial, ethernet, rádio ou qualquer coisa. O segmento que mais vem crescendo é claro o 5G e tem lugares em que a presença do coaxial é maciça, como nos EUA, e mesmo assim estão perdendo assinantes aos milhões por ano para esse tipo de roteador.

Quando se fala em gerenciar precisa qualificar o que vai gerenciar. Muita gente troca esses aparelhos e fala em gerenciamento de rede e tal, e aí tem meia dúzia de dispositivos no wifi, 2 computadores, duas TV e o gerenciamento é mudar a senha do wifi de vez em quando.

Esses aparelhos dos provedores são nos últimos anos da classe 5, tipo AC1200 ou AC1800. As conexões mais rápidas de hoje já vem com wifi6 em mesh em alguns casos.

O problema de usar bridge, como eu já disse aqui um certo número de vezes em outros tópicos, é de física e aritmética. A física garante que as antenas do roteador do provedor vão fazer falta, por mais poderoso que seja o novo roteador que o cliente compre. 5GHZ não atravessa duas paredes sem ficar inútil. E se o roeador tem 4 portas ethernet vai perder todas. E ele podia ao menos alimentar a TV ao lado. E ter um segundo DHCP é uma "mão na roda" trazendo menor latência e alguma redundância.

57 minutos atrás, Swalls disse:

"concessionária" é um nome difícil de escrever, eu preferi copiar kkk

Bem, é a palavra certa. Os provedores oficiais operam a partir de concessões da ANATEL.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

@arfneto muito obrigado pela explicação.

No meu caso eu vou manter meu roteador como principal porque eu gosto de ficar mudando meu IP através de mac aleatório kkk. Por falar nisso, dá algum problema fazer isso no roteador da ISP?

31 minutos atrás, arfneto disse:

Bem, é a palavra certa. Os provedores oficiais operam a partir de concessões da ANATEL.

Se quem garante as concessões é a anatel, não seria provedor a menos que ele esteja usando diretamente da ANATEL? 

Postado
58 minutos atrás, Swalls disse:

No meu caso eu vou manter meu roteador como principal porque eu gosto de ficar mudando meu IP através de mac aleatório kkk. Por falar nisso, dá algum problema fazer isso no roteador da ISP?

Não sei o que significa. IP é mudado por atribuição ou por DHCP. MAC é endereço em outra camada --- ethernet ---e atribuído pelo fabricante a partir de uma atribuição a nível internacional de prefixos (uma tabela de prefixos) e de uma espécie de número de série. MAC não é aleatório. Pelo contrário, é fixo.

Se fala em mudar o endereço do gateway da rede poderia fazer o mesmo com o roteador do provedor. Mas em geral os endereços da LAN são tratados de modo cooperativo e ficar mudando isso levaria a um custo de gerenciamento, coisas como tabelas de encaminhamento, configuração de DHCP e tal.

Houve época em que o endereço MAC (ethernet) do roteador era usado para autenticar a conexão com o provedor, mas hoje não é mais usado. Por isso muitos roteadores tem uma opção de clonagem de endereço MAC.

1 hora atrás, Swalls disse:

Se quem garante as concessões é a anatel, não seria provedor a menos que ele esteja usando diretamente da ANATEL? 

A partir da concessão da ANATEL o dito concessionário pode emitir nota fiscal e cobrar por esse tipo de serviço. É uma questão de regulamentação.

• Obrigado 1
Postado
8 horas atrás, arfneto disse:

Houve época em que o endereço MAC (ethernet) do roteador era usado para autenticar a conexão com o provedor, mas hoje não é mais usado. Por isso muitos roteadores tem uma opção de clonagem de endereço MAC.

@arfnetoAinda funciona com a minha internet em casa, eu troco o MAC, reinicio os 2, e o ip muda. Isso seria uma falha deles?

Sei que estou saindo do tópico original e espero não estar incomodando o dono do tópico.

Postado
3 horas atrás, Swalls disse:

Ainda funciona com a minha internet em casa, eu troco o MAC, reinicio os 2, e o ip muda. Isso seria uma falha deles?

Não. É normal. Mas não é algo com que se possa contar. O servidor DHCP controla um pool de endereços. Pode oferecer qualquer a critério dele, inclusive o mesmo. É normal manter o IP para um certo MAC, e é provável mudar se mudou o MAC.

Para a LAN rede é indiferente: o gateway padrão será o mesmo. Do outro lado das conexões pode ser ruim perder algo que tenha sido salvo para seu IP em algum serviço que você acesse sempre e mantenha um perfil por IP por exemplo. Pode ser bom se a preocupação for com alguma tentativa de invasão feita por longo período. 

• Obrigado 1
Postado
11 horas atrás, Swalls disse:

@arfnetoAinda funciona com a minha internet em casa, eu troco o MAC, reinicio os 2, e o ip muda. Isso seria uma falha deles?

Sei que estou saindo do tópico original e espero não estar incomodando o dono do tópico.

@Swalls Fiquem à vontade! Hehe Já decidi… vou instalar o roteador dentro do quadro VDI. O roteador terá 4 saídas: 1 para o AP, 3 para as TVs. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...